Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Como limpar a memória RAM do iPhone X

Imagine a RAM do iPhone como a sua mente. Quando ela está vazia, você se sente mais ágil e disposto para realizar qualquer tarefa. Porém, quando sua mente está cheia de pensamentos e preocupações, muitas vezes sua performance cai e você tem mais dificuldade em realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Mesma coisa acontece em smartphones e computadores. Se você está com diversos aplicativos abertos ocupando a memória RAM, a performance geral do sistema cai e você começa a perceber lentidão e pequenas travadas. Por isso, limpar a memória RAM pode ser um artifício para melhorar a performance do iPhone e iPad.

Aqui no Blog nós já ensinamos um truque para limpar a RAM do iOS. Porém, este truque precisa do botão frontal para funcionar, coisa que o iPhone X não possui. Então como fazer?

Ensinaremos a você uma maneira de limpar a memória RAM do iPhone X, mesmo sem um botão físico.


O que é a RAM?

A memória RAM (não confundir com a memória Flash, que é o espaço de armazenamento interno) é usada pelo sistema para rodar os aplicativos. Quanto mais memória RAM o seu dispositivo tiver livre, melhor será a performance do sistema em geral, pois conseguirá rodar um número maior de apps ao mesmo tempo. Quando a RAM está cheia, é possível perceber pequenas travadas durante o uso e dificuldade dos aplicativos rodarem.

Ao limpar a RAM você na verdade está fechando todos os processos que estão consumindo recursos em segundo plano. Por exemplo, se você estiver visualizando uma página de internet no Safari e abrir uma notificação de mensagem, você vai para o aplicativo iMessage. Ao voltar para o Safari, você encontrará a página lá, no ponto que você parou, pois ela ficou na memória para você voltar a acessá-la mais rapidamente. Se antes de voltar para o Safari você limpar a RAM, a página que você estava visualizando terá que ser recarregada, pois ela não está mais guardada pelo sistema.

Mas é realmente necessário limpar a memória RAM do iPhone X? Bem, ele é um dispositivo recente e com uma boa quantidade de RAM nativa (3 GB). Por isso, é bem provável que você raramente precise se preocupar com isso, pelo menos por enquanto. Daqui 2 ou 3 anos, quando o iOS for mais parrudo e precisando de mais recursos, talvez os modelos de hoje precisem mais frequentemente deste tipo de truque, principalmente pelo fato dos dispositivos iOS durarem por diversos anos.

Mesmo assim, se por acaso você usar algum app que consuma bastante RAM e quer ter certeza que nenhum resquício dele permaneceu na memória depois de fechá-lo, existe o truque para esvaziar completamente a “mente” do seu iPhone X, sem precisar desligar e religar o aparelho.


Passo 1: Ative o AssistiveTouch

Já ensinamos aqui como ativar um botão Início virtual no iPhone X, que substitui o botão frontal dos modelos antigos. É ele que nos permitirá esvaziar a memória RAM do aparelho.

Abra os Ajustes do sistema e vá em Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch e ative a função.

Você então verá um botãozinho branco no canto da tela. Ele dá acesso ao menu de funções, entre eles o botão de Início.


Passo 2: Ative o atalho para o AssistiveTouch

Se você é daqueles que não gosta de ter constantemente um botãozinho branco atrapalhando na tela (eu sou um destes), o ideal é ativar um atalho para poder facilmente mostrar e esconder o AssistiveTouch sempre que quiser.

Ainda nos Ajustes do sistema e vá em Geral > Acessibilidade e no final da tela você verá a opção Atalho de Acessibilidade. Certifique-se que a opção AssistiveTouch esteja selecionada.

A partir daí, você poderá ativar rapidamente o botão do AssistiveTouch apertando 3 vezes o botão lateral do iPhone X, até aparecer o menu de opções.


Passo 3: Desligue o iPhone pelos Ajustes

No truque original, a RAM é esvaziada ao se tentar desligar o iPhone e apertar o botão frontal por 5 segundos. O problema da falta do botão nós já resolvemos no passo 1, usando um virtual. Porém, se você tentar desligar o iPhone pressionando os botões laterais do iPhone X, o truque não vai funcionar, pois ao fazer isso você está bloqueando o aparelho e desautorizando o Face ID, o que impede de você usar o botão virtual.

A solução para isso é você desligar o aparelho pelos Ajustes do sistema. Vá em Geral e no final da tela você encontrará a opção de Desligar o iPhone via software.


Passo 4: Use o botão Início virtual

Agora que você finalmente chegou na tela de desligar, com o botão virtual ativado, abra o menu do AssistiveTouch e toque no botão Início virtual por 2 segundos. Você irá perceber que rapidamente a tela dá uma piscada, significando que a RAM foi limpa.


O truque do botão virtual obviamente vale para qualquer modelo de iPhone e iPad com o iOS 11 instalado, o que pode ser bastante útil em casos em que o botão Início físico esteja estragado.

É sempre bom repetir: o iOS é otimizado para limpar partes da RAM automaticamente quando ela estiver cheia, e este truque não é sempre necessário. Resumindo, não é uma preocupação que você deve ter no dia a dia. Porém, boa informação nunca é demais e agora você sabe como esvaziar a memória RAM do iPhone X, caso precise um dia. ;)


Confira as melhores capas e acessórios para o seu iPhone X na BDI Store

 

Botão Voltar ao topo