Curiosidades

O iPhone 7 é mais resistente à água que o Galaxy S7

A Samsung há tempos investe no seu marketing dizendo que seu smartphone top de linha é resistente à água. Já a Apple sempre foi mais cautelosa, talvez por medo que se crie um novo “gate” caso alguém por acaso tiver seu aparelho estragado pela água. Já no ano passado, o iPhone 6s se mostrou bastante resistente (veja o vídeo), mas a maçã se recusava a citar essa vantagem nas especificações. Era tipo um “bônus” secreto.

Este ano a Apple finalmente assumiu a proteção contra líquidos, mas preferiu adotar a certificação IP67, que protege contra poeira e água, por 30 minutos em uma profundidade não maior que 1 metro. Já o Galaxy S7 tem certificação maior, IP68, que oferece “proteção contra longos períodos de imersão em água e pressão“. Já isso foi suficiente para muitos reclamarem e dizerem que o S7 era melhor que o iPhone 7.

Mas na prática, a teoria é outra. Um vídeo mostra que em testes mais intensos, o iPhone 7 se sai melhor que sua contrapartida sul-coreana.

Pela especificação, o iPhone não deveria aguentar ficar muito tempo em uma profundidade maior que 1 metro. Um YouTuber resolveu testar isso e colocou o aparelho descansando por 5 minutos no fundo de um rio, em diversas profundidades diferentes. E como ele queria causar polêmica, resolveu deixar junto um Galaxy S7, que na teoria resistiria bem ao teste e mostraria como ele é melhor nesse quesito. Veja você mesmo o resultado:

YouTube video

Nos vários testes, ambos resistiram muito bem. Mas para surpresa do rapaz, o Galaxy morreu completamente após 5 minutos submerso a um pouco mais de 10 metros. E o iPhone continuou funcionando normalmente. Claro que ficou com algumas pequenas sequelas, como leves manchas na tela, mas mesmo assim era totalmente operacional. O vídeo, que tinha a intenção de mostrar até quanto resistiria o novo iPhone, acabou não conseguindo mostrar isso, porque faltou comprimento na corda para testar mais.

É curioso o temor que a Apple tem de assumir a real resistência à água do iPhone. Talvez seja medo de que ele seja colocado em situações extremas e isso alimente polêmicas como sempre acontece. Então, ela prefere dizer que suporta menos, para que ninguém se aproveite disso. Nem mesmo a garantia do aparelho cobre danos causados por líquidos, o que mostra extrema cautela quando o assunto é água.

É claro que você não deve mergulhar com seu novo iPhone 7, porque não é certeza que ele irá aguentar. A novidade é mais para ajudar em casos em que o aparelho cai na piscina ou dentro do vaso sanitário, coisas bem comuns no dia-a-dia.

Botão Voltar ao topo