Resenhas

Carregamento “sem fio” no iPhone: o que é e como funciona

carregamento por indução (geralmente chamado de “sem fio“) é a forma mais prática de você alimentar a bateria do seu aparelho, pois basta apoiá-lo sobre a superfície para que a carga comece a funcionar, sem precisar conectar nenhum fio no dispositivo.

A partir de 2017, a Apple começou a incorporar esta tecnologia nos novos iPhones, fazendo-a ficar mais popular e conhecida no mercado. Mas como ela funciona? Quais os dispositivos compatíveis? Qual a diferença dela para o método tradicional de carregamento?

Neste artigo, pretendemos responder estas e outras perguntas.





Padrão Qi

A Apple felizmente adotou o padrão Qi (lê-se tchi), o mesmo usado por grande parte da indústria. Isto significa que é possível usar bases de outras marcas ou aproveitar o carregamento wireless disponível em restaurantes, aeroportos, etc. Depois que o iPhone adotou este padrão, passamos a ver mais opções disponíveis por aí.


Velocidade de carregamento

A potência energética fornecida pela base de indução determina a velocidade de carregamento do iPhone.

As bases mais comuns oferecem 5W de potência e são perfeitamente compatíveis com o iPhone. No entanto, ele aceita corrente de 7,5W, o que o faz carregar de forma mais rápida. Mesmo que você use uma base com mais potência que isso (como por exemplo, 10W), o iPhone só irá absorver por indução os 7,5W. Mas não se preocupe, não há nenhum problema em usar bases mais potentes. Inclusive, se um dia a Apple aumentar esta capacidade de absorção, você já estará preparado.

Carregamentos por indução são normalmente mais lentos que aqueles realizados por cabos, e isso acontece em todas as marcas. Isto é próprio da tecnologia, pois a perda de energia no processo de indução (em média, 30%) é bem maior que a feita com fios. Por isso, não dá para esperar que um carregamento wireless seja tão rápido quanto aquele usando o cabo Lightning.

Repare que recarregar o iPhone com uma base de indução tem performance parecida com carregar com cabo usando o carregador original que vem na caixa do iPhone.

A única vantagem do carregamento sem fio é a comodidade. Basta você apoiar o aparelho sobre a base e ele já está recarregando a bateria, sem você se preocupar em conectar nada. Ao sair do local, basta pegar de volta o aparelho como se ele estivesse sobre a mesa e sair, sem burocracias técnicas.

Muitos compram bases simples de 5W (menos caras) para colocar ao lado da cama e deixar o iPhone carregando à noite, pois a velocidade do carregamento não é tão necessária neste caso.


Quem é compatível

Todos os iPhones lançados a partir de 2017 são compatíveis com a recarga por indução. Ou seja:

  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone X
  • iPhone XR
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XW Ultra (ops, esse é segredo ainda)

“Mas eu atualizei o iOS do meu iPhone 7, posso usar uma base de indução para carregar”?
Não.
É bem comum recebermos este tipo de pergunta, pois muitos não compreendem muito bem o que é exatamente este tipo de carregamento. Ele não está associado ao software e sim ao hardware. É preciso que exista uma bobina interna que realize a transmissão de energia para a bateria, e isso somente os novos dispositivos possuem. Também não pode ter a traseira metálica, pois ela corta a corrente (por isso os novos iPhones possuem traseira em vidro).


Capinhas e metais

Dependendo da base escolhida, ela permite o carregamento a alguns milímetros de distância, o que possibilita usar capinhas enquanto o aparelho é carregado.

Por não poder haver nada de metal entre a base e o iPhone, capas metálicas ou plaquinhas fixadas para suportes magnéticos não poderão ser usados enquanto se recarrega o aparelho. Em muitas bases, há um sistema de detecção de metais (FOD, Foreign Object Detect) que identifica objetos estranhos e interrompe a corrente caso identifique algo metálico. Então, se sua capinha tiver isso, você terá que retirá-la para carregar o iPhone.


Dicas para carregamento sem fio

  • O iPhone precisa estar bem centralizado na base. Se o carregamento estiver falhando sem que haja nenhum objeto entre as duas partes, tente reposicionar o aparelho. Caso esteja utilizando uma capinha, experimente retirá-la para ver se é ela a responsável pela interferência.
  • Se o iPhone vibrar (ao receber uma notificação, por exemplo), ele poderá mudar de posição. Isso poderá fazer com que a base de carregamento pare de carregar o iPhone. Se isso acontecer com frequência, considere desativar a vibração, ativar o recurso Não Perturbe ou usar uma capa para evitar a movimentação.
  • O iPhone pode aquecer um pouco durante o carregamento. Se a bateria ficar muito quente, o software poderá limitar o carregamento acima de 80% para estender a vida útil da bateria. O iPhone carregará novamente quando a temperatura baixar. Tente levar o iPhone e o carregador para um local mais fresco.
  • O iPhone não carregará por indução caso já estiver conectado a uma porta USB. Se o iPhone for conectado à porta USB do computador ou a um adaptador de alimentação USB, ele carregará a partir da conexão USB.

