Aplicativos

Google Maps para iOS ganha boa atualização para quem mora fora do Brasil

Google Maps

O melhor aplicativo de mapas do iOS ganhou hoje uma boa atualização com diversas novidades, entre elas uma melhor busca por negócios e restaurantes, além de mapas offline. Pena que nem tudo isso ainda funciona no Brasil.

O Google resolveu se inspirar em algumas ideias da Apple e fez parceria com o serviço Zagat, para apontar mais facilmente bares, restaurantes, hotéis e negócios. Mas assim como no caso da Maçã (que usa o serviço Yelp para a mesma coisa), as informações são no momento limitadas apenas para os Estados Unidos. Não funcionam em sua plenitude no Brasil. Mas para quem viaja constantemente para os EUA, é ótimo.

Google Maps
Informações úteis em Nova York

O Google também promete uma navegação GPS aprimorada, incluindo atualizações do trânsito em tempo real e relatórios de incidentes. Talvez isso seja já resultado da compra do Waze, que possui um grande banco de dados no Brasil. Porém, ainda não fizemos testes para saber se estas mudanças incluem nosso país.

Há também um easter egg que permite salvar o mapa que se está visualizando para consulta offline. Basta digitar “ok maps” na barra de busca, para ele salvar em cache aquela parte do mapa. Porém, mais uma vez, isso não funciona para a região brasileira.

Google Maps

Na semana passada, o Google divulgou um vídeo do novo aplicativo:

YouTube video

As melhorias são interessantes e não vemos a hora de estarem todas disponíveis em nosso país. A versão para iPad agora é nativa, mas não dá a possibilidade de navegação curva-a-curva.

É uma pena que os mapas da Apple ainda não possuem toda a estrutura e informações que a solução do Google, porque em termos de usabilidade, o aplicativo nativo do iOS ainda é melhor, com mapas em vetor (mais rápidos e leves), maior facilidade em fixar alfinetes e muito melhor gestão dos mapas. Pena que perde de lavada para a ainda imbatível quantidade de informações que o Google oferece, como transportes públicos, condições do trânsito em tempo real e Street View.

O Google Maps é um aplicativo que todos devem ter em seus aparelhos. Mas é o único que ainda não indica o nome certo da minha rua.

Google Maps
iPhone | iPod touch | iPad
QRcode

Grátis

Botão Voltar ao topo