Aplicativos

Google disponibiliza visita virtual ao Museu Nacional do RJ antes do incêndio

Uma das enormes tragédias culturais que aconteceu este ano foi, sem dúvida, o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O fogo destruiu um acervo irrecuperável de mais de 20 milhões de peças, entre elas, o crânio de Luzia, considerado o mais antigo encontrado nas Américas, e que tinha sua idade estimada em 11.500 anos.

Apesar da inestimável perda, um pequeno e singelo consolo ainda nos resta. O Google liberou esta semana o acesso a um tour virtual por diversas salas e parte do acervo antes do incêndio.





O tour é resultado de uma parceria entre o Google, UFRJ e Ministério da Cultura (MEC) firmada ainda em 2016. As imagens já estavam sendo registradas antes do incêndio, o que permitiu reuni-las agora em um tour virtual.

YouTube video

O acervo virtual conseguiu registrar diversos ítens, como o Meteorito Bendegó (um dos sobreviventes do incêndio), o Tiranossauro e as múmias que faziam parte da coleção.

Gato mumificado

O tour virtual pode ser feito tanto no iPhone quanto no iPad pelo aplicativo Arts & Culture, do Google, através deste link.

[appbox appstore 1050970557]
Fonte
blog.google
Botão Voltar ao topo