iOSNotícias

Sistema informará melhor os usuários sobre desconexão do Bluetooth e Wi-Fi pela Central de Controle

No iOS 11, a Apple fez uma mudança na Central de Controle que deixou muitos usuários irritados. Ela mudou a funcionalidade dos atalhos do Bluetooth e do Wi-Fi (leia mais sobre isso aqui) que a partir de então passou a apenas desconectar acessórios e redes, sem desligar propriamente a rede.

No iOS 11.2 ela pretende consertar toda a confusão que causou.

A intenção da maçã foi boa: permitir que o usuário se desconecte temporariamente de algo que não quer naquele momento. E isso, de fato é bem comum, pois em grande parte das vezes tentamos desligar o Wi-Fi ou o Bluetooth simplesmente porque não queremos mais permanecer emparelhados com determinado acessório, ou conectados a determinada rede.  Ao manter o Wi-Fi e Bluetooth ativos, é possível continuar usando o Apple Watch, a Apple TV, o Handoff e o Apple Pencil, além de outras comodidades para o usuário.

Porém, de boas intenções o inferno está cheio. O erro da Apple foi ter implementado um novo funcionamento sem ter avisado a ninguém. Obviamente as pessoas, que há anos estavam acostumadas com o modo de funcionar dos atalhos da Central de Controle, se viram “enganadas” quando o mesmo botão passou a funcionar diferente de uma hora para outra, sem nenhum aviso.

Quem possui outros acessórios da maçã (Apple TV, Pencil, outros dispositivos) gostou da novidade, pois não tem a experiência de uso interrompida por causa de uma desconexão. Já os que possuem apenas um iPhone ou um iPad, ficaram irritados por não entenderem a razão da empresa ter alterado a funcionalidade no iOS 11.

Faltou sensibilidade aos engenheiros da Apple para imaginarem que os usuários precisavam ser bem avisados da mudança, destacando os benefícios que isso trazia a eles e não pegando ninguém de surpresa.

No iOS 11.2 a Apple pretende se redimir do erro, implementando coisas que deveriam ter vindo já na primeira versão do sistema.

Após instalada a atualização, dois avisos aparecerão na primeira vez que o usuário tentar desativar o botão de Wi-Fi ou de Bluetooth na Central de Controle. Neles, o sistema reforça que aquela ação é temporária e limitada.

Nas vezes seguintes, o aviso aparecerá apenas no topo da tela por alguns segundos.

Para lembrar, a desconexão pela Central de Controle é temporária e acaba quando:

  • você reiniciar o dispositivo
  • for 5h da manhã
  • conectar alguma rede ou dispositivo pelos Ajustes
  • ligar e desligar o Modo Avião

Para desligar completamente qualquer uma das redes, o usuário precisará abrir os Ajustes e desativar a função por lá.

Há quem ache erroneamente que manter ligadas as redes Wi-Fi e Bluetooth gasta bateria, mas isto não é verdade. Se o aparelho não tiver conectado à internet ou a um acessório, ele não consome significantemente mais do que se estivesse completamente desligado.

O iOS 11.2 ainda não tem data para chegar nos dispositivos dos usuários. No momento ele está sendo testado em versão beta.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • João Júnior

    sério que não consome mais bateria deixar ligado o bluetooth ? que triste. vivo desligando o meu

  • Jonathan Nunes 

    O fato do iphone ficar procurando tanto rede wifi, como Bluetooth, não consome bateria?????

    • Consumir consome, mas é insignificante. E quando vc desativar na central de controle ele mantém ligado apenas para serviços, não vai ficar procurando.

      • Ricardo Moura

        Acho que ele fica procurando sim!
        Principalmente se você estiver na rua, num grande centro com centenas de redes WiFi. Aqui no centro de Bhz eu desligo o WiFi pela central de Controle (já que vou usar a rede 4G), um tempo depois o WiFi está lá, ativado!

        • Ali fala que desconecta temporariamente de redes próximas, não sei se tem a ver, muita coisa pra entender. Rs

          Ele tem opção de exibir redes ao alcance (que aparece a caixa de conexão na tela) e a de não exibir (que você precisa ir nos ajustes escolher a rede). Estando selecionado a segunda opção, ele fica procurando mesmo assim? 🧐

    • Maior problema é a segurança que Apple-Lixo não tá nem aí. Ao se conectar automaticamente em uma rede wifi pública, ficamos vulneráveis àquelas brechas achadas no início do ano e que até hoje permanecem sem conserto.

      Sem contar que poderia muito bem implementar essa palhaçada de desligar temporariamente apenas com 3D Touch.

      Ela não quer que usemos mais central de controle, nem central de notificações, que não fechemos mais app em segundo plano.

      Essa Apple do Ive (sim, ele comanda tudo) está um lixo e é um dos fatores que até mesmo eu (com 5 produtos da apple em casa) vou largar. Android está mil vezes mais avançado, tão estável quanto, com um único porém de em termos de segurança ainda ser mais fraco (vale o sacrifício)…

      • “Maior problema é a segurança que Apple” … ” vou largar. Android está mil vezes mais avançado, tão estável quanto, com um único porém de em termos de segurança ainda ser mais fraco”
        Heim?

