2011ARQUIVOCuriosidades

Saiba como o iOS 5 conseguirá ativar os aparelhos sem a ajuda de nenhum computador

Talvez já tenha acontecido com muitos que estão lendo este artigo: você compra eufórico seu iPhone, iPod touch ou iPad, mas não pode usá-lo assim que sai da loja. Por que? Porque, ao ligá-lo, uma chata tela preta com um cabo USB e o logo do iTunes aparecem, indicando a você que é preciso primeiro conectar ao computador para ativá-lo. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas se você estiver em viagem pela República Tcheca e resolver comprar um iPhone desbloqueado lá, terá que se virar em um internet café para instalar o iTunes e poder usar o aparelho (relato inspirado em uma história real).

“Mas por que, raios, a Apple não permite que eu saia da loja com meu aparelho funcionando?”, foi a pergunta que eu ouvi de um consumidor no lançamento do iPad no Brasil, em dezembro passado. É frustrante você esperar horas na fila e quando finalmente consegue colocar as mãos no seu, tem que ir pra casa para poder usá-lo.

Com o iOS 5, isso vai mudar. Mais uma novidade que não é nada óbvia, mas mesmo assim irá revolucionar nossa experiência de usuário: será possível ativar qualquer aparelho sem a ajuda de nenhum computador. Adeus cabos, adeus espera.

A Apple chama isso de PC Free, ou seja, a independência de todos os aparelhos com iOS. Ao retirar o aparelho da caixa ou ao restaurar o sistema, você não precisará mais de um computador, podendo escolher se quer configurá-lo como um novo dispositivo, se quer recuperar o backup do iTunes (pelo cabo normal) ou pelo iCloud, o serviço na nuvem da Apple.

Quando você liga o aparelho o cabo do iTunes dá lugar ao nome do dispositvo (iPhone, iPad ou iPod, conforme for o caso), como na foto acima. Ao desbloquear a tela, você começa a ver a animação auto-explicativa para ativá-lo. Por enquanto está apenas em inglês, mas espera-se que até o lançamento da versão final (entre setembro e outubro), já haja uma tradução para o português.

A animação introdutória é ótimo para deixar o aparelho já configurado. Quanta gente que pega o iPhone pela primeira vez acaba ativando ele sem nem saber que o sistema pode ser colocado em português? Com o iOS 5, o usuário escolhe a língua antes de qualquer coisa, assim como a região onde está e uma rede Wi-Fi próxima. Assim, todas as configurações básicas já ficam prontas.

Ainda na tela de ativação, você ativa ou não o iCloud e o Buscar Meu iPhone (Find My iPhone), deixando ele pronto também com estas configurações. Ainda não testamos no iPhone 3GS, mas é provável que este serviço fique finalmente disponível também neste modelo (antes era apenas para iPhone 4, iPod touch 4g e iPads).

Outro ponto bem interessante principalmente para usuários iniciantes é que ele já sugere que se coloque um código de 4 dígitos no aparelho, para melhor segurança.

O processo é ideal para deixar o aparelho com as configurações otimizadas, mesmo se feito por usuários sem muito conhecimento da plataforma. Sem dúvida um grande passo para deixar os dispositivos iOS ainda mais amigáveis.

Confira um vídeo com todo este processo de ativação:

YouTube video

O iOS 5 está atualmente em versão beta (apenas para desenvolvedores) e seu lançamento público está previsto para acontecer entre setembro e outubro de 2011. Ele será compatível com todos os atuais aparelhos capazes de rodar o iOS 4.3 ou posterior.

Botão Voltar ao topo