DicasTutoriais

Como limpar a memória RAM do iPhone X

Imagine a RAM do iPhone como a sua mente. Quando ela está vazia, você se sente mais ágil e disposto para realizar qualquer tarefa. Porém, quando sua mente está cheia de pensamentos e preocupações, muitas vezes sua performance cai e você tem mais dificuldade em realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Mesma coisa acontece em smartphones e computadores. Se você está com diversos aplicativos abertos ocupando a memória RAM, a performance geral do sistema cai e você começa a perceber lentidão e pequenas travadas. Por isso, limpar a memória RAM pode ser um artifício para melhorar a performance do iPhone e iPad.

Aqui no Blog nós já ensinamos um truque para limpar a RAM do iOS. Porém, este truque precisa do botão frontal para funcionar, coisa que o iPhone X não possui. Então como fazer?

Ensinaremos a você uma maneira de limpar a memória RAM do iPhone X, mesmo sem um botão físico.


O que é a RAM?

A memória RAM (não confundir com a memória Flash, que é o espaço de armazenamento interno) é usada pelo sistema para rodar os aplicativos. Quanto mais memória RAM o seu dispositivo tiver livre, melhor será a performance do sistema em geral, pois conseguirá rodar um número maior de apps ao mesmo tempo. Quando a RAM está cheia, é possível perceber pequenas travadas durante o uso e dificuldade dos aplicativos rodarem.

Ao limpar a RAM você na verdade está fechando todos os processos que estão consumindo recursos em segundo plano. Por exemplo, se você estiver visualizando uma página de internet no Safari e abrir uma notificação de mensagem, você vai para o aplicativo iMessage. Ao voltar para o Safari, você encontrará a página lá, no ponto que você parou, pois ela ficou na memória para você voltar a acessá-la mais rapidamente. Se antes de voltar para o Safari você limpar a RAM, a página que você estava visualizando terá que ser recarregada, pois ela não está mais guardada pelo sistema.

Mas é realmente necessário limpar a memória RAM do iPhone X? Bem, ele é um dispositivo recente e com uma boa quantidade de RAM nativa (3 GB). Por isso, é bem provável que você raramente precise se preocupar com isso, pelo menos por enquanto. Daqui 2 ou 3 anos, quando o iOS for mais parrudo e precisando de mais recursos, talvez os modelos de hoje precisem mais frequentemente deste tipo de truque, principalmente pelo fato dos dispositivos iOS durarem por diversos anos.

Mesmo assim, se por acaso você usar algum app que consuma bastante RAM e quer ter certeza que nenhum resquício dele permaneceu na memória depois de fechá-lo, existe o truque para esvaziar completamente a “mente” do seu iPhone X, sem precisar desligar e religar o aparelho.


Passo 1: Ative o AssistiveTouch

Já ensinamos aqui como ativar um botão Início virtual no iPhone X, que substitui o botão frontal dos modelos antigos. É ele que nos permitirá esvaziar a memória RAM do aparelho.

Abra os Ajustes do sistema e vá em Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch e ative a função.

Você então verá um botãozinho branco no canto da tela. Ele dá acesso ao menu de funções, entre eles o botão de Início.


Passo 2: Ative o atalho para o AssistiveTouch

Se você é daqueles que não gosta de ter constantemente um botãozinho branco atrapalhando na tela (eu sou um destes), o ideal é ativar um atalho para poder facilmente mostrar e esconder o AssistiveTouch sempre que quiser.

Ainda nos Ajustes do sistema e vá em Geral > Acessibilidade e no final da tela você verá a opção Atalho de Acessibilidade. Certifique-se que a opção AssistiveTouch esteja selecionada.

A partir daí, você poderá ativar rapidamente o botão do AssistiveTouch apertando 3 vezes o botão lateral do iPhone X, até aparecer o menu de opções.


Passo 3: Desligue o iPhone pelos Ajustes

No truque original, a RAM é esvaziada ao se tentar desligar o iPhone e apertar o botão frontal por 5 segundos. O problema da falta do botão nós já resolvemos no passo 1, usando um virtual. Porém, se você tentar desligar o iPhone pressionando os botões laterais do iPhone X, o truque não vai funcionar, pois ao fazer isso você está bloqueando o aparelho e desautorizando o Face ID, o que impede de você usar o botão virtual.

A solução para isso é você desligar o aparelho pelos Ajustes do sistema. Vá em Geral e no final da tela você encontrará a opção de Desligar o iPhone via software.


Passo 4: Use o botão Início virtual

Agora que você finalmente chegou na tela de desligar, com o botão virtual ativado, abra o menu do AssistiveTouch e toque no botão Início virtual por 2 segundos. Você irá perceber que rapidamente a tela dá uma piscada, significando que a RAM foi limpa.


O truque do botão virtual obviamente vale para qualquer modelo de iPhone e iPad com o iOS 11 instalado, o que pode ser bastante útil em casos em que o botão Início físico esteja estragado.

