2012ARQUIVOiOS

Delta updates: iOS 6 poderá ter melhorias na atualização de aplicativos

A Apple pode estar implementando no beta do iOS 6 uma importante melhora na atualização de aplicativos: os delta updates, que permitem fazer a instalação de apenas o que mudar nas atualizações, sem precisar baixar o aplicativo inteiro.

A descoberta foi feita pelo nosso seguidor Rodrigo Simões e divulgada pelo site CocaTech.

Os chamados delta updates são uma evolução na maneira de atualizar programas, pois eles fazem o download apenas do conteúdo que foi alterado, preservando todo o código que não sofreu alteração. Isto significa que é preciso de menos tempo para baixar a atualização, fator importantíssimo em sistemas móveis.

No iOS 5, o sistema ganhou esta funcionalidade, o que permite hoje a realização das atualizações direto no aparelho (over-the-air). Mas era apenas para o sistema, não nos aplicativos, que continuavam sendo baixados inteiros no aparelho, consumindo assim mais banda e tempo.

Com o iOS 6, isto parece estar chegando ao fim. As atualizações serão mais rápidas, pois apenas o que mudar no aplicativo é que será baixado.

O Rodrigo tirou a prova, analisando o tráfego entre o iPhone e os servidores da Apple, constatando que os dados transmitidos em algumas atualizações eram muito menores que o arquivo inteiro.

Confira um vídeo que fizemos, demonstrando a diferença de velocidade (ambos aparelhos conectados na mesma rede Wi-Fi):

YouTube video

A atualização via rede 3G ainda não está perfeita, pois o sistema considera o tamanho total do aplicativo e não o tamanho parcial dele, o que interfere no limite de 50MB imposto pela Apple. Isto deverá ser regularizado quando liberado ao público.

A função ainda está em testes e não é garantido que a Apple irá adotá-la na versão final. Mas a notícia já é muito boa, prometendo um grande benefício para os usuários.

Botão Voltar ao topo