Curiosidades

15 coisas que nossos leitores gostariam de ver no iOS 8

iOS 8

Nós, usuários de iPhone e iPad, geralmente concordamos do quão bom é o sistema feito por uma empresa que realmente se preocupa em primeiro lugar com a experiência do usuário. O iOS é, sem dúvida, um dos melhores sistemas operacionais já feitos. O que não significa que ele seja perfeito, pois perfeição não existe no mundo digital. Apesar dele nos trazer muitas facilidades, há ainda muita coisa que ele pode melhorar, como qualquer sistema operacional. E nossos leitores nos contaram em outro artigo o que eles gostariam de ver no iOS 8.

Juntamos as 15 funções mais pedidas, as quais você vê neste artigo.

1) Opções de temas visuais

Muita gente ainda não gosta dos ícones coloridos e básicos do iOS 7 e gostaria de voltar para o iOS 6. Não precisaria tanta radicalidade (afinal, o iOS 7 trouxe muitas novidades legais) se a Apple permitisse que o usuário escolhesse entre diversas opções de visual do sistema. Por isso, a adoção de Temas (como já acontece no jailbreak) seria a melhor saída, mesmo ela não apoiando este tipo de coisa nem mesmo no Mac OS.

2) Atalhos para o Twitter e Facebook na Central de Notificações

Ninguém entendeu por que a Apple tirou esta funcionalidade introduzida no iOS 6 e que muitos sentem falta hoje.

3) Remover a aba “Perdidas” na Central de Notificações

Se pararmos para analisar, a aba “Perdidas” na Central de Notificações não tem graaaande utilidade. Poderia muito bem desaparecer, segundo alguns leitores.

4) Siri em Português

Esta é a eterna esperança de todos os usuários que falam português, desde 2011. Será que chegará o dia em que teremos isso?

5) Atalho para desligar rede 3G na Central de Controle

Muitos pedem para que a Apple ofereça uma forma rápida de desligar os dados da operadora sem precisar ir aos Ajustes. Com o iOS 7, ela já fez isso com algumas configurações, como o Wi-Fi e o Modo Avião, por isso, não custaria nada incluir também a rede de celular.

6) Escolher apps de terceiros como padrão

Se você gosta de usar outro navegador de internet no iOS (como o Chrome) ou outro cliente de email, é obrigado mesmo assim a abrir os aplicativos padrões (Safari e Mail) quando toca em um link. A Apple poderia permitir que se escolhesse qual aplicativo padrão irá abrir em links, assim como já faz no Mac OS X.

7) “Imprimir” em PDF

No Mac OS X há uma função nativa muito legal: se você não tem uma impressora, você pode mandar imprimir um documento em um arquivo PDF, que pode ser compartilhado. Ter isso no iOS seria uma mão na roda.

8) Edição de números digitados no Telefone

Sabe quando você digita um número de 13 dígitos no aplicativo Telefone e depois se dá conta que o segundo dígito está errado? Você é obrigado a apagar quase tudo para poder corrigir. Por que não permitir que se edite somente aquele número digitado errado?

9) Usar o Touch ID para tudo que pede senha

Quem acompanhou nosso vídeo na apresentação do iPhone 5s viu que nós pedimos isso antes mesmo do evento acontecer. Isso é algo que a Apple, um dia, deverá adotar, mas só quando ela tiver certeza de que o Touch ID é seguro.

10) Função Timer no aplicativo Câmera

Uma função básica que existe em diversos aplicativos, que permite determinar um tempo de 2 ou 10 segundos antes de tirar a foto. Por que não?

11) AirDrop entre Mac e iOS

O AirDrop é uma bela função, que permite a troca de arquivos entre dois dispositivos próximos, sem o uso de fios. Mas até hoje não é possível fazer isso entre Mac e iOS, pois ambos usam protocolos diferentes (o Mac usa o Wi-Fi e o iOS usa Bluetooth de baixo consumo). O ideal seria poder haver esta interação entre computador e dispositivos móveis.

12) Responder mensagens diretamente nas notificações

Hoje você recebe a notificação de uma mensagem, mas é obrigado a abrir o aplicativo para respondê-la. O ideal seria fazer como no Mac OS X, em que é possível responder diretamente na notificação.

13) Permitir criar grupos nos Contatos

O aplicativo Contatos permite organizar todos os nomes em grupos, mas por mais absurdo que pareça, você não pode criar estes grupos direto no iOS, é obrigado a fazer isso em um computador. Tem lógica isso?

14) Apagar ao mesmo tempo todas as notificações

Se você deixa acumular muitas notificações, chega uma hora que sua Central de Notificações exibe dezenas de avisos antigos, que você precisa apagar manualmente, um a um. Por que não implementar um botão que permita apagar todos de uma vez?

15) Foto do contato em tela cheia nas ligações

Outra coisa que a Apple tirou do iOS na versão 7.1 e que deixou muitos descontentes. Agora, quando um contato liga para você, a foto dele aparece pequena na tela e não mais em tela cheia, como era desde o lançamento do iPhone. Não sabemos a razão da Apple ter mudado esta característica, mas também não vemos razão para ela não trazer isto de volta.


Nesta segunda, saberemos oficialmente o que a Apple nos preparou para o futuro iOS 8. Quantas das funções acima a Apple irá nos presentear?

Você acompanha tudo em tempo real aqui no Blog do iPhone. Não perca! :)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo