iOS

iOS 15 não é revolucionário, mas traz novidades bem importantes

Todo o ano é a mesma coisa: alguns usuários querem que a Apple reinvente a roda e apresente um iOS todo novo e revolucionário.

Mas o que acaba acontecendo são melhorias e evoluções que o usuário muitas vezes não percebe de imediato, mas um ano depois não consegue mais ficar sem.

Este ano, o iOS 15 não será muito diferente do que você já conhece, mas ao mesmo tempo trará boas mudanças que melhorarão o dia a dia do usuário.

Neste artigo, você conhecerá algumas delas.



Reconhecimento de textos em fotos

Se você tirar uma foto de um quadro em uma aula, ou um cartaz na rua, poderá selecionar o texto na imagem, copiá-lo e colá-lo em outro aplicativo de textos, como Notas, iMessage ou Mail. É possível inclusive ligar para um número de telefone fotografado, sem precisar digitar nada.

A Apple chama isso de Live Text.

Modo Retrato no FaceTime

Esta funcionalidade para quem já é usuário do aplicativo Zoom. EM uma chamada de vídeo pelo FaceTime, você poderá desfocar o fundo atrás de você, para focar mais no seu rosto, sem tirar a atenção dos outros interlocutores.

Links do FaceTime

Outra funcionalidade “inspirada” em outros aplicativos é a possibilidade de compartilhar o link de uma reunião de vídeo (ou áudio) através de um link.

Siri off-line

Quando a Apple lançou a assistente vocal Siri, em 2011, eu mesmo comentei aqui neste blog como seria bem melhor se a funcionalidade rodasse sem precisar obrigatoriamente de uma conexão de internet. Como já acontecia com o Comando de Voz.

Agora, 10 anos depois, isso finalmente se concretiza.

A funcionalidade Siri contará com um número limitado de comandos que poderão ser acionados diretamente no aparelho, mesmo quando não há conexão com a internet.



Focus

A funcionalidade Focus é uma evolução do Não Perturbe que já conhecemos.

Será possível escolher momentos diferentes para cada tipo de Não Perturbe, como “trabalho”, “descanso”, “vendo um filme”, etc.

E no iMessage, quando você enviar uma mensagem para alguém que está no modo Focus, você será avisado.

Resumo de Notificações na tela bloqueada

Se você é daqueles que sofre com trocentas notificações na tela bloqueada (eu sou um), a Apple está melhorando isso, criando um resumo de notificações de acordo com o horário. Detalharemos mais isso em um artigo futuro.

Novo Mapas

Em algumas cidades específicas (nenhuma no Brasil ainda), os Mapas receberão representações 3D mais elaboradas, para tornar mais imersivo o uso.

Portugal deverá receber a novidade em um futuro próximo.

O Mapas agora oferece aos motoristas detalhes incríveis das estradas, como faixas de conversão, faixas de pedestres e ciclovias; perspectivas no nível da rua conforme você se aproxima de cruzamentos complexos.

Para pedestres, haverá elementos de Realidade Aumentada para mostrar a direção para onde ir.

Safari redesenhado

O aplicativo Safari ganhou novo design e mudanças na interface.

Mas a grande novidade mesmo é a possibilidade de instalar extensões no Safari do iPhone e iPad, como já acontecia no Mac.



Wallet

O app Wallet será compatível com documentos de identidade (por enquanto, apenas em alguns estados dos EUA) e chaves de portas de casas, hotéis ou até mesmo servindo como passe no local de trabalho.

Tags nas Notas

Será possível colocar hashtags nas Notas que você escrever, para ficar mais fácil de encontrá-las depois. Por exemplo, se você escrever uma receita e usar a tag #Receita, depois poderá agrupar todas as notas do mesmo tipo em um só lugar.


Este é apenas um pedacinho do que está por vir no próximo iOS. Claro que muita coisa a gente vai descobrir com o tempo e muito pode aparecer até setembro.

Em breve faremos uma lista completa com todas as novidades, além de artigos especiais detalhando individualmente cada funcionalidade.

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo