Os rumores mais uma vez estavam certos. Com o lançamento dos novos iPhones 17 e a versão RC do iOS 26, está sendo possível comprovar as informações oficiais sobre a capacidade das baterias e a quantidade de memória RAM dos aparelhos.
Mas por que isso deveria nos interessar?
Porque são justamente eles que determinam a velocidade com que tudo acontece no seu iPhone e por quanto tempo você poderá usá-lo longe da tomada.
As maiores baterias da história do iPhone
No caso das baterias, a Apple conseguiu aumentar a capacidade em quase toda a linha, com destaque para o iPhone 17 Pro Max, que agora traz a maior bateria já colocada em um iPhone.
E essas informações estão todas expostas nas páginas europeias dos modelos.
Por uma questão de legislação do bloco econômico, diversos dados devem ser mostrados no site, e a capacidade das baterias é uma delas.

Com isso, as informações oficiais são as seguintes:
- iPhone 17: 3.692 mAh
- iPhone Air: 3.149 mAh
- iPhone 17 Pro: 4.252 mAh
- iPhone 17 Pro Max: 5.088 mAh
Já inclusive atualizamos nossa lista completa de capacidade das baterias.
Como já se esperava, o iPhone Air é o que tem menor capacidade de bateria, devido a sua extrema limitação de espaço interno. Resta saber, nos testes do dia a dia, o quanto isso irá influenciar na autonomia do aparelho.
Mais RAM nos modelos Air e Pro
Já em relação à memória RAM, o ganho pode parecer pequeno em números, mas tem impacto direto no desempenho.
Com mais espaço para processar informações ao mesmo tempo, o iPhone consegue alternar entre aplicativos com mais fluidez, manter jogos pesados ativos em segundo plano e explorar melhor os recursos de inteligência artificial que vier no futuro.
Segundo dados do Xcode 26, a quantidade de memória RAM de cada modelo:
- iPhone 17: 8 GB
- iPhone Air: 12 GB
- iPhone 17 Pro: 12 GB
- iPhone 17 Pro Max: 12 GB
Vale lembrar que a linha do iPhone 16 veio toda com 8 GB. E não dá para entender porque só o modelo padrão do iPhone 17 não teve aumento de RAM.
No iPhone 15, descobrimos que para rodar a Apple Intelligence era necessário no mínimo 8 GB de RAM, e seria por essa razão que a IA da maçã só roda a partir dos modelos Pro daquela geração.
Seguindo essa lógica, surge o receio de que, no futuro, a Apple lance recursos que demandem 12 GB de RAM, o que poderia deixar o iPhone 17 padrão de fora da lista de compatibilidade.
E quem já viveu isso com o iPhone 15, não guarda boas lembranças…


provavelmente a “Nova Siri”, quando existir, deve exigir esses 12gb de RAM, ai todos os modelos do iphone 17 pra baixo ficarão com a Apple intelligence capada.
Lembrando que a versão com gaveta para chip físico vendida no Brasil contém capacidade de 4.823 mA/h. 5.088 mA/h são para as versões que possuem e-SIM.