iOS 18

25 mudanças no iOS 18 que a Apple não anunciou na WWDC

Nos últimos dias você vêm acompanhando aqui no BDI diversos artigos detalhando as mudanças do iOS 18.

Porém, há algumas que são pequenas e isoladas e por vezes não chegam a merecer um artigo somente para elas, mas ao mesmo tempo são novidades que acabam mudando a usabilidade do usuário no dia a dia.

E como a Apple não falou delas durante a sua apresentação na WWDC, vamos listar aqui algumas dessas mudanças pequenas que virão no iOS 18.

1. Desligar iPhone pela Central de Controle

Desligar o iPhone tornou-se algo bem pouco intuitivo nos últimos anos. Não basta apenas pressionar o botão lateral, mas precisa também pressionar o botão de volume.

Para usuários novos, isso não é óbvio e talvez por essa razão a Apple tenha se preocupado em colocar uma maneira mais acessível de desligar o aparelho.

O iOS 18 traz um discreto botão na Central de Controle que permite desligar o iPhone de forma muito mais rápida.

2. Anexos coloridos em Notas

No iOS 18, quando você inclui um link como anexo a uma nota no app Notas, ele ajusta a cor do anexo à cor da imagem do link, similar ao que já acontece no widget de Podcast do iOS.

3. Destaque colorido de texto no Notas

O iOS 18 oferece o recurso de destacar partes do texto de uma nota, com cores.

4. Mapas offline também no Apple Watch

Os Mapas do iOS 18 trazem uma opção para sincronizar os mapas offline também no Apple Watch. Porém, o relógio precisa estar rodando também o watchOS 11.

5. Mais ajustes na Lanterna

Modelos de iPhone que possuam o flash True Tone Adaptativo (iPhone 14 Pro e 15 Pro), que é aquele que possui várias lentes, poderão agora ajustar o foco da lanterna.

O ajuste de intensidade é feito diretamente na Dynamic Island e não mais na Central de Controle, como nos outros modelos.

Ao arrastar o dedo para os lados, ele abre e fecha o diâmetro do foco da luz, permitindo uma maior personalização de acordo com a necessidade do momento.

6. Hora colorida

No iOS 18 o usuário ganha a possibilidade de ajustar a hora da tela bloqueada de forma colorida.

7. Pode ver a hora mesmo sem bateria

A exemplo do que já acontece com o Apple Watch, no iOS 18 será possível ver a hora na tela mesmo se a bateria do aparelho estiver descarregada.

Na verdade, a bateria neste ponto não foi esgotada completamente e entrou no modo de reserva de energia. Se você deixar um mês o aparelho sem carregar, aí não terá como ver nada na tela.

iOS 18 - Hora com iPhone descarregado
Imagem: Reddit

8. Aviso de carregador lento

Por alguma razão, a Apple quer destacar no iOS 18 as vezes que você usou um carregador lento no seu iPhone. Nos ajustes da bateria, aparecerá um aviso quando isso acontecer.

9. Manter arquivos baixados no app Arquivos

O app Arquivos é o gerenciador de arquivos do iOS, inclusive aqueles armazenados no iCloud Drive. Por padrão, o sistema não mantém o arquivo no aparelho se você ficar algum tempo sem usá-lo.

No iOS 18, você terá a opção de manter os arquivos baixados, para acesso offline.

10. Teclado bilíngue

No iOS 18 você pode configurar dois idiomas de teclados diferentes, e eles se unificarão em um só. Com isso, é possível escrever em qualquer das duas línguas sem precisar ficar trocando de teclado virtual, e você terá acesso ao corretor bilíngue.

11. Botão de Ação com mais ações

O botão de Ação dos novos iPhones a partir do 15 Pro ganham mais opções de configuração no iOS 18. Na verdade, agora é possível adicionar diversas funções presentes na Central de Controle.

iOS 18 Action Button Botão de Ação

Assim, você poderá configurar seu botão de Ação com uma das seguintes funções:

    • Calculadora
    • Timer
    • Alarme
    • Cronômetro
    • Carteira
    • Modo escuro
    • Escanear código QR
    • Modo avião
    • Dados de celular
    • Hotspot pessoal
    • Controle remoto
    • Modo Pouca Energia
    • Contatar meu Watch

12. Tratamentos temporários no app Saúde

O app Saúde tem lembretes de medicamentos, mas até então se você começasse um tratamento temporário (antibióticos para uma infecção, por exemplo), era obrigado a apagar manualmente o lembrete depois que o tratamento acabasse.

Com o iOS 18, você poderá determinar datas de início e fim do tratamento, facilitando esse tipo de caso.

