Notícias

Safari ficará mais próximo de um navegador de computador no iOS 13

Quando o iPhone foi lançado, um dos grandes diferenciais que impressionou todo mundo na apresentação de Steve Jobs foi o fato do iPhone trazer uma versão mobile do Safari, que reproduzia quase que fielmente as páginas de internet, como se fosse um computador. Isso era algo inédito em um celular naquela época.

Mas por mais avançado que o Safari seja, a grande verdade é que ele sempre teve suas limitações na versão do iOS quando comparado com a versão para computador. Difícil de gerenciar downloads, opção para versão desktop do site escondida, entre outras coisas.

Com o iOS 13, essa distância entre versão móvel e de computador fica menor, com a implementação de algumas funcionalidades interessantes.





Com o novo Safari, será possível regular até o tamanho da letra da página de um site, além de escolher onde você quer guardar um arquivo baixado da internet.

Modo escuro / dark mode

O modo escuro do Safari é muito similar ao que já existia quando se ativava a navegação privada no iOS 12. Em sites que não possuem compatibilidade com este modo, será visto a visualização normal, com fundo branco.

Menu de Ajustes

No canto esquerdo da barra de endereços, o menu de Visualização do Leitor foi substituído por um bem mais completo, sem esconder nada do usuário menos experiente. Por ele, é possível ativar a visualização apenas por texto e ativar a versão para computador do site (coisa que antes estava escondida, pois precisava ficar apertando o botão de recarregar por 2 segundos). Também é possível pelo menu desativar bloqueadores de conteúdo (caso você use) e ativar a ocultação da barra de ferramentas, para o site ficar em tela completa.

Outra coisa bacana é poder mudar o tamanho da letra naquele site específico, sem precisar mexer nas configurações do sistema (como já acontece no computador).

Em “Ajustes do Site“, você pode determinar um padrão para sempre que for acessar aquele site específico. Você pode determinar que ele seja mostrado sempre na versão desktop, ou então em modo Leitor de forma automática. Pode também proibir ou permitir se ele poderá ter acesso à câmera, microfone ou localização, de forma individual. Bem legal.



Gerenciamento de download

Finalmente! Depois de tantos anos, o Safari irá mostrar de forma clara quando você estiver baixando um arquivo por ele, e ainda lhe permitirá escolher onde quer guardá-lo, se no aparelho ou em algum serviço de nuvem.

Quando o usuário clicar em um link de arquivo dentro de um site, um aviso deixa claro o download.

No iOS 12 já é possível realizar downloads de arquivos, mas o processo todo é pouco intuitivo e complicado. o iOS 13 traz um pouco de clareza ao processo.

Neste momento, você pode escolher onde quer salvar o arquivo, se no app Arquivos, no iCloud Drive ou até mesmo na sua nuvem preferida, como Dropbox ou Google Drive (desde que o serviço esteja conectado ao sistema, como já ensinamos aqui).

Durante o download, aparecerá ao lado da barra de endereços uma janela com a situação da transferência, como acontece em navegadores de computador.

Fechar abas automaticamente

Você é daqueles que, quando se dá conta, está com trocentas abas do Safari abertas, ocupando desnecessariamente sua memória RAM? Se sim, não se preocupe, você faz parte de 95% dos usuários. E para lhe ajudar, o novo Safari permitirá que as abas fechem automaticamente depois de um tempo que você não as consulta.

Você pode configurar para depois de um dia, uma semana e até um mês (você ainda tem aba aberta que não visualiza depois de um mês?!?). Isso será uma função opcional; se você não quiser que suas amadas abas se fechem sozinhas, poderá desativar isso.


O iOS 13 atualmente está em fase de testes e deverá ser liberado ao grande público apenas em setembro. Para saber mais sobre as novidades do novo sistema, acompanhe nossa cobertura neste link.

Contribuiu para este artigo: Krikaoli

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vitor Callis

    iLex, eu tinha aba no meu iPad de um ano atrás kkkkk

    • 🙀🙀🙀

      😂

  • Genildo Freitas

    Olá amigos boa tarde! Quem já instalou como tá os apps do Itaú, Whatsapp, Whatsapp Business, Redes Sociais, Mercado Livre…

    • Tudo funcionando normalmente por enquanto, Genildo!

      • Genildo Freitas

        Obrigado iLex! Vou instalar 🕺🏻

      • Fabio Santos

        O Apple pay do itaucard está funcionando no iOS 13 normalmente você sabe dizer?

  • Luciano Assunção

    Nem sabia que dava para ativar a visualização em modo computador apertando o ícone de atualizar a página por 2 segundos. Sempre usei a função que existe através das opções de compartilhamento do Safari. Pena que as vezes a função não funciona :/

    • kakashi hatake

      E como solicita a volta para o modo mobile?

      • Fabio

        eu não conhecia está função, achei o máximo , para voltar ao modo mobile, fecha o safari e abre ele novamente .

        • kakashi hatake

          Valeu!

  • ecarvm

    Falem o que quiserem da Apple, mas em termos de Sistema, ninguém iguala a Maçã

  • “Você é daqueles que, quando se dá conta, está com trocentas abas do Safari abertas…?”

    Eu:
    https://uploads.disquscdn.com/images/02548762748bb7e66ae8de2d50bf7cb0db36e6a453793adbbbe8f3f22c3a321d.jpg

  • Dodi

    iLex, como está o funcionamento dos apps de bancos no iOS 13?

Back to top button