Ficou com mais alguma dúvida sobre carregamento por indução? Escreva aqui nos comentários e nos ajude a enriquecer este texto, para que mais pessoas possam ser beneficiadas. 😉

 

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Tiago

    Então comprei um iphone xs max. Tenho um programa no pc que verifica o numero de ciclos, meu iphone ta com 14 ciclos, porém na saúde da bateria la nos ajustes caiu de 100% pra 99%, fiquei preocupado e liguei pra apple e eles fizeram diagnostico do meh iphone e disseram que esta tudo ok com meu aparelho e que geralmente é normal cair rapido de 100% pra 99%, aconteuceu com alguem aqui isso? Pode parecer bobeira mas se for parar pra pensar se levar isso em consideração qdo ele estiver com 140 ciclos a saude da bateria chegaria a 90%. Quero a opinião de vcs.

    • Leonardo Negrisoli

      Não sei se a autonomia da bateria seria medida numa ciencia exata como essa conta que vc fez… Claro, isso é puro “achismo” meu…
      Eu ficava super neurótico com relação à saúde da minha bateria, hoje eu nem reparo nissoo, ponho e tiro da tomada na hora que me da na telha e sou mais feliz hj ahahaha.
      Nao agreguei nada no seu comentário né? Sorry 😛

      • Tiago

        De certa forma agregou pq to tentando ligar o ??? pra esse lance de neura com a bateria. Rsrs dispositivo caro a gente fica neurotico mesmo. Rsrs

        • Lima

          Não tem pra que essa neura, 90% é muito bom ainda.
          Só pelo fato de não existir nenhuma bateria boa o suficiente pra durar dias , voce nem deveria se preocupar em procurar celular por causa de bateria e sim por outros features.

        • Leonardo Negrisoli

          hahaha liga esse botão do ??? e seja feliz rs

      • Petroli Eduardo

        Opa amigo. Te entendo perfeitamente. Quando troco de iPhone e pego um novo, nos primeiros dias eu fico com uma paranoia por causa da bateria…. Ao passar do tempo, nem me preocupo mais, simplesmente liga na tomada quando precisa rs rs. #Énois

        • Leonardo Negrisoli

          haha é bem por aí mesmo haha! Tamo junto

    • Fabrício H

      Comprei um 8 Plus há 2 semanas. Fui olhar a saúde da bateria agora depois de ler o seu comentário e também já caiu pra 99%.

      Mas acho que não vai cair nessa proporção não (espero). Meu 6S estava com 72% depois de 3 anos de uso. Troquei a a bateria pra vender.

      • Tiago

        A atendente da apple me disse que seria normal cair de 100 pra 99% fiquei mais tranquilo.

      • Marlon Fuhlendorf

        Comprei um iPhone 8 plus faz quase um ano, uso direto, carrego via cabos em casa e por indução no trabalho, todos os dias (tirando e pondo), e ele está com 89% da bateria…acho que é normal.

    • Kosinski

      Estou com meu XS Max a dois meses, carrego ele só por indução (fica o dia todo no escritório na base) e algumas vezes uso o Fast charge, e ele continua com 100% de saúde da bateria.

  • paulogrego

    Não entendi a piada do XW Ultra ?

  • paulogrego

    Eu sou fã dessa função, uso e recomendo carregadores Anker, muito bom material, fino, excelente qualidade!
    Bem, tem muita polêmica em torno deles, se prejudica a vida útil da bateria ou não, enfim, tem milhares de testes por aí, de todos os tipos, e não há conclusão! Alguns dizem que pode reduzir levemente, outros que pode melhorar, outros que tanto faz…
    O fato é que vai de caso a caso então ao meu ver não é algo a se preocupar! Bom, eu vou usar sempre e aproveitar.
    Outra coisa, tem muita gente que diz ser bobeira e inútil. Novamente vai de cada um, tem gente que comenta e nunca usou tb.
    No meu caso achei muito bom, a praticidade é incrível.
    Ah tenho também um marca Begeus que serve de suporte no carro e ao mesmo tempo carrega sem fio, ótimo tb, recomendo muito!

  • Vinicius Diagonel

    Muito boa a matéria , uma observação , ali não seria “Dicas para carregamento SEM fio “ ?

    • Com certeza.
      Obrigado pelo toque!

  • Gabriel

    Além da comodidade, não deixa de ser um padrão de carregamento. No futuro, quando pessoas que acham o carregamento por indução uma besteira tiverem também uma base em casa ou no trabalho, não haverá problemas de não poder carregar por causa da incompatibilidade de cabo!

  • Carlos Davi

    A – No caso de descarga elétrica, exemplo, nos eletrônicos com fio, o mesmo se aplica a carregamento sem fio, ou seja, pode danificar o iPhone?

    B – O fato de colocar p carregar, descarregar, carregar… O tira e coloca na base de carregamento sem fio, não causaria um problema ocioso ou algum outro problema futuro?

