Eventos

O que esperar do evento da Apple na WWDC 2017

Na próxima segunda-feira (5) a Apple fará seu tradicional evento de abertura da WWDC 2017, que é considerado um dos principais do ano. Nele, saberemos o rumo que irá tomar os sistemas operacionais da maçã, além de outras coisas mais.

Neste artigo, listamos algumas coisas que, na nossa opinião, podemos esperar (ou não esperar) do evento.

Ao contrário dos outros anos, o evento não será mais no Moscone Center, em San Franscisco. Será no McEnery Convention Center, lugar onde a conferência nasceu, em 2011. San Jose fica ao lado de Cupertino, o que facilita bastante o deslocamento das equipes da empresa.

Prévia do iOS 11

Primeiro de tudo, é muito importante segurar as expectativas. Se você esperar novidades revolucionárias que irão mudar a sua vida, é muito provável que se decepcione. Nos últimos anos tivemos apenas boas melhorias do que já existia, com inclusão de novidades que hoje fazem parte do nosso cotidiano, como as extensões de aplicativos, atalhos nos ícones, tela dividida no iPad e muitas outras coisas. Mas sabemos que o sistema não é perfeito e há espaço ainda para melhorar muita coisa. E na nossa opinião é isso que você deve esperar: melhorias do que já existe.

Há tempos que se pede um Modo Escuro (dark mode) para o sistema, e acreditamos que desta vez a Apple vá finalmente implementar. Só não sabemos se isso será algo exclusivo de um novo iPhone (cujos rumores apontam para uma tela OLED, em que as zonas pretas não consomem bateria) ou se ela irá liberar para todos. Claro que estamos torcendo para a última alternativa.

No iPad, acreditamos que diversas melhorias possam ser feitas. Uma delas é o seletor de aplicativos, aquela aba lateral que você escolhe qual app abrir na tela dividida. O modo como está hoje não é nada prático, com você tendo que rolar o dedo por um longo tempo se tiver vários aplicativos instalados.

Também há anos torcemos por perfis de usuários no iPad, para que o uso familiar fique mais organizado. Assim como no computador, seria possível determinar quem está usando o tablet e então separar mensagens, e-mails e configurações para cada pessoa individualmente. Se a Apple quer mesmo que substituamos o computador pelo iPad, ela PRECISA disponibilizar algo do tipo, pois com o preço dele não dá para cada pessoa da família ter o seu (a não ser que ela seja de integrantes do Congresso Nacional).

Hardware

Muita gente está falando que a Apple pode lançar um novo modelo de iPad agora, durante a WWDC. Ora, precisamente TODOS os anos há boatos de novos dispositivos, mas o fato é que a Apple costuma neste momento dar enfoque ao SOFTWARE, e não aos seus produtos. Claro que possibilidade há, não há nenhuma lei que proíba Tim Cook de lançar algo agora, mas a lógica dos anos anteriores nos faz pensar que não veremos novos iPads e iPhones antes de setembro. Outro ponto: para novos dispositivos normalmente há novas versões do sistema, e não temos previsto nenhum iOS 10.4 para a semana que vem. Então…


De resto, tudo é especulação. Não aconteceu ainda nenhum vazamento de informações que adiantassem algo, então teremos que esperar até o dia 5 para conhecer parte das novidades. Neste mesmo dia a Apple costuma liberar a versão beta para desenvolvedores, e assim que tivermos ela nas mãos publicaremos aqui no blog e em nossas redes sociais todas as novidades.

A Apple irá transmitir o evento ao vivo, por vídeo, neste endereço ou na Apple TV. Claro que esta é a melhor forma de acompanhar tudo, mas para quem estiver no trabalho ou não puder assistir o vídeo, fazemos a transcrição do evento por texto aqui no blog, além de toda a cobertura. É na próxima segunda, a partir das 13h30, horário de Brasília. ;)

Botão Voltar ao topo