2009ARQUIVO

Veja o trânsito e rotas de transportes públicos direto no Google Maps do iPhone, em tempo real

Situaçnao do trânsito direto no iPhone

Esta semana a Google disponibilizou para as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte a visualização das condições de trânsito em tempo real, que se junta àquela de rotas do transporte público através do aplicativo Mapas. Estas duas funções já existem há bastante tempo em vários países do mundo e agora começa a chegar ao Brasil, incentivado pelos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.

A praticidade de tudo é que você não precisa instalar nenhum aplicativo adicional, ele já vem de fábrica com o aparelho. Se você está em uma das três capitais citadas, basta abrir o aplicativo Mapas para ver a função. Se você não ver linhas coloridas piscando, como na imagem acima, toque no botão inferior à direita para ativar a visualização do tráfego.

Ativar a visualização do trânsito

No mapa, aparecerão linhas de cores que variam do verde (circulação rápida) ao vermelho (lenta), dependendo da situação do tráfego naquele ponto. Quando elas piscam, indicam que naquele local o trânsito está crítico.

Trânsito em Belo Horizonte Trânsito em São Paulo

Ainda não há previsões de quando o serviço ganhará outras cidades.

Também foi expandida para a capital carioca o serviço de rotas de ônibus e metrô, que já era disponível nas outras duas cidades. Com ele, é possível saber qual transporte você deve pegar para ir de um ponto a outro da cidade, calculando inclusive o tempo estimado da viagem.

Rota usando o ônibus

Teoricamente você poderia até colocar o horário que pretende pegar o ônibus, mas infelizmente no Brasil não há uma tabela precisa de horários em cada parada, como existe em alguns países da Europa.

Duração estimada do trajeto

O interessante é que ele informa também o preço do bilhete, além de calcular as baldeações, quando necessárias. Para usar a função, selecione a aba Instruções no menu inferior do Mapas e introduza os endereços de partida e de chegada. Na parte superior da tela, toque no botão do ônibus e ele então calculará o trajeto, dizendo o número do transporte que você deve pegar.

O serviço usa a internet e por isso é compatível com todos os aparelhos que usam o iPhone OS (incluindo o iPod touch) a partir da versão 2.2.

Agora só falta a fantástica função de Street View chegar ao Brasil, para o aplicativo Mapas ficar completo, com todas as funções que a Apple e o Google previram para ele. :)

via

Botão Voltar ao topo