iOSNotícias

Sistema informará melhor os usuários sobre desconexão do Bluetooth e Wi-Fi pela Central de Controle

No iOS 11, a Apple fez uma mudança na Central de Controle que deixou muitos usuários irritados. Ela mudou a funcionalidade dos atalhos do Bluetooth e do Wi-Fi (leia mais sobre isso aqui) que a partir de então passou a apenas desconectar acessórios e redes, sem desligar propriamente a rede.

No iOS 11.2 ela pretende consertar toda a confusão que causou.

A intenção da maçã foi boa: permitir que o usuário se desconecte temporariamente de algo que não quer naquele momento. E isso, de fato é bem comum, pois em grande parte das vezes tentamos desligar o Wi-Fi ou o Bluetooth simplesmente porque não queremos mais permanecer emparelhados com determinado acessório, ou conectados a determinada rede.  Ao manter o Wi-Fi e Bluetooth ativos, é possível continuar usando o Apple Watch, a Apple TV, o Handoff e o Apple Pencil, além de outras comodidades para o usuário.

Porém, de boas intenções o inferno está cheio. O erro da Apple foi ter implementado um novo funcionamento sem ter avisado a ninguém. Obviamente as pessoas, que há anos estavam acostumadas com o modo de funcionar dos atalhos da Central de Controle, se viram “enganadas” quando o mesmo botão passou a funcionar diferente de uma hora para outra, sem nenhum aviso.

Quem possui outros acessórios da maçã (Apple TV, Pencil, outros dispositivos) gostou da novidade, pois não tem a experiência de uso interrompida por causa de uma desconexão. Já os que possuem apenas um iPhone ou um iPad, ficaram irritados por não entenderem a razão da empresa ter alterado a funcionalidade no iOS 11.

Faltou sensibilidade aos engenheiros da Apple para imaginarem que os usuários precisavam ser bem avisados da mudança, destacando os benefícios que isso trazia a eles e não pegando ninguém de surpresa.

No iOS 11.2 a Apple pretende se redimir do erro, implementando coisas que deveriam ter vindo já na primeira versão do sistema.

Após instalada a atualização, dois avisos aparecerão na primeira vez que o usuário tentar desativar o botão de Wi-Fi ou de Bluetooth na Central de Controle. Neles, o sistema reforça que aquela ação é temporária e limitada.

Nas vezes seguintes, o aviso aparecerá apenas no topo da tela por alguns segundos.

Para lembrar, a desconexão pela Central de Controle é temporária e acaba quando:

  • você reiniciar o dispositivo
  • for 5h da manhã
  • conectar alguma rede ou dispositivo pelos Ajustes
  • ligar e desligar o Modo Avião

Para desligar completamente qualquer uma das redes, o usuário precisará abrir os Ajustes e desativar a função por lá.

Há quem ache erroneamente que manter ligadas as redes Wi-Fi e Bluetooth gasta bateria, mas isto não é verdade. Se o aparelho não tiver conectado à internet ou a um acessório, ele não consome significantemente mais do que se estivesse completamente desligado.

O iOS 11.2 ainda não tem data para chegar nos dispositivos dos usuários. No momento ele está sendo testado em versão beta.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados