AplicativosDicas de iPhone e iPadTutoriais

Aprenda como baixar para o computador todo o conteúdo de sua conta do Instagram

O Instagram liberou uma ferramenta oficial que permite que você baixe todo o conteúdo da sua conta, entre fotos, vídeos, Stories, seguidores e comentários. A empresa precisou fazer isso para se enquadrar na nova legislação europeia de proteção de dados dos usuários (RGPD).

Abaixo você vê o que deve fazer para baixar tudo o que você já postou no serviço.


O que o Instagram chama de ferramenta na verdade é um link que pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelo iPhone ou iPad. Através dele, você solicita o download de seus dados e o serviço então é que organiza tudo e lhe manda um link para o seu email, permitindo assim baixar um arquivo com todos os seus dados.

Para iniciar o processo, basta você acessar este link e conectar sua conta à página. Em pouco tempo (eles dizem “até 48 horas”) você receberá um link por email com todo o conteúdo. Apesar do prazo dado ser longo, o email costuma chegar após alguns poucos minutos.

Certifique-se que o email registrado na sua conta do Instagram ainda é válido e você possui acesso a ele.

No arquivo que você irá receber (compactado em formato ZIP), encontrará todas as suas fotos, vídeos, Stories arquivadas, legendas de posts, comentários, curtidas, seguidores, contatos, mensagens no Direct e até o histórico de buscas realizadas.

As fotos estarão em formato JPG, na resolução que foram postadas. Lembre-se que até 2015 o Instagram convertia todas as imagens para 640 x 640 pixels e só depois disso que passou a aceitar 1080 x 1080. Portanto, elas respeitarão esta cronologia. Os vídeos são em formato MP4, também com resolução baixa. O resto dos dados estão em arquivos com formato JSON e você precisará de uma ferramenta específica (como esta) para visualizar melhor os dados.

Botão Voltar ao topo