Notícias

Apple libera iOS e iPadOS 13.4 para todos os usuários com dispositivos compatíveis

Conforme prometido, a Apple liberou na tarde desta terça-feira (24) a nova atualização de seus principais sistemas, junto com o iOS 13.4 que já estava há semanas em fase de testes.

A gente já comentou sobre as novidades neste outro artigo, mas relembraremos algumas coisas que mudaram nessa versão.





 Compartilhamento de pastas no iCloud 

É a capacidade de autorizar pessoas a acessar uma pasta específica do iCloud, através de um link. Basicamente é o que alguns serviços de nuvens já fazem, como Google Drive e Dropbox.

 Novos Adesivos de Emoji 

Os chamados Adesivos de Emoji são figuras prontas que representam emojis, usando sua figura do Memoji. A ideia é substituir símbolos conhecidos por uma representação de você mesmo.

O iOS 13.4 traz 9 novas representações destas.

 Barra de ferramentas do Mail 

No iOS 13 a Apple acabou fazendo lambança com a barra de ferramentas do aplicativo Mail. Trocou a ordem dos botões, e colocou o de deletar na mesma posição que estava o de responder e-mail, o que fez muitos apagarem mensagens sem querer.

Na versão 13.4 a empresa conserta isso, colocando o botão de apagar em uma posição bem longe daquela de responder.

 CarPlay 

O iOS 13.4 introduz algumas pequenas novidades no CarPlay. Uma delas será novos controles de navegação vindo de aplicativos de terceiros.

Outra novidade é a API CarKey, que permitirá usar o iPhone e o Apple Watch para ligar, desligar e destravar as portas de um carro compatível. E essa habilidade poderá ser compartilhada com familiares ou amigos que usam o mesmo veículo.





 Ações para atalhos usando o Shazam 

O Shazam é um ótimo aplicativo para descobrir a música que está tocando, e foi adquirido pela Apple não faz muito tempo. Agora será possível criar atalhos com ações específicas para ele.

 Compras internas universais 

É possível fazer uma compra única e usar no mesmo aplicativo em plataformas diferentes, como macOS e tvOS. Mas o aplicativo deve permitir isso.

 iPadOS 

Na versão para iPad há algumas coisas diferentes que não são inclusas na versão para iPhone. Por exemplo alguns atalhos de teclado externo no aplicativo Fotos, permitindo deletar, duplicar e entrar no modo de edição de imagens, sem precisar tocar na tela.

Será possível também configurar algumas teclas, o que é ótimo em casos de se usar teclados com padrões diferentes.

Também será possível abrir uma aba em plano de fundo no Safari, ao fazer um toque longo em um link. E, claro, a novidade que mais chamou a atenção na semana passada: um novo cursor para o iPad quando se conecta um mouse ou trackpad no aparelho.

Botão Voltar ao topo