iOS

Veja o que o 3º beta do iOS 13 trouxe de novidades

O iOS 13 continua sua jornada de evolução, com diversas atualizações e melhorias até a versão final, esperada para setembro. Por isso mesmo, nesta terça tivemos uma nova bateria de mudanças com o 3º beta liberado para os desenvolvedores.

E dá para dizer que algumas dessas novidades são bem interessantes.






.1  Mudanças gráficas

Como sempre acontece, cada beta recebe alguns pequenos ajustes gráficos e de tradução, que vão amadurecendo durante a fase de testes. Neste 3º beta, dois Adesivos de Memoji (função esta finalmente traduzida oficialmente) receberam uma melhoria.

Este último realmente estava com uma cara de “pouco abalado”, quando a intenção na verdade é ser um “rosto triste”.

O visual do cursor do mouse (caso você conecte um) ficou mais escurecido e marcante na tela.

Também é possível ajustar o tamanho do cursor e deixá-lo bem maior.

Em iPads com telas maiores de 9,7″, as teclas de funções no teclado receberam uma mudança gráfica que lembra o visual de um teclado físico.

E por último, a tela da aba Arcade na App Store recebeu mudanças visuais, com um vídeo de fundo.


.2  Correção de Atenção do FaceTime

O beta 3 traz uma funcionalidade realmente muito legal. Com ela ativada, suas ligações em vídeo pelo FaceTime mostrarão você sempre olhando para a câmera, e não para a tela como geralmente acontece. A correção é feita digitalmente em tempo real, usando inteligência artificial.

A função está disponível somente no iPhone XR, XS e XS Max.


.3  Opacidade nos Screenshots

Ao fazer uma foto da tela, você terá também uma opção de Opacidade, que até o momento não se entende muito bem a necessidade disso.


.4  Contato de emergência

Agora na sua agenda telefônica, um símbolo informará aquele contato que está assinalado para emergências na Ficha Médica do iOS.


.5  Abas do Safari

No beta 3 as abas do Safari ganharam uma característica do Safari do Mac: no iPad (ou nos iPhones de telas maiores que na horizontal mostram as abas abertas) é possível tocar na aba e ter as opções de organizar ou fechar as demais páginas abertas.


.6  Comunicação por cabo

Nos códigos internos deste beta foi descoberto uma imagem que sugere que será possível conectar dois iPhones por um cabo. Pela descrição da função, seria para passar os dados de um aparelho para outro, sem precisar usar o lento backup do iCloud quando se compra um novo iPhone.

Imagem <a href=https9to5maccom20190702ios 13 beta 3 suggests new wired method for transferring data between devices target= blank rel=noopener noreferrer>9to5mac<a>

O estranho é que hoje não existe ainda nenhum cabo Lightning to Lightning que permitiria isso. É curioso notar que o dispositivo em segundo plano tem ainda botão frontal, sugerindo que é de geração antiga.

Nós fizemos a experiência usando um cabo USB-C/Lightning com um adaptador Lightning e conectamos dois dispositivos com o beta 3 do iOS 13, porém nada aconteceu. É uma função ainda não ativa, ou reservada para um futuro iPhone.


.7  Bugs em aplicativos

Este beta do iOS 13 trouxe dor de cabeça para clientes do Itaú. O aplicativo Pessoa Física do banco fecha inesperadamente e impede que o usuário faça qualquer coisa nele. A versão Empresas do aplicativo não sofre deste bug por enquanto.

A solução (informada por um de nossos leitores) é desinstalar o app, reinstalar e não selecionar a opção que salva os dados da conta. Com isso funciona, mas obriga o usuário a digitar agência e conta toda vez que precisar do aplicativo.


O iOS 13 atualmente está em fase de testes e deverá ser liberado ao grande público apenas em setembro. Para saber mais sobre as novidades do novo sistema, acompanhe nossa cobertura neste link.

Botão Voltar ao topo