2011ARQUIVOCuriosidades

Sistema Mac OS Lion adota cada vez mais padrões usados por usuários de iPhone e iPad

A acentuação de palavras em computadores Mac nem sempre foi tarefa fácil para quem vem do mundo Windows: combinações bizarras de teclas e instalação de drivers eram normais no passado. As últimas versões do sistema agora possuem compatibilidade com teclados de PC, mas quem é mais antigo deve já ter sofrido com isso.

Como muitos tiveram o seu primeiro contato com o mundo da Maçã apenas agora com o iPhone e o iPad, a Apple resolveu adotar em seus computadores um sistema familiar a estes usuários, para tentar convencê-los a migrar de plataforma. Um desses exemplos é a nova maneira de acentuar palavras no Mac OS Lion.

A ideia foi totalmente inspirada no iOS: acentuar segurando a letra (se você não conhecia esta dica no iPhone, veja mais aqui). Ao digitar um texto no Mac, basta segurar por 1 segundo a tecla correspondente à letra que precisa levar acento. Um pop-up aparece acima dela (como no iOS), onde você escolhe o acento que quiser através dos números do teclado. Uma forma bem mais fácil de acentuar palavras, depois que se acostuma (principalmente para quem vem do mundo iPhone/iPad).

E a tendência é mesmo esta: transformar o iOS e o Mac OS em um único sistema. Se você não quer ficar de fora do futuro, que tal cogitar a ideia de seu próximo computador ser um Mac? ;)

ATUALIZAÇÃO: Claro que o método normal (apertar no acento e depois da letra), continua funcionando normalmente, como no Windows. Para quem tem Mac, o recurso por enquanto só está funcionando quando o teclado do sistema é configurado para Inglês Internacional.

Botão Voltar ao topo