iOS

Tudo o que muda nas notificações do iPhone e iPad com o iOS 12

Uma das principais mudanças do iOS 12 é o gerenciamento de Notificações e o modo como elas são apresentadas na tela bloqueada. Neste artigo, você verá um resumo de tudo o que muda na nova versão.


Não houve mudanças substanciais no modo como as Notificações do iOS funcionam, apenas uma melhoria no uso. Há tempos já vínhamos reclamando do acúmulo de informações que fica quando diversas notificações aparecem na tela bloqueada. Inclusive já mostramos aqui como diminuir os aplicativos que deixam notificações na tela, para diminuir a poluição visual. Conceitos também foram criados sugerindo melhorias neste sentido.

Felizmente a Apple resolver mexer nisso no iOS 12.


Notificações em Grupo

Diferentes notificações do mesmo aplicativo agora ficam agrupadas, para otimizar o espaço na tela bloqueada (ou na Central de Notificações).

Ao tocar no grupo, ele se expande as notificações, para permitir a leitura individual delas.


Notificações durante o Não Perturbe

As notificações recebidas durante o período de Não Perturbe serão destacadas no topo, para você saber quais as que chegaram sem você perceber.


Notificações com mais conteúdo gráfico

Fotos recebidas no WhatsApp ou imagens que aparecem nas notificações podem ser visualizadas diretamente nelas, sem precisar abrir o aplicativo. Basta pressionar a notificação ou deixar o dedo sobre ela por 2 segundos (em dispositivos não compatíveis com o 3D Touch).


Limpando as Notificações

Há diversas maneiras de apagar as notificações da tela. No topo, ao lado de onde está escrito “Central de Notificações”, você verá um botão X que apagará tudo daquela seção.

Se você abrir um grupo de notificações, verá um outro X para apagar apenas as daquele grupo.

Caso você queira apagar cada uma de forma individual, basta arrastá-la para o lado esquerdo, para aparecer a opção “Limpar”. Você pode fazer isso também para grupos inteiros.

Para limpar tudo de uma única vez, basta tocar por 2 segundos qualquer botão de X (ou apertá-lo com o 3D Touch) para aparecer a opção.


Ajustes instantâneos

Outra facilidade introduzida no iOS 12 foi a possibilidade de configurar as notificações sem precisar ir até os Ajustes do sistema. Ao deslizar a notificação para o lado, a opção ‘Gerenciar‘ aparece.

Você pode fazer com que as notificações daquele aplicativo passem a ser recebidas em silêncio, ou até mesmo desativá-las completamente.


Alertas Prioritários

Esta nova categoria de notificação serve para serviços essenciais e de emergência, para que apareçam e chamem atenção mesmo quando o Não Perturbe estiver ativado. Por exemplo, se você tiver um aplicativo que controle o seu nível de glicemia e ele identificar que, em um determinado momento, ela está crítica. As notificações do aplicativo irão apitar no iPhone ou iPad, mesmo com ele no Não Disturbe.

Este tipo de alerta a Apple disponibiliza apenas para informações médicas e relativas à saúde, assim como segurança domiciliar e defesa civil (por exemplo, aviso de perigo iminente na região).


Contagem de Notificações nos Ajustes

A função Tempo de Uso também registra o número de notificações que você recebe, dando condições de avaliar se algum está sendo chato demais e útil de menos.


Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ricardo Soares

    Muito útil essas implementações. Que venha o IOS 12.

  • Luan

    Uma coisa que acho que a Apple nunca irá mudar e está me incomodando muito é Multitarefa e atualizações em segundo plano.

    Por exemplo,só consigo baixar minhas músicas do Spotify para ouvir off-line com a tela ligada e o app aberto,o mesmo para fazer backup e compartilhar minhas fotos no Google fotos e até para atualizar meu mapa off-line. Não é possível abrir um áudio no Safari e ouvi-lo em segundo plano e nem podemos assistir um vídeo do YouTube com o app fechado como até um Android de R$500 fazem. É um absurdo um sistema tão inovador e um dispositivo caro top de linha não permitir usar apps em segundo plano e você ser obrigado a deixar a tela ligada com o app aberto !

    • Vinicius Alves

      Tudo isso depende não somente da Apple, mas dos desenvolvedores também. No caso dos vídeos do YouTube, isso é proposital, justamente para te cobrar essa “função extra” no YouTube Red. As atualizações em segundo plano do iOS são bem restritivas aos apps de terceiros e eles precisam usar API’s específicas para permitir que o sistema gerencie tudo isso, o que na maioria das vezes não acontece. Um dos poucos aplicativos que eu já vi fazer atualizações mesmo em segundo plano são o Waze para atualizações de mapa e o Sky Guide para baixar o pacote completo deles.

      • Luan

        A Apple é exigente e quando quer faz acontecer.
        E o sistema realmente é fechado. Não depende apenas de desenvolvedor. E se depender,é obrigação dela fazer todos os aplicativos funcionarem de acordo! Você não acha ?!

        • Daniel Luz

          Não, ué, já tem mais de cinco anos que a Apple fez a parte dela. O sistema dela tem sim suas limitações, mas na grande maioria das vezes a culpa é dos desenvolvedores, seja por descaso (muito comum no Google) ou por questões de negócio (como o YouTube Red, já citado).

          Pra citar alguns exemplos de como as coisas já funcionam hoje:
          – Eu ouço podcasts usando Overcast. Toda manhã entro no carro e os episódios novos já começam a tocar, sem eu sequer abrir o app.
          – Sempre que envio um artigo para o Pocket em qualquer aparelho, em poucos segundos o meu iPad já está com a versão offline disponível.
          – Uso OmniFocus no celular apenas por widget, quase não toco no app, e está tudo sempre lá.
          – O sistema de notificações do WhatsApp também é todo feito por processamento em segundo plano — não seria nem mesmo possível ter criptografia de ponta a ponta e notificações com conteúdo ao mesmo tempo se isso não funcionasse.
          – Quando eu usava o Carousel do Dropbox pra sincronizar fotos lá por 2014, ele também fazia o upload, na maior parte do tempo sem muitas dificuldades — aqui sim começa a pesar uma limitação da Apple: você precisa periodicamente usar o app, ou ele eventualmente pára de sincronizar.

  • Caprichou agora!

  • Luan

    Se eu atualizar para o iOS 12 Beta,quando sair a versão final,posso atualizar direto dos ajustes sem precisar de computador ?

  • Suellen Gurgel

    Pra quem utiliza o Mail, as notificações também não estão se agrupando? As dos outros apps são agrupadas normalmente mas as do Mail ficam soltas como se não houvesse essa opção. Eu utilizo duas contas do Hotmail nele e a do iCloud. https://uploads.disquscdn.com/images/ce6c8adb28ae34fbf27d8c6af84cb53362b541216a8ac464f0ba09acd551f167.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/1a01f6cb4fe21ad4297b20b54261dd8061005a33c09b435ad515159b02386776.jpg

  • Factur

    Muito bom, existem mais exemplos bons no Blackberry OS10 onde a Apple poderia se inspirar mais.
    Começou com o fechamento de App nos iphone X, agora nas notificações, quem já usou Blackberry sabe do que eu estou falando.

  • Vítor

    Mas esse agrupamento é obrigatório? Eu gosto mais do jeito que está hoje em dia, sempre achei ordem cronológica melhor do que agrupamento. É melhor para eu ter noção do que está acontecendo, sdds Instagram, aliás acho que ele é o melhor exemplo de app que era cronológico e se estragou mudando o feed. Existe algum modo de manter como está agora?

  • Skinny

    Ja está na GM se eu não me engano.

  • Como uso o app Atalhos no iOS 12? Nao consigo usar!!