Aplicativos

WhatsApp e os problemas com notificações no iOS 11

Desde que o iOS 11 foi liberado, diversos usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp vêm reclamando que não estão recebendo mais notificações de novas mensagens. E segundo os desenvolvedores, é um problema que eles ainda não conseguiram solucionar.

Apesar de nenhum outro aplicativo da App Store sofrer do problema e do fato que a Apple ter dado três meses de testes beta para todos os desenvolvedores adaptarem seus aplicativos, a equipe do Zapzap põe a culpa no iOS:

Devido a um erro no sistema operacional iOS 11, as notificações push não aparecem se você forçar o encerramento do WhatsApp. Recomendamos que você não force o encerramento do WhatsApp para que notificações push funcionem corretamente.

É estranho outros aplicativos não estarem reclamando deste “erro no sistema“, mas por enquanto a solução para os usuários é abrir o WhatsApp e deixá-lo rodando em segundo plano, sem forçar o encerramento.

O WhatsApp nega qualquer responsabilidade, colocando a culpa toda na Apple. Em sua página de suporte, eles dizem:

Nós não temos como resolver problemas de notificação Push. As notificações Push são enviadas ao seu telefone através do sistema de notificações Push da Apple (APNS), não pelo WhatsApp diretamente, e a entrega dessa notificação é de total responsabilidade deste serviço da Apple.

Porém, não cuidar para adaptar bem seu app ao novo sistema e colocar a culpa nos outros é fácil. No final da mesma página é possível ver o aviso que um problema similar por causa de “um bug no iOS 10“. E quem tiver boa memória vai lembrar que no iOS 9 o aplicativo teve os mesmos problemas. Ou seja, a equipe de desenvolvedores, que é conhecida por adotar soluções espartanas em seus apps, é incapaz de assumir que o problema pode ser com eles. O Telegram, por exemplo, nunca apresentou falhas em notificações em lançamentos de novos sistemas. Que bug é esse que só atinge o WhatsApp?

No feriado do dia 12 de outubro houve uma atualização do aplicativo (2.17.61) em que os desenvolvedores dizem ter resolvido o problema. Porém alguns usuários ainda sofrem com isso. Diga-nos aqui nos comentários se as notificações do WhatsApp estão aparecendo normalmente para você.

Botão Voltar ao topo