Aplicativos

BitCam faz a câmera fotográfica do iPhone voltar no tempo

Crianças, tenho que confessar: sou velho. Ainda não do tipo que tem direito de estacionar na vaga de idoso, mas com idade bastante para curtir e sentir saudade de imagens pixeladas, como as feitas pelo novo aplicativo BitCam, da Iconfactory.

Felizmente muitos de vocês me compreenderão, pois passaram pela mesma coisa. Nas décadas de 80/90, quando os computadores pessoais se tornaram populares no Brasil, não tínhamos ainda telas de boa definição e por isso as imagens que apareciam no computador eram pontilhadas, pois era a melhor forma na época de representar fotos em formato digital. Esta técnica (criada por Bill Atkinson) foi introduzida no primeiro Macintosh (no programa MacPaint) e virou padrão nos computadores a partir de então.

Hoje o mundo digital mudou muito e já temos um mini computador no bolso capaz de tirar fotos em 4K, uma definição inimaginável na época.

Mas para matar a saudade de tiozões usuários mais experientes como eu, a Iconfactory (velha conhecida dos macmaníacos desde a metade dos anos 90) acaba de lançar um aplicativo para comemorar seus 20 anos, que tira fotos no iPhone com resolução muito baixa, como na década de 80.

BitCam

É claro que quem não viveu a computação daquela época, não deverá achar a mínima graça, mas quem já foi habituado a manipular este tipo de imagem, vai curtir o revival. O app é gratuito e pode ser baixado através deste link.

Botão Voltar ao topo