Curiosidades

Nova patente prevê um Apple Watch capaz de evitar que você queime a sua pele no sol

O câncer de pele é a forma de câncer mais comum que existe e uma das principais causas é a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol. Mas se depender da Apple, esta estatística poderá ser atenuada no futuro.

Uma patente da empresa (publicada em dezembro) imagina uma forma de identificar uma longa exposição ao sol e notificar o usuário caso os índices de UV que sua pele está recebendo sejam excessivos.


Isso vai em encontro com a proposta da Apple em transformar o Watch em um acessório que ajuda na saúde. O relógio seria capaz (com a ajuda de um acessório complementar) de conter um detector de filtro solar, que monitoraria casos em que o usuário precisasse se proteger do sol (ou indo para a sombra ou aplicando mais filtro solar).

Este acessório se encaixaria embaixo do relógio, com conexão na pulseira (e no conector escondido no Apple Watch). Isso permitiria que se pudesse adicionar a funcionalidade a uma variedade de modelos, sem precisar que o hardware do Apple Watch fosse modificado.

Há uma segunda patente da empresa com a mesma funcionalidade, mas aplicada em outro acessório “vestível”. Por exemplo, óculos.

Patentes da Apple não são certeza de que teremos novidades no futuro, mas apenas uma amostra do que o caro departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa está estudando. Pode ser que isso gere algum resultado prático no futuro, mas isso só o tempo nos dirá.

Via
AppleInsider
Fonte
US Patent & Trademark Office
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Até pode-se usar o relógio na praia, dentro do mar, dentro da piscina, principalmente quem usa pra monitorar a natação. Mas sem um motivo forte, entendo que é mais difícil o povo ficar com o relógio no pulso nessas situação mais óbvias de ficar em excesso no sol. Particularmente tiro o relógio pra ir pro mar, pra ir pra piscina e afins.

    Mais ainda, a mulherada tomando banho de sol, seria o melhor cenário para o relógio avisar a exposição excessiva. Mas quem fica de relógio numa situação dessas ?

    Sempre é bem vindo mais sensores e medições, mas acho que esse não será muito efetivo na prática, tanto que é só uma patente e muita especulação.

    • Penso parecido, mas você está subestimando as rotinas normais que a gente está de terno e gravata andando até o fórum, ou simplesmente digirindo o carro. Se tem uma exposição pesada ao sol é aquela das mãos ao dirigir. Isso querendo ou não cria uma consciência maior em torno do “passe protetor solar”. kkk

      Pena que no Brasil usar um Apple Watch em grandes centros urbanos seja um convite ao assalto… primeira vez que fui na Starbucks da Praça General Osório no Rio e vi o segurança armado eu dei risada, aí me explicaram que ele estava ali porque tinha muito assalto ao pessoal usando coisas da Apple dentro da loja.

      • Entendo e previ esses cenários, me encaixo neles, mas a exposicao ao sol oscila muito, não quero o negócio apitando só pq vou estar 5 min no sol num trajeto entre prédios ou até chegar no carro, fora que usamos manga comprida, o relógio vai estar tapado, a roupa protege do sol, o relógio vai apitar só pq teu rosto dependendo do ângulo pega sol. Não é nada útil. Um negócio desses serve pra quem tá de sunga na praia (eu uso bermuda) kkkk

  • BS

    Desculpe minha ignorância, mas não entendi como o acessório iria funcionar… Ele iria monitorar o que? E como?

    • Luis Gustavo

      Ele vaivai dizer que o sol está quente, só isso

      • KGB07

        kkkkkkkkkk boa resposta.
        Sei que não é só isso. Porém no início eu tava pensando uma coisa. Mas a frase “O relógio seria ‘capaz de conter’ um detector de filtro solar”, desfez o que eu pensei antes e me deixou muito confuso.

  • Tenho vontade de pegar um desse: https://www.kickstarter.com/projects/comfable/qsun

  • Leandro Maeda

    kkkkk eu também achei que a Apple iria trazer alguma tecnologia do futuro, que iria criar uma bolha invisível em você com proteção UV!