É sempre bom repetir: o iOS é otimizado para limpar partes da RAM automaticamente quando ela estiver cheia, e este truque não é sempre necessário. Resumindo, não é uma preocupação que você deve ter no dia a dia. Porém, boa informação nunca é demais e agora você sabe como esvaziar a memória RAM do iPhone X, caso precise um dia. 😉


Confira as melhores capas e acessórios para o seu iPhone X na BDI Store

 

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • paulogrego

    Eu sinceramente não vejo muita vantagem nisso, acho que o iOS já faz um bom trabalho no gerenciamento da memória. Já usei esse truque alguns dias no meu 7+ quando foi postado aqui provavelmente, e não vi diferença nenhuma. Pior é que tem gente que tem esses vícios de fechar os apps, limpar memória, etc, e espalha pros outros como se fosse altamente necessário, quando na verdade faz pouquíssima ou nenhuma diferença, e só deixa a pessoa neurótica de ficar o tempo todo checando essas coisas.

    • Fábio

      Exato, além de ser falsa essa ideia de que limpando a RAM, o sistema fica mais rápido.
      Esse é um conceito muito antigo, ultrapassado.
      A exceção de telefones velhos, com sistemas defasados, limpar a RAM pode fazer com que a abertura de apps seja mais demorada, além de consumir mais bateria.

    • Caio Cartaxo

      Aí você mostra tecnicamente o porquê está errada a matéria e o BDI acha melhor deixar os leitores na ignorância.
      Sou leitor a quase 9 anos e a cada ano que estudo mais sobre TI e BI eu encontro mais erros aqui e a correção deles é deletar o comentário. Perderam um antigo leitor e eu garanto que não sou só eu que estou desistindo daqui. Esse pensamento de que usuário de IPhone é leigo já morreu.

      https://uploads.disquscdn.com/images/0f2efc961114a017063b5c4231873c87a0d8e4ca0fd2e0e3e83bebb46349a863.jpg .

      • paulogrego

        Cara eu discordo nesse ponto. Há alguns anos até tive uma discussão pontual mais ríspida e fui bloqueado pelo cara, mas no geral, conversando com educação e bom senso, sempre vi o ilex levar os comentários em consideração. Pelo que vi nesse print, vc chegou dando uma de sabichão ironizando o post. Se tentasse debater o assunto com maior abertura, provavelmente não teria o post deletado.

  • Henrique A.

    Eu preciso saber é como limpar a RAM do meu Apple Watch de 1ª geração. Ele já está colando as placas…

  • Fábio

    O próprio sistema gerencia o consumo de memória.
    Se chegar num determinado limite, ele mesmo mata as aplicações desnecessárias e libera espaço.
    Limpar RAM é efeito placebo em 90% dos casos.

    • Extato!

    • Jonas

      Eu queria msm é uma maneira de limpar o cache dos app de forma prática, sem ter q restaurar. Poxa eu tenho app de 37mb com 150mb em arquivos cache. Fala sério , mais q o próprio app e sem dados visíveis para q eu possa apagar sem ter q apagar o app.

  • Estan Duarte

    No site da Apple informava que esse procedimento no app, encerra o app, na HOME, encerra todos os apps.

  • Maom

    Se precisar ficar liberando memória ram manualmente no iphone X, melhor a apple desistir do setor mobile pq fracassou retumbantemente. Que inútil fazer isso. Nem android meia sola pra cima precisa mais fazer isso.

    • Estan Duarte

      Voce leu que é uma alternativa futura?

    • Luciano Assunção

      Você leu a matéria? Para de passar vergonha

      • Maom

        Sim, li. Por isso não faz sentido algum. Com um impecável gerenciamento de memória ram do ios e um hardware tão potente pro sistema como o iphone x, não faz o menor sentido fazer isso.

        • Luciano Assunção

          É uma matéria ensinando uma função que poderá ser útil no futuro:

          “Mas é realmente necessário limpar a memória RAM do iPhone X? Bem, ele é um dispositivo recente e com uma boa quantidade de RAM nativa (3 GB). Por isso, é bem provável que você raramente precise se preocupar com isso, pelo menos por enquanto. Daqui 2 ou 3 anos, quando o iOS for mais parrudo e precisando de mais recursos, talvez os modelos de hoje precisem mais frequentemente deste tipo de truque”

          • Gaius Baltar

            Então é uma boa matéria para ler daqui a 2 ou 3 anos. Vamos guardar para a altura. 😄

      • Quer passar vergonha do débito ou no crédito?

    • Alex Pereira

      “O problema não está no texto escrito, e sim na interpretação do leitor”

    • Fábio

      Perfeito.
      Incrível como existe uma banalização quando o assunto é memória RAM.
      O próprio software gerencia esse processo.

      Mas existe todo um mercado de aplicativos e pessoas que prometem limpar a RAM e o cache para deixar o sistema mais rápido,

      Quando na verdade isso pode ter um efeito totalmente contrário.

      Como dizem no mundo de desenvolvimento e TI: Memória RAM é para ser usada. Se está sobrando, é por que vc tem em excesso.

