Notícias

Apple sugere a criação de Emojis de Acessibilidade

Nesta semana, a Apple encaminhou um documento ao Unicode Consortium, o órgão que regulamenta os caracteres Emoji, sugerindo a criação de figuras relativas à acessibilidade, como cães guias, ajuda auditiva, cegos e pessoas em cadeira de rodas.

O documento (que pode ser baixado em PDF neste link) aponta o fato de que não há representações de pessoas com deficiência nos atuais Emojis, excluindo-as assim de usarem os caracteres para expressarem suas experiências.

Uma em cada sete pessoas ao redor do mundo tem algum tipo de deficiência, quer seja uma deficiência física envolvendo a visão, audição ou perda das habilidades motoras físicas ou uma deficiência mais oculta, invisível. O atual grupo de emojis fornece uma ampla gama de representações de pessoas, atividades e objetos significativos para o público em geral, mas muito poucos falam das experiências de vida das pessoas com deficiência.

Eis os caracteres iniciais sugeridos:

Cão guia


Pessoa com bengala de cego


Orelha com aparelho auditivo


Símbolo de surdo


Pessoa em cadeira de rodas motorizada


Pessoa em cadeira de rodas manual


Próteses mecânicas


Cão de serviço com colete e coleira



Mas não tenha esperança de ver estas sugestões em seu iPhone ainda em 2018. Os novos Emoji deste ano já foram aprovados e devem ser implementados no segundo semestre no iOS. Por isso, caso as sugestões da Apple sejam aceitas, elas só devem aparecer nos sistemas operacionais no ano que vem.

Via
Emojipedia
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Silas Barbosa

    curti!

  • Karol Lima

    Boto fé!

  • Ednilson José

    Eu quero o emoji da arma(revolver) original de volta, não aquela pistolinha de plástico verde ridícula.
    Que coisa mais cretina esse politicamente correto.

    • Raphael Sanches

      instala o iOS 7.0 rs =)

  • Douglas Knewitz

    Justo, mas não vai resolver o problema de gerenciamento de emojis que temos. Levasse muito tempo pra achar o emoji certo. Poderiam desenvolver emojis do nosso rosto (n estou falando da coisa tosca do S9, que aliás n são emojis e sim strikers) usando o TrueDepth. E pra resolver o problema de caçar emojis, bastaria o TrueDepth mapear nossas emoções e reações nas conversas pra sugerir emojis mais precisamente. Seria um ótimo começo pra Apple coletar dados de forma espontânea ( por parte do usuário, q escolheria dar permissão ou n de mapeamento facial), resolveria o maior problema de caça aos emojis e geraria uma base de dados gigantesca, que melhoraria muito a Siri por exemplo e até mesmo o app saúde, que seria alimentado com dados de padrões de comportamento (podendo até indicar tendências a depressão, suicidio, distúrbios de imagem. E viria a calhar com o rumor de que a Apple pretende explorar a Siri como alguém que possa contar seus problemas e obter ajuda.

  • Carlos Frederico

    Vou A-D-O-R-A-R mandar o emoji de aparelho auditivo quando me mandam áudio de WhatsApp…

    E é triste ver só a Apple tomando essas dianteira… não vejo as outras [empresas] com pelo menos um mínimo de foco em acessibilidade.

    • Apple sempre foi a que mais foca em acessibilidade e sempre será

      • Carlos Frederico

        Sempre será é uma frase muito forte. Eu espero mesmo que ela seja um referencial e incentive as outras a fazerem a mesma coisa…

        Só que isso incrivelmente nos leva a uma outra discussão mais interessante ainda: até que ponto vale a pena investir em acessibilidade quando a medicina resolver de fato a cegueira, surdez e cia? Ninguém deseja ser cego. Nem surdo. Muito menos deficiente físico. Convenhamos: acessibilidade dá um trabalho do cão… mas vale a pena porque no fim ela acaba servindo até para pessoas “normais” e idosos.

        • Ninguém deseja ser, mas são. Então a Apple se esforça ao máximo para incluir essas pessoas para usarem aplicativos e programas que facilitam a vida deles.

          Dá uma olhada no youtube em alguns videos de acessibilidade da Apple, as pessoas se sentem extremamente felizes por conseguir fazer coisas que as outras pessoas conseguem e até mais.

          Isso não tem preço, para a Apple isso é uma missão que vai muito além de custo ou dificuldade. É uma obrigação auto imposta.

  • fabio

    A ideia é ótima, mas o sistema dos emojis está cada vez mais cheio, confuso e desorganizado. Quanto mais emojis, mais bagunça.
    Creio que os gifs serão os substitutos dos emojis em breve…