App Store

Monument Valley 2 mostra que aplicativos com preço fixo ainda podem ser lucrativos

Em 2013 começou a fazer sucesso um formato comercial para jogos que foi rapidamente adotado por grande parte da indústria: os aplicativos freemium. Neste tipo de app, o usuário baixa de graça o jogo, mas precisa ir comprando coisas de tempos em tempos para progredir mais rapidamente.

Com isso, os jogos chamados de premium (que você paga uma vez só e já baixa o jogo completo) acabaram ficando em segundo plano, pois rendiam muito menos. Afinal, o desenvolvedor só ganha no momento da compra e depois não recebe mais por aquele aplicativo.

Mas os criadores do jogo Monument Valley 2 anunciaram esta semana que conseguiram faturar cerca de 10,4 milhões de dólares nos primeiros 12 meses do jogo, o que equivale a quase o dobro do arrecadado no primeiro ano de Monument Valley 1 (US$5,8 milhões).

Números incríveis para um aplicativo.
E se formos considerar que hoje em dia é difícil encontrarmos um jogo que não nos obrigue a estarmos constantemente conectados na internet ou que nos ofereça trocentas compras internas, tudo isso reforça ainda mais a importância do sucesso de Monument Valley 2.

É claro que há diversos particulares que ajudaram neste sucesso, não apenas o fato do jogo ser bom. De fato, o segundo ano da primeira versão trouxe mais lucros que o primeiro, devido a fatores que ajudaram na popularização do jogo. A Apple passou a promover bastante o Monument Valley, que chegou inclusive a aparecer em um episódio da série House of Cards. Portanto, é muito mais fácil criar uma sequência de um aplicativo que já faz sucesso do que começar tudo do zero.

Confesso que tenho saudades do tempo em que pagávamos uma única vez pelos aplicativos e tínhamos ele completo para sempre. Por isso, é sempre bom ressaltar aqui quando um desses faz sucesso.

Via
Medium
Botão Voltar ao topo