Curiosidades

[aperitivo iOS 7] Efeito parallax no sistema: o que é e como funcionará

Efeito parallax

A Apple pretende introduzir no futuro iOS 7 o efeito parallax, que está sendo bastante comentado por nossos leitores. Confira o que é este efeito e como ele funcionará no iPhone, iPod touch e iPad.

A Apple resolveu usar os sensores de movimento de seus dispositivos móveis para simular um efeito de três dimensões no sistema. Ou seja, conforme se movimenta o aparelho, as informações na tela mudam, interagindo em tempo real com o ângulo de visão do usuário e dando a sensação de profundidade e perspectiva.

Para isso, o sistema foi feito em camadas, que se movimentam em ritmos diferentes conforme o aparelho é virado. Isto faz com que ele simule o efeito 3D, dando mais dinamismo ao sistema.

Confira um vídeo mostrando como isso acontece para o usuário:

Este efeito de parallax não estará presente apenas na imagem de fundo (wallpaper) da tela dos aplicativos, mas também no resto do sistema, como janelas de notificações e caixas de confirmação. Mas usuários do iPhone 4 não contarão com esta novidade, pois só funcionará em modelos a partir do iPhone 4S.

O iOS 7 está ainda em fase de testes e só deve ficar pronto para ser liberado ao público entre setembro e outubro deste ano. Confira outras novidades do futuro sistema neste link.

Botão Voltar ao topo