13. Compartilhar Wi-Fi com QR Code direto no iPhone

O novo app Senhas permitirá gerar um código QR direto na tela para senhas de uma rede Wi-Fi. Isso é muito prático para compartilhar senhas entre dispositivos de plataformas diferentes, como um Android, por exemplo.

Toque na imagem para ampliá-la

14. Tirar os nomes dos aplicativos e widgets na tela inicial

No iOS 18 há uma opção para você deixar os ícones dos aplicativos e até os widgets sem o nome embaixo. Eles ficam um pouco maiores, mas há quem goste disso.

15. Alterar o tamanho do widget sem precisar apagá-lo

No iOS 18 você poderá alterar o tamanho de um widget na tela, em tempo real. Nas versões anteriores, para mudar o tamanho você era obrigado a apagar o widget e adicionar outro. Isso acabou.

Inclusive, você pode transformar o ícone de um app em widget, com a ajuda do menu contextual.

16. Calculadora mostra toda a equação

No novo sistema, o app de Calculadora traz as maiores mudanças desde o lançamento do iPhone original.

Falaremos de todas essas mudanças em um artigo especial, mas por enquanto vamos destacar alguns pontos interessantes.

No iOS 18, a Calculadora irá mostrar toda a equação antes de mostrar o resultado. Isso é ótimo para você entender visualmente o que está fazendo.

17. Botão de apagar na Calculadora

Sempre foi possível apagar números da Calculadora, mas o gesto era algo que obrigava o usuário a conhecê-lo. Usuários novos, por exemplo, tinham dificuldade de entender o processo.

No iOS 18, haverá claramente um botão para apagar números digitados, o que facilita muito.

18. Menu só para apps nos Ajustes

Nos Ajustes, quando você rolava a página para baixo você via uma lista interminável de aplicativos instalados, o que dificultava quando você precisava alterar a configuração de algum deles.

No iOS 18, todos os aplicativos estão separados em um menu próprio, onde são listados por ordem alfabética. A navegação ganhou um recurso parecido com o app Contatos, em que você desliza até a letra inicial do app.

19. Novo player em vídeos da biblioteca

Os vídeos que você mantém na sua biblioteca de fotos agora ganham controles melhores.

iOS 18 Novo player de vídeo

20. Filtrar visualização de fotos

O app Fotos ganhou uma grande reestruturação visual. Uma das mudanças é que agora você tem acesso fácil a um botão para você escolher o que quer visualizar naquele momento.

iOS 18 Filtro de visualização na galeria de fotos

21. Cronômetro no Atividade ao Vivo

Essa era uma promessa do iOS 17 que acabou não se concretizando. O recurso reapareceu agora no beta do iOS 18, vamos ver se dessa vez vai.

Ele permite que você controle um cronômetro pela tela bloqueada do iPhone, ou então pela Dynamic Island.

22. Figurinhas como reações no iMessage

No seu evento de apresentação, a Apple disse que seria possível reagir a mensagens usando qualquer Emoji (funcionalidade já adotada pelo WhatsApp há tempos).

O que ela não destacou tando assim é que será possível também reagir com qualquer adesivo, até mesmo os criados por você.

Toque na imagem para ampliá-la

23. Adicionar novo contato direto do teclado do telefone

Sabe quando você vai anotar o telefone de alguém e não tem uma maneira prática de fazer isso? Eu abro o Notas ou então ligo para a pessoa para ficar registrado nas ligações e depois eu criar um contato para ela.

No iOS 18 esse processo será mais fácil. Basta você abrir o app Telefone, digitar o número da pessoa e um botão de adicionar contato aparece no alto da tela. Assim, ele vai direto para a sua agenda.

24. Sugestões ao buscar fotos

Ao abrir o campo de busca no app Fotos, o sistema irá sugerir frases que você pode digitar para realizar a busca incluindo nomes de cidade, de pessoas ou de pets, dentro de um determinado período.

iOS 18 Sugestões de busca

25. Genmojis não funcionarão em outras plataformas

A Apple apresentou o Genmoji, uma forma de criar novos emojis usando a inteligência artificial. O que ela evitou comentar é que você só poderá enviar para dispositivos que também estejam rodando o iOS 18, assim como iPadOS e macOS mais recentes.

Ou seja, você não poderá enviar para seus contatos com Android nem sequer por RCS.

iOS 18 - Genmoji


Estes foram 25 destaques menores que o iOS 18 está trazendo em setembro.

Há muito mais detalhes que iremos revelar conforme formos descobrindo durante a fase beta.

Não deixe de conferir todos os nossos artigos sobre o que o iOS 18 traz de novo e fique ligado porque ainda há muito mais para ser revelado.

Botão Voltar ao topo