iOSiOS 17Saúde

Nova função do iOS 17 visa proteger a saúde ocular dos usuários de iPhones e iPads

A próxima grande atualização dos sistemas operacionais da Apple, o iOS 17 e o iPadOS 17, trarão uma nova funcionalidade que promete auxiliar os usuários a adotarem hábitos saudáveis enquanto utilizam seus iPhones e iPads.

Chamada de “Distância da Tela“, esse recurso tem como objetivo alertar os usuários quando estão mantendo seus dispositivos muito próximos aos olhos por um período prolongado.

De acordo com a Apple, essa função opcional foi desenvolvida visando a redução do risco de miopia, principalmente em crianças, ao incentivar hábitos visuais adequados e diminuir o cansaço ocular em geral.

Com a utilização da câmera TrueDepth, a mesma tecnologia que impulsiona o reconhecimento facial Face ID, a função é capaz de medir a distância entre a tela e os olhos do usuário.

Para ativar a função Distância da Tela, basta acessar os Ajustes do dispositivo, navegar até “Tempo de Uso” e selecionar a opção correspondente.

Nos Ajustes, o usuário poderá ativar o recurso

Essa nova funcionalidade estará disponível em todos os modelos de iPhone e iPad Pro equipados com Face ID.

Um aviso na tela cheia será exibido quando o dispositivo estiver a uma distância de 30 centímetros dos olhos por um período prolongado, orientando o usuário a afastá-lo para uma distância segura.

Ao ativar essa função, os usuários receberão o alerta “iPhone está muito próximo” sempre que necessário.

Após mover o dispositivo para uma distância segura, um ícone de marca de seleção será exibido na tela, permitindo que o usuário toque no botão “Continuar” para prosseguir.

Ao encorajar hábitos visuais saudáveis e fornecer alertas úteis, espera-se que o risco de problemas oculares seja reduzido, especialmente entre as crianças, que estão cada vez mais envolvidas com o uso de smartphones e tablets.

O iOS 17 está em fase beta e deve ser lançado para o público em geral apenas em setembro.

Botão Voltar ao topo