iOSNotícias

Sistema informará melhor os usuários sobre desconexão do Bluetooth e Wi-Fi pela Central de Controle

No iOS 11, a Apple fez uma mudança na Central de Controle que deixou muitos usuários irritados. Ela mudou a funcionalidade dos atalhos do Bluetooth e do Wi-Fi (leia mais sobre isso aqui) que a partir de então passou a apenas desconectar acessórios e redes, sem desligar propriamente a rede.

No iOS 11.2 ela pretende consertar toda a confusão que causou.

A intenção da maçã foi boa: permitir que o usuário se desconecte temporariamente de algo que não quer naquele momento. E isso, de fato é bem comum, pois em grande parte das vezes tentamos desligar o Wi-Fi ou o Bluetooth simplesmente porque não queremos mais permanecer emparelhados com determinado acessório, ou conectados a determinada rede.  Ao manter o Wi-Fi e Bluetooth ativos, é possível continuar usando o Apple Watch, a Apple TV, o Handoff e o Apple Pencil, além de outras comodidades para o usuário.

Porém, de boas intenções o inferno está cheio. O erro da Apple foi ter implementado um novo funcionamento sem ter avisado a ninguém. Obviamente as pessoas, que há anos estavam acostumadas com o modo de funcionar dos atalhos da Central de Controle, se viram “enganadas” quando o mesmo botão passou a funcionar diferente de uma hora para outra, sem nenhum aviso.

Quem possui outros acessórios da maçã (Apple TV, Pencil, outros dispositivos) gostou da novidade, pois não tem a experiência de uso interrompida por causa de uma desconexão. Já os que possuem apenas um iPhone ou um iPad, ficaram irritados por não entenderem a razão da empresa ter alterado a funcionalidade no iOS 11.

Faltou sensibilidade aos engenheiros da Apple para imaginarem que os usuários precisavam ser bem avisados da mudança, destacando os benefícios que isso trazia a eles e não pegando ninguém de surpresa.

No iOS 11.2 a Apple pretende se redimir do erro, implementando coisas que deveriam ter vindo já na primeira versão do sistema.

Após instalada a atualização, dois avisos aparecerão na primeira vez que o usuário tentar desativar o botão de Wi-Fi ou de Bluetooth na Central de Controle. Neles, o sistema reforça que aquela ação é temporária e limitada.

Nas vezes seguintes, o aviso aparecerá apenas no topo da tela por alguns segundos.

Para lembrar, a desconexão pela Central de Controle é temporária e acaba quando:

  • você reiniciar o dispositivo
  • for 5h da manhã
  • conectar alguma rede ou dispositivo pelos Ajustes
  • ligar e desligar o Modo Avião

Para desligar completamente qualquer uma das redes, o usuário precisará abrir os Ajustes e desativar a função por lá.

Há quem ache erroneamente que manter ligadas as redes Wi-Fi e Bluetooth gasta bateria, mas isto não é verdade. Se o aparelho não tiver conectado à internet ou a um acessório, ele não consome significantemente mais do que se estivesse completamente desligado.

O iOS 11.2 ainda não tem data para chegar nos dispositivos dos usuários. No momento ele está sendo testado em versão beta.

Botão Voltar ao topo