2011ARQUIVODicas de iPhone e iPad

Saiba como impedir que suas crianças façam compras involuntárias na App Store

Hoje em dia é cada vez mais comum deixar crianças jogarem no iPhone ou iPad, pois é enorme a variedade de opções de divertimento na App Store. Elas são naturalmente apaixonadas pelos coloridos e interativos gadgets da Apple, mas em alguns casos isso pode gerar um belo prejuízo, como no caso de compras involuntárias.

Com o atual sistema de compras integradas (in-app purchase), não é difícil a criança tocar sem querer em um botão e realizar compras sem nem saber o que está fazendo. Um exemplo disso acaba de acontecer com um casal americano, que recebeu uma conta de US$1.400 no cartão de crédito por causa de compras realizadas por seu filho de 8 anos, com a fazendinha dos Smurfs, segundo o The Washington Post.

Felizmente é possível evitar surpresas desagradáveis assim usando as restrições nativas do sistema para impedir este tipo de compras. Se você tem filhos pequenos, aprenda como.

Nos Ajustes do iOS (seja no iPhone, no iPod touch ou no iPad), vá em Geral e selecione o menu Restrições.

Dentro do menu (após ter colocado sua senha), desabilite a opção Compras em Aplicativo (que é uma das traduções que a Apple escolheu para in-app purchase). Se quiser ainda mais segurança, pode desligar também o Instalar e o Apagar Aplicativo, mais acima.

Pronto, a partir daí, mesmo que a criança toque sem querer em algum botão de compras, ela não será realizada, a não ser que você entre novamente nos Ajustes e introduza a sua senha.

Pelo menos isso lhe poupará de surpresas no cartão de crédito. Agora o stress fica somente em cuidar se a criança deixará o aparelho cair no chão ou não, mas para isso infelizmente não existe ainda nenhuma opção nos Ajustes. Ainda. ;)

Botão Voltar ao topo