Notícias

Certificação chinesa revela a capacidade das baterias dos novos iPhones XS, XS Max e XR

A Apple nunca nos diz as especificações técnicas de suas baterias, como a capacidade nominal de cada uma delas. Ao invés disso, ela prefere dizer o quanto mais de tempo prático ganhamos em relação às gerações anteriores. Só ficamos sabendo das especificações exatas quando empresas independentes (como a iFixIt) resolvem abrir o aparelho no dia do lançamento e nos contar os detalhes escondidos.

Mas ultimamente, o órgão de certificação da China (equivalente à nossa Anatel) está nos revelando antes estas informações.


Nas páginas dos novos aparelhos no site da Apple, as especificações são bem práticas, mastigadas para quem não é geek. Elas dizem que a bateria do iPhone 10S dura “até 30 minutos a mais de duração comparada ao iPhone X” e a do 10S Max “até 1 hora e meia a mais“. No modelo 10R, a comparação é feita com o iPhone 8 Plus: 1h e meia a mais.

Agora, com a certificação chinesa sendo publicada antes do lançamento, podemos saber com antecedência os números técnicos disso.

Certificação chinesa da bateria

Segundo os documentos, as capacidades são as seguintes:

  • iPhone XS Max: 3.174 mAh
  • iPhone XS: 2.658 mAh
  • iPhone XR: 2.942 mAh

Isso é muito ou pouco? Bom, podemos fazer uma comparação com modelos de geração anterior.

Modelo Capacidade da bateria
iPhone 4 1.420 mAh
iPhone 4S 1.432 mAh
iPhone 5 1.440 mAh
iPhone 5c 1.510 mAh
iPhone 5s 1.560 mAh
iPhone 6 1.810 mAh
iPhone 6 Plus 2.915 mAh
iPhone 6s 1.715 mAh
iPhone 6s Plus 2.750 mAh
iPhone SE 1.624 mAh
iPhone 7 1.960 mAh
iPhone 7 Plus 2.900 mAh
iPhone 8 1.821 mAh
iPhone 8 Plus 2.691 mAh
iPhone X 2.716 mAh

Como se percebe, a bateria do iPhone 10S (2.658mAh) é ainda menor em capacidade que a do iPhone X (2.716mAh) do ano passado. Porém, em termos de benefício, o novo modelo promete durar 30 minutos a mais. Como isso é possível?

A performance e duração da bateria não depende apenas da capacidade física que ela comporta, mas também da otimização do sistema e da eficiência do processador. O novo A12 Bionic tem uma CPU com arquitetura de 7nm, a menor já presente em um smartphone até hoje. Tamanho menor significa também menos consumo energético, refletindo-se diretamente na duração da bateria. Se aliarmos a isso a melhor eficiência do novo iOS 12, que foi ajustado para ter menos bugs e melhor performance, fica fácil de explicar como que o novo 10S dura mais, mesmo trazendo uma bateria menor.

Um exemplo disso foi um teste feito no ano passado, em que mostra que a bateria do iPhone 8 Plus conseguia durar até 2h a mais que a do X, mesmo fisicamente sendo menor. Tudo depende da otimização que se faz entre hardware e software.

É interessante ainda notar que os modelos 10S Max e 10R trarão as maiores baterias já instaladas em iPhones. A do Max, inclusive, é a primeira a ultrapassar a marca de 3.000mAh.

O iPhone 10S e 10S Max serão oficialmente lançados na próxima sexta, dia 21, e o Blog do iPhone fará a cobertura do lançamento, trazendo as novidades dos novos aparelhos.

Fonte
MyDrivers (China)
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados