Curiosidades

[aperitivo iOS 7] Função Chaves do iCloud guardará todas as suas senhas para você

Uma das novidades do iOS 7 será a função Chaves do iCloud, que sincronizará todas as suas senhas, dados de cartão de crédito e redes Wi-Fi entre seus dispositivos móveis (e Mac, caso tenha um).

A função promete quebrar o galho dos usuários, principalmente aqueles que não gostam de ficar decorando senhas de diversos sites. No iOS 7, basta você digitar uma vez a senha em um site e seus dados ficarão gravados na nuvem (se você desejar, é claro). Aí, quando você acessar o mesmo site em outro aparelho (seu iPad ou iPhone, por exemplo), o iCloud trata de lembrar a senha para você, sem precisar decorar nada. Isso facilita e muito o acesso aos sites.

Mesma coisa com cartões de crédito. Se você fez uma compra em seu Mac e registrou seus dados do cartão, ao voltar em outro site de compras no seu iPhone ou iPad (a BDI Store, por exemplo), o sistema preencherá para você automaticamente seus dados, para você não se preocupar.

Claro que a primeira coisa que muitos se perguntam é: “E a segurança dos meus dados?“.
Segundo a Apple, a comunicação dos dados é criptografada, sendo que nem ela tem acesso a eles. A função só sincronizará nos dispositivos que você autorizar, que possuam a sua senha do iCloud. A qualquer momento, você poderá desautorizar o dispositivo, para não acessar mais suas senhas (um iPhone roubado, por exemplo).

iCloud keychain

Autorizando um outro dispositivo
Quando um dispositivo for adicionado, você será imediatamente avisado e poderá autorizar ou não

Outra facilidade será quando você precisar restaurar seu aparelho ou comprar um novo. Suas senhas serão recuperadas, inclusive das redes Wi-Fi que você costuma frequentar, não precisando recadastrá-las todas novamente.

Chaves do iCloud

Ao ser apresentada na WWDC, muitos afirmaram que a função substituirá os aplicativos gerenciadores de senha, como o ótimo 1Password. Mas se os desenvolvedores forem criativos, poderão sobreviver oferecendo um serviço ainda melhor. Se é bem verdade que o iCloud facilitará muito o gerenciamento de senhas nos dispositivos iOS, ele não é tão completo como poderia ser. Por exemplo, não haverá a princípio uma maneira de incluir informações secretas que não sejam senhas de sites, como acontece hoje com alguns gerenciadores. Também o fato de não ser uma solução multiplataforma (não funcionará em dispositivos que não sejam da Apple) é algo que incomoda muitos usuários que possuem um iPhone e um tablet Android, por exemplo.

Chaves no iCloud Registrando dados

Seja como for, a função proposta pela Apple é ótima e trará bons benefícios aos usuários.

O iOS 7 está atualmente em fase de testes e deve ser liberado ao público somente entre setembro e outubro deste ano. Para ver mais novidades, confira nossos artigos especiais.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo