Curiosidades

Conceito sugere algumas melhorias no sistema de notificações do iOS

As notificações do iOS são algo que já se tornou corriqueiro na nossa vida digital. Seja por um SMS que chega, ou um compromisso que apita, ou então algum aplicativo avisando algo que solicitamos. No iPhone, elas evoluem um pouco a cada atualização do sistema.

Porém, há quem considere uma bagunça o modo como o iOS gerencia as notificações. É o caso do designer Kauhi Hookano, que desenvolveu um conceito de como ele acha que o sistema poderia melhorar neste sentido.

A jornada do usuário

Kauhi não se limitou apenas a reclamar e dizer que não gostou, mas estudou a fundo o que ele considera problemático nas notificações. Para isso, ele traçou a “jornada do usuário“, que é uma representação do que a pessoa passa usando o modelo atual.

Ele imaginou um usuário pegando o seu iPhone e despertando a tela, para ver as notificações não lidas. Se forem muitas, ele terá que rolar a tela para ver todas. Ele até pode responder alguma com um Quick Reply (uma mensagem, por exemplo) sem precisar desbloquear a tela, e isso é legal. Porém, os outros avisos ficam misturados e amontoados, sem nenhuma classificação.

Outro problema apontado por ele é que a barra de notificação é invasiva, tapando informações importantes da tela. Em uma navegação GPS, por exemplo, pode distrair o motorista e atrapalhá-lo.

Outro problema: há vezes em que você toca em uma notificação e ela abre, mas apaga todas as outras do mesmo aplicativo. Se você não viu, perdeu.

Como melhorar

Foi então que ele fez um estudo analisando o que poderia melhorar. Primeiramente, ele faria as notificações menos intrusivas, que não atrapalhassem as informações da tela. Ele também dividiria os avisos da Central de Notificações em aplicativos, para que o usuário possa focar e ver tudo o que recebeu da mesma fonte. Apenas com gestos, o usuário poderia selecionar qual aplicativo quer dar prioridade na visualização. E aí só apagar os daquele aplicativo específico.

A Siri também poderia ajudar nisso. Através de aprendizado de máquina, a assistente virtual poderia selecionar informações importantes para o proprietário, resumindo tudo em uma notificação matinal.

O projeto inteiro pode ser visto no site Behance.

E você, o que acha do sistema atual de notificações no iOS? Concorda que ele pode ser melhorado?

via not Jony Ive

Botão Voltar ao topo