      Claro que há casos e exceções.
      Mas no uso normal, limpar RAM é placebo.

  • Luciano Assunção

    A única lentidão do sistema que sinto no iPhone X é quando ele se aproxima de 1% de carga. Lógico que é uma lentidão intencional, justamente para o aparelho consumir menos carga e demorar mais a desligar completamente por falta de energia.

    • Leonardo Negrisoli

      Da uns lags bizarros com uns 3% já haha

      • Luciano Assunção

        Sim, mas acho ótimo esse gerenciamento de energia automático, pois é uma questão “óbvia” que quando estamos com -5% estamos desesperados pra fazer com que a carga dure mais haha

  • Estan Duarte

    Eu achei chato mesmo a forma que o iPhone 8 reseta, nos antigos era chatinho, no 7 melhorou muito e facilitou.
    No iPhone 8 é uma sacanagem 😒

  • Gustavo

    Hoje não precisa mais fazer isso. É um conceito ultrapassado. A própria Apple já explicou que não precisa fazer isso.

    • Fábio

      Exato.

  • Carlos Morais

    Esse site sempre tem coisas legais, mas essa materia não deu pra entender não, ta parecendo os sites de Android que tem por ai …. credo falta do que falar em !!!

  • Tiago Pimenta

    Quem deveria se preocupar com isso são os usuários de Android *rs*

  • Junior Taylor Allderdice

    pessoal minha duvida não tem muito haver com o artigo mais como estamos falando do iPhone x ….desde novembro ando tendo problemas com o 4G da vivo sempre fica 3G mesmo tendo cobertura 4G ligo pra vivo e resolvem ai no dia seguinte fica 3G novamente… alguém está passando por algo parecido no iPhone X ? ano passado no meu iPhone 7 Plus nunca tive esse problema …

    • Edley Santana 

      Uma vez aconteceu comigo algo parecido. O 4G funcionava normalmente e um belo dia parou do nada, nem o 3G funcionava.
      Eu ligava pra Vivo e eles resolviam mas depois parava tudo de novo.
      Cansei de ligar, quebrei o chip e fui resgatar um novo. Problema resolvido.

      • Junior Taylor Allderdice

        olha que meu chip tem 8 mês mais o menos, vou resgatar meu numero em um novo pra ver se resolver, obrigado pela dica! pois já cansei de ligar pra vivo todo dia /:

      • Junior Taylor Allderdice

        resolveu troquei o chip a 3 dias ate agora o 4g esta normal obrigado pela dica

        • Edley Santana 

          De nada! Que bom que conseguiu.
          Eu fico feliz!

    • KGB07

      Pelo seu relato o seu caso está parecendo ser mais um problema da operadora do que do aparelho em si. Mas como o colega falou, tenta a troca de chip. Eu estou com um problema parecido, mas no meu caso acredito que seja o chip. Eu usava um iPhone 5, que o 4g não é compatível aqui. Mudei para o X e no meu aparelho só está pegando 3g. Aí eu coloquei meu chip no aparelho de minha esposa e o chip dela no meu pra ver se era problema no aparelho. O problema permaneceu apenas no aparelho que estava com meu chip. O meu chip já tem uns 7 anos. Então sugiro que faça alguns testes para detectar o problema. Coloque seu chip em outro aparelho e coloque no seu aparelho um outro chip que sabe que funciona o 4g.

      • Gaius Baltar

        É provável que o seu chip não tenha suporte ao 4G. Melhor pegar um mais recente.

    • Gaius Baltar

      Uma dica: o problema não é do iPhone. 😉

  • Danilo Dugoni

    A 3gb de ram são suficientes para nenhum aparelho travar, isso está + para processador que não aguenta a carga.

    • Estan Duarte

      …ou exceções no codigo do app.

  • Caio Cartaxo

    A edição precisa da uma boa estudada sobre arquitetura de computadores.

    “Se você está com diversos aplicativos abertos ocupando a memória RAM, a performance geral do sistema cai e você começa a perceber lentidão e pequenas travadas.”

    Isso simplesmente não existe, o sistema vai saber como gerenciar essa RAM. Se o sistema está lento é o processador que deve ser culpado por não dá conta de todo processo que está por vim. Outra coisa, quanto mais você limpa a RAM mais as aplicações precisam armazenar novos dados lá, gerando assim maior consumo de processamento. Sinceramente isso não passa de um placebo e olhe lá.

    • Edley Santana 

      Sem contar o consumo da bateria.
      Maior processamento, mais gasto de bateria.

  • Paulo Getirana Cotta Junior

    Essa foi uma das dicas mais bacanas que aprendi no BDI, pois só agora me dei conta do quão personalizável é o assistive touch, o fato de poder desativá-lo por atalho é uma mão na roda.
    Mesmo para os que entendem que não é necessário fazer a limpeza da memória RAM, assim como eu também entendo, é um recurso interessante de se ter a disposição em caso de necessidade.