    • Petroli Eduardo

      Compartilho das mesmas dúvidas amigo.. Se alguém puder responder, agradeço…

    • carlos_davi 3+

  • Fabricio

    Comprei uma Bateria Qi da Sony de 5.000 mAh. Estou muito satisfeito com carregamento sem fio no IPhone X. Escolhi a bateria Sony pela marca, sei que existem bateria com mais mAh, mas 5000 supri bem o que preciso. Única coisa que notei, e lendo a matéria acredito que seja esse o motivo, em dias de muito calor quando estou no carro e coloco iPhone carregar sem fio a velocidade da carga diminui muito ou as vezes nem acontece. Aí eu conecto o cabo ligthing a bateria. Uma dica que estou usando e ajuda muito para iPhone não escorregar na hora da carga, eu comprei um daquelas bases de silicone que vc coloca no painel do carro e que pode colocar coisas que ela não deixa deslizar. Comprei uma, cortei e coloquei sobre a base da bateria, e a mesma não impede a passagem da carga. Ajuda muito pois com o carro em movimento evita que iPhone dance sobre a bateria e deixe de carregar.

  • Ber

    Outra coisa que eu acho importante (e que me fez aderir de vez ao carregamento por indução) é que a chance do cabo ser danificado é quase zero. Teoricamente, os cabos são danificados quando se usa o celular enquanto carrega. Sendo que na prática não é só isso. Mas bom, o que importa aqui, é que o carregamento assim, com a base fixa (e consequentemente o cabo), a vida útil é muito maior. E sem contar a facilidade de reposição do cabo numa eventual tragédia(?), por não ser o cabo da Apple (R$170+?) e sim um Micro USB comum (R$10?).

    De qualquer forma, eu nunca tive problema com essa tal “fragilidade” dos cabos Apple. Meus cabos sempre duraram até que eu perdesse OU vendesse junto do aparelho antigo, pra inteirar a compra do novo (e consequentemente ficava com o cabo novo).

    Vida longa ao carregamento por indução!

    • Gustavo Singh

      Amém

  • Anderson Lopes

    Coloquei o iPhone Xs Max pra carregar com 5% com 1:48 minutos já está em 96%. O tempo que levava pra carregar um 6s.

  • Gustavo Singh

    Eu fico temeroso de carregar porque já li uns comentários em blogs de iPhone (não lembro as fontes infelizmente) dizendo que esse tipo de carregamento pode ser prejudicial à bateria no longo prazo (não sei de que forma). Mas tenho um carregador indutivo muito bom da Samsung.

  • Valmor Neto

    IPhone XW Ultra? Só eu que li isso?

  • Miguel Dornaes – Virtuamigtec

    Existe algum boato desse iPhone XW Ultra ? Já sei que hoje não é 1 de Abril !!!

  • Marco Mendes

    Olá, o carregador sem fio do appleWatch funciona com o iPhone X? Obrigado!

    • Anderson Lopes

      Não!

  • Wagner De Araújo Silva

    Alguém sabe me informar se o Fórum está desativado mesmo? Abraços

  • Yuri

    Ainda não acho nada prático esse método. Deixo meu iPhone no cabo só a noite quando estou dormindo, e ele dura o dia todo. Se fosse carregar, seja onde for, por indução, além de ter a perda energética, esquentar o telefone, ainda se eu precisar pegá-lo pra mexer nele, para de carregar. Ou seja, teria que deixar só em casa? ainda não faz sentido.

  • Leonardo Herculano

    Comprei um carregador Baseus Sem Fio Qi para uma cliente, espero que tenha sido coincidência, mas depois de 3 meses a bateria do iPhone 8 dela que era zerado, pifou completamente, ela reclamou que esquentava bastante quando carregava… Mandou para a garantia e está aguardando, peguei o carregador para testar e ao deixar meu iPhone 8 que tem 2 meses de uso carregando durante a noite no criado mudo, ao retirar umas 6 horas depois, notei que estava muito quente ainda(mesmo no quarto com ar ligado a noite inteira). Fiquei receoso e voltei a usar no cabo mesmo!

    • Leonardo, chegamos a fazer testes com este carregador Baseus (é aquele que desmonta e fica de pé, não é?) para vendermos em nossa loja, mas desistimos justamente porque ele esquentava demais o aparelho. Como só trabalhamos com produtos testados e aprovados por nós, esta base não foi para a loja.

      Não sei se foi isso que prejudicou a bateria do seu cliente, mas esta base específica realmente não nos pareceu normal.

      • Leonardo Herculano

        iLex, o modelo que comprei pra ela, não fica em pé, é um que é revestido em couro e tem o carregamento do tipo rápido. Ela não quis ficar mais com ele e aceitei como pagamento de um serviço. Mas com o aquecimento, fiquei com receio de usar… 🙁

  • Samuel Stefison

    Muito bom o artigo e me esclareceu algumas duvidas que eu achava ser problema ou da base ou do iphone que era o carregamento parar quando atinge 80%, realmente sempre noto que nessa porcentagem de bateira ele esta um pouco mais quente que o normal, vou observar se apos ele esfriar o carregamento continuara normalmente. Parabéns pelo artigo

Back to top button