iOS 18

iOS 18 permite pela primeira vez formatar um drive externo pelo iPhone ou iPad

Por muito tempo a Apple insistiu em nos fazer acreditar que o iPad era o substituto perfeito para um computador. Porém, há diversas coisas que o iPad ainda não é capaz de nos livrar do PC.

Uma delas sempre foi a impossibilidade de formatar um disco externo direto pelo iOS.

Sim, se você comprava um SSD externo e quisesse conectá-lo no seu iPhone, era obrigado a primeiro arranjar um PC para formatá-lo no formato que você quisesse. Essa funcionalidade básica era um dos fortes motivos que impedia o iPad de funcionar como um computador.

Mas no iOS 18 (e iPadOS 18) pelo menos este ponto irá mudar, sendo possível formatar discos externos direto do aplicativo Arquivos.

O iOS 18 traz a possibilidade de formatar os drives externos conectados por USB-C. Isso acontece dentro do app Arquivos, bastando tocar e segurar o toque sobre o nome do drive.

Três opções aparecem: renomear o drive, apagá-lo (e formatar em outro formato) e obter informações sobre ele, como formato, capacidade e espaço disponível. É possível formatá-lo em APFS, ExFAT e MS-DOS (FAT).

No primeiro beta do iOS 18 a Apple ainda não tinha traduzido esta parte do sistema para português.

Uma funcionalidade que já era esperada há anos, e que agora finalmente foi disponibilizada. Com isso, a Apple permite que sejamos cada vez mais independentes de um computador, o que é ótimo.

Botão Voltar ao topo