iPad

Adobe anuncia oficialmente uma versão completa do Photoshop no iPad a partir de 2019

Esta notícia nós já demos aqui em julho e só agora foi oficialmente confirmada pela empresa na conferência Adobe Max que acontece hoje. O iPad Pro conseguirá rodar uma versão completa do Photoshop CC bastante similar àquela instalada em computadores.


Camadas, níveis, filtros, objetos inteligentes, barra de ferramentas e tudo o que você já usa no programa de computador, poderá fazer no iPad Pro, com o adicional de poder usar o Apple Pencil para ter mais precisão e praticidade. E os mesmos arquivos poderão ser sincronizados pela nuvem da Adobe (Creative Cloud), o que permite você começar o trabalho em um dispositivo e continuar em outro.

Mas esta migração não será imediata. A Adobe promete primeiro liberar uma versão mais limitada em funções, adicionando outras com o tempo. Não há nenhuma data estabelecida para isso começar a acontecer, apenas a promessa de ser “em 2019”.

É importante lembrar que os pacotes CC (Creative Cloud) funcionam no modelo de assinatura mensal/anual, em que o usuário precisa pagar constantemente para poder usar os aplicativos. O Photoshop CC no iPad seguirá o mesmo modelo.

Há opções com preço único na App Store, oferecidas por concorrentes. O mais conhecido é o Affinity Photo, que por R$64,90 oferece muitas ferramentas similares no iPad. Eu andei testando-o e ele é muito bom, porém não é capaz de reconhecer Objetos Inteligentes importados de arquivos PSD, o que no meu caso é um problema, pois eu os utilizo bastante.

Fonte
theblog.adobe
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Com o poder do iPad e a estabilidade do iOS, demorou para termos nele o que já temos nos PCs/Macs.

    Sem dúvida uma tendência mto boa, apesar de nao acreditar no rápido desenvolvimento. Os softwares que poderiam alavancar exponencialmente este crescimento, como a suite m. office rodando com todos os recursos no iPad, sem um mouse a usabilidade nao seria tao boa, afinal usar a caneta pra algo mais preciso, ou ficar tocando a tela para selecoes no Excel já se provou algo péssimo. E como a Dona Apple nao vai liberar mouse tão breve (chute meu), imagino que este crescimento seja tímido e atinja apenas softwares de nicho, como o tratado na matéria.

    Mesmo assim não tiro o mérito do melhor tablet já produzido. O iPad é realmente ótimo! Para ser incrível faltam detalhes.

    • Se for confirmada a entrada USB-C no próximo iPad, a gama de acessórios (como trackpad para substituir o mouse) pode ser enorme.

      • Entradas polemicas… como o Tio Cook gosta disso. (Essa frase ficou estranha, mas eu juro que to escrevendo sem duplo sentido)

        Pq a Apple lança produtos novos com conexões velhas? Já não deveríamos estar na USB-C desde o iPhone 7, já que temos um produto de mesma época (Macbook) com esta conexão?

        • Henrique A.

          E se for passar o iPad para USB-C, entendo que deveria padronizar de vez e passar todos os produtos de lightning para USB-C.

          • Exato!
            Lightning deveria ter morrido já. A sua existência é prova de pura teimosia, preciosismo e “mercenarismo” da Apple.