TV

Apple arrisca não poder lançar o filme Napoleão… na França

O próximo filme de Ridley Scott, “Napoleão“, financiado pela Apple, está programado para estrear no serviço de streaming Apple TV+ em todo o mundo no dia 1º de março.

No entanto, justamente a França, país onde se passa a história do filme, pode se tornar uma exceção devido à sua estrita cronologia de mídia.

De acordo com a legislação francesa, o filme só poderia ser disponibilizado por streaming no país a partir de abril de 2025, aproximadamente 17 meses após sua estreia nos cinemas.

Isso ocorre devido à rigidez das regulamentações que governam a ordem de lançamento de filmes em diferentes plataformas de mídia na França.

No entanto, há uma possível brecha na legislação.

Apple busca uma brecha

A Apple estaria considerando fazer uma versão estendida do filme, com 270 minutos de duração (em comparação com os 150 minutos da versão original).

Esta versão prolongada poderia ser considerada como uma produção distinta, não sujeita às mesmas restrições de lançamento. Assim, poderia ser disponibilizada na França em 1º de março, contornando as restrições da cronologia de mídia.

Esse jeitinho quase brasileiro de contornar leis já foi usado pela Disney, com o lançamento do filme “Taylor Swift | The Eras Tour (Taylor’s Version)” no Disney+, antes de sua estreia nos cinemas franceses.

Esta versão alternativa, com algumas diferenças em relação à versão cinematográfica, foi autorizada a ser lançada mais cedo devido a suas distinções.

Até o momento, a Apple não se pronunciou oficialmente sobre o lançamento de “Napoleão” na França ou sobre a possível data de lançamento da versão estendida.

E a grande questão para o resto do mundo: se houver uma versão extendida, será exclusiva para a França ou nós do “outre-mer” também teremos direito?

Resposta no dia 1º de março, no Apple TV+.

Botão Voltar ao topo