Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Como fazer seu iPhone (ou iPad) ler um texto em voz alta para você

Está sem tempo de ler as noticias, mas precisa ficar informado enquanto faz outra coisa? Pouca gente sabe, mas o iOS possui uma funcionalidade que lê e fala para você o que está escrito na tela do aparelho. Com isso, é possível pedir para ler o texto de livros, páginas de internet e até o Facebook.



Está é uma funcionalidade de acessibilidade voltada para usuários que possuem deficiência visual, porém pode ser livremente usada por qualquer um.

Muitos já conhecem isso ao selecionar uma parte do texto e verem, no menu contextual, aparecer a opção fala. Porém, mostraremos uma maneira para não precisar selecionar nada antes e já partir para a leitura do texto inteiro. 

O processo é muito simples: depois da função ativada nos Ajustes, basta arrastar dois dedos de cima para baixo, iniciando no topo extremo da tela, para fazer aparecer um controle de áudio que permitirá você pausar, avançar ou retroceder a leitura, além de determinar a sua velocidade.

Controle visual que aparece na tela ao acionar a função

Isso pode ser feito em grande parte dos textos visualizados no iPhone ou iPad: sites, aplicativos de redes sociais, editores de texto, etc.

Você pode escolher a voz que prefere ouvir, e algumas você precisa fazer o download para deixá-las carregadas no sistema. Dependendo da língua em que o texto está escrito, a detecção é automática e o sistema irá adaptar a voz ao idioma, com sua pronúncia específica. Mas apesar disso, palavras em inglês no meio de um texto em português podem não ser reconhecidas, e aí a pronúncia será aquela macarrônica que já conhecemos da Siri.

Como a função lê tudo o que está na tela, em sites normalmente é lido outros elementos da página, o que pode ser um pouco aborrecedor. Então o ideal é antes, quando possível, colocar a página em modo leitura

A leitura em português ainda não é perfeita e tem muito o que melhorar. O sistema parece não considerar alguns pontos finais e vírgulas nas frases, e palavras em negrito provocam uma pequena pausa na leitura, quebrando a harmonia da mesma. Seja como for, é uma função que pode ser bastante útil em certas situações.


Como ativar a função nos Ajustes

Passo 1: Abra os Ajustes do sistema.

Passo 2: Vá em Geral › Acessibilidade.

Passo 3: Toque em Fala.

Passo 4: Ative a opção “Falar Conteúdo da Tela“.

Passo 5: Para ler qualquer texto presente na tela, arraste rapidamente dois dedos de cima para baixo (partindo da parte de fora da tela) para ativar a leitura.


Como mudar a voz da fala

Repita os três primeiros passos anteriores e selecione o menu “Vozes“. Você verá então uma lista com dezenas de línguas e poderá baixar as que você quiser. Para o português, há algumas opções (masculinas e femininas) tanto para a versão brasileira quanto a de Portugal.


Como melhorar a pronúncia de algumas palavras

Durante a fala, você irá perceber que a voz brasileira ainda tem dificuldades em pronunciar algumas palavras em outras línguas. Mas você pode melhorar isso e informar ao sistema como certas palavras devem ser pronunciadas.

Siga os três primeiros passos anteriores e selecione o menu “Pronúncia“, no final da tela. Toque no botão de + e digite a substituição da palavra (ou frase) que você deseja.

Botão Voltar ao topo