2009ARQUIVO

Novidade do iPhone OS 3.1 beta 3: Anatel em vias de aprovar o 3GS no Brasil

A meu ver essa é a grande novidade em um beta que não traz muitas mudanças: ao que tudo indica, a ANATEL está com a homologação do iPhone 3GS praticamente aprovada, pois a agência brasileira já consta na lista dos reguladores do aparelho.

Anatel já presente no beta do OS 3.1

Lembram quando mostramos aqui que o beta do OS incluía no iPhone 3GS um menu suplementar, com as agências reguladoras do mundo todo que já haviam aprovado o aparelho? Pois é, o grupo agora está maior e inclui o Brasil, que é o único país sul-americano presente na lista, que já conta com 13 agências reguladoras.

Para que a Apple já tenha incluído a ANATEL na lista é porque a homologação está praticamente certa. O número do processo, no entanto (1262-09-1993) ainda não consta como aprovado pela agência, o que deve durar pouco. É bem possível que ainda esta semana tenhamos novidades. :)

De resto, o novo beta do OS 3.1 ainda não traz mudanças muito significativas para os usuários dos modelos anteriores ao 3GS, a não ser a diferença na amostragem das estatísticas de uso. Agora é possível saber separadamente a quantidade de dados consumida pelo compartilhamento de internet (tethering) e aquela usada nos acessos diretos no aparelho, como email e Safari.

Dados de compartilhamento agora são destacados

Para quem já tem o 3GS, vai gostar de saber que agora é possível enviar vídeos por email sem que eles sejam compactados. Basta fazer como se faz com as fotos, copiando o vídeo e colando diretamente no corpo do email. Claro que com isso o arquivo ficará muito maior. Em nossos testes, um vídeo de 9 segundos bruto pesou 3,7 MB. Enviando pelo processo normal do sistema, ele ficou com 835 KB com a qualidade quase igual, porém com resolução menor.

A edição de vídeos finalmente ganhou tradução em português, como se vê na imagem abaixo:

Tradução para português na edição de vídeos

Uma novidade que foi sem nunca ter sido é que agora o telefone não vibra mais quando se segura um ícone de aplicativo na tela para mudá-lo de posição. Essa era uma característica introduzida no beta 2, mas felizmente descartada pela Apple. Era desagradável.

Apenas como informação suplementar, o novo beta possui build 7C116a e firmware do modem 05.11.04.

Botão Voltar ao topo