iOS

iOS 12.1 irá permitir regular a profundidade de campo das fotos em tempo real nos novos iPhones

Os novos iPhones XS, XS Max e XR possuem uma funcionalidade exclusiva chamada Controle de Profundidade, que permite ao usuário editar a profundidade de campo de uma foto tirada em modo Retrato, sem precisar de aplicativos externos para isso.

Os novos modelos nem mesmo chegaram ao Brasil e o iOS 12.1 já trará uma melhoria nesta funcionalidade. Ele permitirá que a profundidade de campo seja regulada antes mesmo da foto ser tirada.


A equipe do Blog do iPhone já está experimentando o beta do iOS 12.1 em um iPhone XS e conseguiu conferir a novidade.

Em fotos no modo Retrato, o aplicativo Câmera ganha um botão a mais, para simular a regulagem da abertura do diafragma, que é o que determina o quão desfocado ficará o fundo da imagem. Aí então aparece um regulador na parte de baixo da tela, que serve para aumentar ou diminuir a profundidade de campo.

Assim, é possível fazer a composição da foto em tempo real, dando mais opções para o “fotógrafo” dar asas ao seu talento.

Lembrando que esta função é exclusiva para os novos iPhones XS e XR, não estando disponível em modelos anteriores. O iOS 12.1 está atualmente em fase beta e não há data oficial para a liberação da versão final.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Guilherme Paviani

    “Lembrando que esta função é exclusiva para os novos iPhones XS e XR”. Até parece que o X não é capaz de realizar essa função.Alias, os apps DarkRoom e Focus, realizam muito bem essa função.

    Isso é pra forçar o consumidor a comprar os novos modelos para ter esses recursos. Fizeram o mesmo com o teclado do iPhone 5s, etc. Não tinha a função 3d Touch e tiraram vários recursos do aparelho, agora com o ios12 colocaram varias funções do sistema mesmo ele não tendo o 3D Touch. Uma verdadeira vergonha!

    E o que é pior, pagar 1000 doletas e um aparelho que agora nem a função de profundidade focal é possível mexer no próprio sistema?! PQP !!! To revoltado mesmo! kkkkkkk

    • João Moura

      Não só o Iphone X, como também todos os modelos que possuem duas câmeras e que tirem em modo retrato. Não esperava menos. Vai vir muito caro esses modelos.

      • Paulo Nunes

        Com certeza! Afinal, a mudança na profundidade de campo APÓS a foto ser feita só é possível via software: ou a foto é feita com maior profundidade focal e o software vai desfocando artificialmente à medida em que você mexe no slider (não é possível fazer o inverso, criar foco numa região desfocada), ou a câmera tira várias fotos em sequência com as aberturas possíveis e, em vez de passarmos o dedo de uma foto pra outra, mexemos no slider, que mostra melhor a transição visual entre uma abertura e a próxima no que aparenta ser uma foto única. No máximo isso deve exigir uma capacidade de processamento gráfico maior, mas acho que os modelos mais antigos ainda têm de sobra.

        • Estan Duarte

          A7 poderia fazer isso sem delongas. Imagina o A11…

    • Diego Mattos

      Compartilho da mesma opinião, Guilherme.

      Vou continuar no meu iphone 7 plus por mais 3 anos tranquilamente. Não vi nada que me chame tanto atenção assim.
      Antes era sinônimo de qualidade. Agora virou de obsolescência.

      • Daniel Vitor

        Concordo Diego, tenho um 7 Plus e não vejo motivos para troca-lo.
        Uso app Focus e outros para ter as mesmas funções que a Apple capa do aparelho para forçar a comprar o modelo mais novo!
        Igual dizer que somente era possível modo retrato com 2 câmeras, daí vem o Xr e como passe de mágica ela consegue colocar o modo retrato.
        Os efeitos de luminosidade só disponível no 8 em diante, sendo que sabemos que o 7 tem processador para isso, porém não é interessante que o aparelho tenha as funções, se não, qual motivo para trocar de aparelho né?
        Enfim, Apple está se perdendo e o que ainda segura os usuários é o iOS, mas se continuar nesse ritmo, não será por muito tempo!
        Ainda mais subindo os preços dos devices, mesmo nos EUA.

        • John Diego

          nada q um jailbreak não coloque essas funções nos nossos iphone 7 plus (efeitos e desfoque igual o XS e XS Plus)

    • Adriano Arcuri

      Ótima colocação. Mundo capitalista é feroz :/

    • Antonio A. B. Boaretto

      Neste mundo tudo se cria, tudo se copia . Esta função já existe em celulares de outras marcas (como o Asus Zenfone 5Z por exemplo) ou, seja, mais uma vez a Apple lança uma função que já existe em outros celulares e pra quem lê a matéria, parece que a Apple criou esta função . E antes que eu seja criticado, sou usuário de Apple, Android e Windows .

      • Estan Duarte

        Mas acho que a materia cita como criaçao da funcao no mundo “iPhone”, a comparacao é logica.
        Compreendo voce sobre a funcao, ja presentes em alguns modelos e apps ha alguns anos.

      • Eu entendo que, para um usuário da Asus, ficar repetindo o mantra “tudo se cria, tudo se copia” é algo necessário, afinal a Asus copiou até o NOTCH do iPhone.

        O problema dos haters é que geralmente eles não sabem ler e possuem uma péssima interpretação de texto. Não consigo ver no artigo nada que diga que a Apple foi a primeira a fazer isso. Inclusive, se você fosse REALMENTE um leitor deste blog, já teria visto que nem achamos esta função lá grande coisa, e até publicamos um artigo mostrando aplicativos que já fazem isso há tempos. 😉

        #hater

        • Guilherme Paviani

          Sem falar que, nao sei exatamente se foi isso mesmo que ocorreu. Até onde sei, a apple lancou o recurso dof (modo retrato) no iphone x, popularizou, ai os concorrentes vieram junto nessa briga.
          Eu acho que o ILex tem razão, o carinha nao deve acompanhar o blog rsrs

  • Michael Scofield

    É verdade que o modo retrato do XR funciona somente com pessoas ?

    • John Diego

      se funcionar só com pessoas, é a mesma coisa que o filtro do stores do instagram faz, ele só identifica rosto para desfocar o fundo

  • Vitor Gyn

    Deveriam liberar essa função pro iphone X. #xatiadu

  • Marcelo Pignatari

    Poderiam lançar esta ferramenta no modo de vídeo!

  • Silvio Issao Maruyama

    Alguém saberia dizer quantos Mbs ocupa uma foto nos iPhones XS? E 1min de vídeo seria quantos Mbs?
    Pretendo comprar um e gostaria de saber pra escolher entre o 64gb ou 256Gb…
    Obrigado por qualquer ajuda!