iOS

As atualizações automáticas do iOS podem levar semanas para serem instaladas. E a Apple explica o porquê

Desde o iOS 12 que é possível ativar as atualizações automáticas do sistema no iPhone e iPad. Com isso, o iOS é atualizado por conta própria sem que o usuário precise ficar checando quando há ou não uma nova versão disponível.

Porém, quem costuma usar a funcionalidade já deve ter percebido que por vezes a atualização demora bastante para acontecer, mesmo passando dias que algum novo sistema já tenha sido liberado?

Será algum bug?

Segundo a Apple, isto não é nenhum bug e sim uma vantagem!


Anúncios


Quando você ativa a função, ela atualiza automaticamente o sistema durante a noite, quando o iPhone estiver ligado na tomada e conectado ao Wi-Fi.

Mas muitas vezes, dias (ou até semanas) se passam sem que a atualização aconteça. Por que isso?

Um usuário do Reddit resolveu enviar um e-mail para Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, perguntando se isso era algum problema no sistema.

Craig respondeu, dizendo que não era nenhum defeito e sim algo planejado para acontecer. E explicou:

Olá Mateusz,
O que fazemos é um lançamento incremental de atualizações do iOS, disponibilizando-as primeiro para aqueles que as verificam explicitamente em Configurações e, em seguida, 1 a 4 semanas depois (depois de recebermos feedback sobre a atualização) para todos que têm a atualização automática habilitada.

Ou seja, a empresa tenta otimizar o uso dos seus servidores. Todos sabemos que em dia de liberação do sistema, muita gente mais impaciente procura baixar imediatamente assim que pode (sim, Chrystiano, estou falando de você).

Com isso, sempre se nota uma certa lentidão no download por causa do grande número de usuários simultâneos tentando instalar a atualização.

Por essa razão, a função retarda a atualização automática para quem não está com muita pressa, para fazer isso quando os servidores estiverem mais tranquilos.

Além disso, esperando alguns dias é possível ter certeza que não há nenhum bug mais sério na atualização, não colocando em risco o sistema de quem optou pela instalação automática. Já houve casos de versões que travaram completamente os aparelhos e tiveram que ser substituídas rapidamente.



Portanto, já sabe: se você quer ser um dos primeiros a atualizar o sistema assim que a Apple liberar, terá que fazer isso manualmente.

Caso seja daqueles que não tem pressa e prefere esperar para ver se não há nenhuma falha grave, o ideal é ativar as atualizações automáticas e viver a vida tranquilamente. 😉


Google News

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo