Curiosidades

Apple comemora o Dia da Terra destacando seus esforços ecológicos

Nos últimos anos, a Apple tem aproveitado o Dia da Terra (22 de abril) para destacar seus esforços para melhorar ecologicamente o mundo em que vivemos. Se você for hoje em Apple Store qualquer, verá que a folha do logotipo foi pintado de verde para comemorar a data.

Em 2018, a empresa afirma que todas as suas instalações (incluindo escritórios, lojas e data centers) já rodam com energia 100% renovável, além de apresentar um novo robô capaz de desmontar 200 iPhones por hora para a reciclagem.

O Liam, aquele robô que a Apple apresentou em 2016 evoluiu e agora se chama Daisy. Seus diversos braços mecânicos são capazes de desmontar cada pecinha de um iPhone, sem a necessidade de interação humana. Com isso, é possível reaproveitar grande parte de um velho dispositivo na fabricação de um outro.

De cada aparelho a Daisy consegue recuperar metais como tungstênio, ouro, cobre, paládio, estanho, cobalto e ligas específicas de alumínio, reduzindo assim a necessidade de novas extrações.

A empresa também afirma que prepara seus produtos para durarem o máximo possível, reduzindo assim o lixo eletrônico. De fato, o iOS tenta sempre suportar o maior número de dispositivos e hoje ainda tem gente atualizando o iPhone 5s, um celular lançado há 5 anos. Nenhuma outra fabricante de smartphone dá um suporte tão longo a seus dispositivos.

A Apple foi a primeira a remover o PVC de seus cabos de energia e fones de ouvido. Inclusive há quem ache que esta é a explicação deles serem tão frágeis e durarem tão pouco…

Caso você tenha algum dispositivo da Apple que não funcione mais e você não sabe o que fazer com ele, basta levar a qualquer Apple Store que ele será enviado para reciclagem. Assim você garante que aquilo não virará lixo eletrônico e não poluirá o meio ambiente.

Para conhecer mais iniciativas da maçã neste assunto, confira o site que ela fez para isso. E quem é usuário de Apple Watch não esqueça de fazer seu exercício hoje para ganhar uma medalha especial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • “A Apple foi a primeira a remover o PVC de seus cabos de energia e fones de ouvido. Inclusive há quem ache que esta é a explicação deles serem tão frágeis e durarem tão pouco…”
    Até hoje tento imaginar como as pessoas conseguem destruir os cabos da Apple tão rápido. Tenho amigos que em menos de 6 meses depois de comprado, já parece que os cabos tem 10 anos de uso.
    Os meus cabos de energia e fones de ouvido sempre duram bastante, é só ter o mínimo de cuidado. No fim das contas, é um device de pelo menos 700 USD.

    • Estan Duarte

      Meus cabos USB lightnning nunca deram problema, nem fones de ouvido ou cabos USB.
      Mas tem gente que o cabo anda ate por baixo do banco do carro que eu ja vi.
      Entao… 🤷🏻‍♂️

    • Carlos Luna

      Simples, os cabos da Apple não foram feitos para ogros.

    • Vitor

      Uso meu cabo Lightning desde 2013 quando comprei meu iPad Air e até hoje não deu nenhum problema. Inclusive não tem nenhum rachado.

    • Guilherme

      Aqui ninguém come granola, o negócio é LUCRO.

  • BS

    Muito bonito, muito bacana…. Mas é óbvio que a Apple ganha com isso também, reaproveitamento estes metais nobres e caros…. Business e lucro envolvido!!
    Mas de qualquer forma tá valendo!!

  • Marcelo Ávila

    Como faz para entregar um 4s quebrado se em Salvador não tem Apple Store ?