Aplicativos

Levou uma multa de trânsito? Conheça o aplicativo que reduz em 40% o valor a ser pago

Claro que o correto é sempre dirigirmos dentro dos limites legais de velocidade, mas eventualmente multas de trânsito acontecem. Você pode ter se distraído em algum momento e acelerado mais do que deveria, ou então foi flagrado usando o celular enquanto dirigia. Seja como for, multas são sempre desagradáveis, pois é um dinheiro que você poderia estar investindo em outra coisa e que vai embora por causa de um vacilo seu.

Para quem levou uma multa justa e precisa pagar por ela, é sempre bom saber que há uma maneira legal de conseguir até 40% de desconto no pagamento, através de um aplicativo oficial do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). E é justamente sobre ele que falaremos neste artigo.


O SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) de infrações é uma ferramenta online disponibilizada para reduzir as despesas de envio pelos Correios de multas e atrasos. Através dele, o motorista é notificado pelo celular que recebeu uma multa e pode assim ganhar descontos se eliminar as fases burocráticas de todo o processo.

Através do aplicativo, você pode baixar e preencher o formulário para indicação do condutor, caso não tenha sido você que usou o carro no momento da multa. Também pode gerar boletos para o pagamento do valor devido. Se você pagar até o vencimento da notificação, ganha um desconto de 20% (coisa que acontece também quando você recebe a notificação pelo correio).

Mas o mais interessante é que há uma opção em que você reconhece que era quem estava dirigindo e assume que a multa foi justamente aplicada. Neste caso, o desconto aumenta para 40% caso você pague até a data de vencimento da notificação. Com esta opção, você está abrindo mão de futuros recursos de contestação, por isso, só faça isso se você realmente não tiver dúvidas de que cometeu a infração.

Porém, infelizmente não são todos os estados/municípios que oferecem a possibilidade de desconto de 40%. Neste link há a lista de todos os órgãos cadastrados. O Detran do Rio de janeiro, por exemplo, oferece o benefício em todo o estado. Já em São Paulo, apenas a prefeitura de São José dos Campos oferece isso, até o momento.

Mesmo em regiões que ainda não estão incorporadas no SNE, ainda assim é possível ser avisado de multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Departamento de Infraestrutura e Transportes (Dnit) em todo o Brasil.

Após baixar o aplicativo, basta preencher seu CPF, e-mail, número da CNH e o Renavan do carro, para passar a receber suas multas por ele. O app mesmo avisa se sua região é coberta ou não pelo SNE.

A partir do cadastro, você não receberá mais nenhuma multa pelo correio, apenas pelo aplicativo. Para mudar isso, basta cancelar a adesão ao SNE para voltar a receber a papelada por carta. Se você já recebeu pelo correio, ainda sim pode se inscrever para ter os 40% de desconto, desde que não tenha passado o prazo de vencimento da notificação.

SNE
SNE
Desenvolvedor: Serpro
Preço: GRÁTIS
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Edu

    Não tem São Paulo

  • Pedro Luna

    No Rio diz que não está coberto no App, apesar de dizer na matéria.

    • Pedro Luna

      Fora que fui cadastrar e o sistema deu indisponível 🙁

  • Galante
  • Fabrício

    Lembrando que se a multa impressa não chegar no prazo de 30 dias em sua residência, pode ser pleiteada sua revogação. Com a eletrônica, não terá mais isso.
    Por outro lado, as formas de pagamento podem ser mais interessantes do que pelo modo tradicional.
    Mas o que deveria mesmo é ter bonificação para condutores que não levassem multa (desconto no ipva seria ótimo).

  • Oldskull

    tenho o aplicativo e já utilizei o mesmo em 2017 para pagar com 40% de desconto (pgto à vista) uma multa indevida, e pasmem… uma funcionária da PRF me indicou dizendo que não adiantaria entrar com um recurso pois o agente que aplicou a multa, seria o mesmo que analisaria o recurso e que jamais ele deporia contra si mesmo. Uma multa de R$880,00 caiu para R$ 540,00.

  • Robert Venicius

    Paguei ontem mesmo com 40% de desconto.