        • Elder Bruno

          Ignora, deve ser doença!

        • Mauricio Yukio

          É cada doido que me aparece. Kkkkk

    • Mas será que ele fica procurando? Quando desconectamos pela central de controle, ele não vai se conectar à rede nenhum, acho que ele deveria parar de procurar redes

  • Erick Duarte

    Até hoje não entendi o motivo das conexões serem reativadas as 5h da manhã? Quem foi o maluco que definiu isso? kkkkkkk

    • Estan Duarte

      Olha eh acho isso bastante util, voce vai acordar com os seus emails prontos e outras notificacoes, diferente de passar a noite carregando isso ou esperar carregar tudo de uma vez quando acorda. Eu vejo como inteligente ao inves de maluco. 😁

      • Chatty Brazil

        Inteligente seria se tivesse a opção de programar para ligar e desligar ao gosto do usuário. Algo que tem no Android dos celulares da marca Alcatel. Isso mesmo!: ALCATEL.

        • Estan Duarte

          Em android da para voce fazer tudo que for possivel num sistema de smartphone, mas possibilidade nao significa qualidade. Sao escolhas disponiveis no mercado. E voce pode comprar Alcatel, acredite.

          • Chatty Brazil

            Mas eu comprei o Alcatel A3 XL para ouvir músicas e acabei gostando dele. O meu principal é um iPhone 7 Plus de 128Gb.

            • Estan Duarte

              Eu vou pesquisar sobre esse Alcatel para conhece-lo mais. Obrigado pela dica. 😉

            • Chatty Brazil

              Este Alcatel A3 XL tem uma tela de 6 polegadas. Tem Android 7 super leve. Ele é excelente para mídias e redes sociais. Ele não serve para jogos. Estamos falando de um celular de R$ 450.

              Já o Acatel idol 4 está por R$ 650. Este tem 3Gb de raw e som da JBL no celular e o fone que vem na caixa é da JBL também. Mas a tela é menor. Ele é todo de vidro preto e bordas dourada. Ele tem um excelente acabamento. Ele é feito para quem gosta de música.

              Meu i7 Plus está guardado. Nem estou usando esses dias. E não estou sentindo falta. Agora, para quem gosta de jogar no celular, aí o iPhone dispensa comentários.

            • Estan Duarte

              Muito bom hein. 👏🏻👏🏻👏🏻

            • Chatty Brazil

              👍🏼

            • Te achei!

            • Estan Duarte

              Socorro! Hahaha

  • Ricardo Halah

    Acho que a Apple anda contratando engenheiros da Microsoft….

  • Adriano Arcuri

    Me desculpem, mas acredito que gasta bateria sim. Não sei dizer em % quanto mas gasta. Teríamos que saber quanto é esse “insignificante”. Afinal wi fi ligado direto, eh ao meu ver a mesma coisa que ficar procurando rede direto em 2o plano (caso não esteja conectado a alguma é claro). Minha opinião.

  • Julio Barros

    O porque de as 5h ?

  • Alessandro Araujo

    Nunca senti tanta vontade de comprar um desses androids novos! Quanta 💩 num OS!

    • Cara, eu acho que você deve seguir seu coração. Compre um Android e seja feliz.

      Você nunca mais vai ter problemas com atualizações, até porque dificilmente seu aparelho receberá uma.

      • paulo yan

        Que resposta “inteligente”…

      • KB

        … poderá realizar o sonho de trocar de aparelho todo ano, pois o anterior provavelmente não será compatível com futuras versões do OS. 🙂

        • LeandroN

          Vai mesmo! O preço do iPhone da pra comprar aparelhos com Android por 2-3 anos, sempre atualizado…😂😂😂😂

  • Fabrício

    Será que não poderia haver uma implementação com diferenciações de cor nos botões? Dessa forma dava para haver os desligamentos parciais ou totais na central de controle.

  • AurelioLMF

    Estou com problema na hora de conectar o usb no carro e não conseguir alterar a saída de áudio de conector dock para a saída do iPhone… Não consigo entender essa questão, se no iOS 10 era possível fazer isso… Qualquer vídeo ou mensagem não sai som… Será que vão consertar isso também?

  • Simon Veiga

    A minha opinião é que a escolha deveria estar na mão do usuário. Deveria haver um simples botão que habilitasse ou não essa nova função. Caso não fosse habilitado, continuava do jeito antigo, que desliga totalmente.

    Eu quero desligar totalmente através da central de controle como antes e simplesmente não tenho mais essa opção. Agora tenho que ir até Ajustes. Não que seja muito demorado, mas antes era mais prático. Se é bom pra uns e ruins pra outros, a solução é simples: um botão que deixasse a opção na mão do usuário. Assim atendia todo mundo.

    • Rodrigo Batista

      Exatamente. Assim como o desbloqueio no botão de início fica a nosso critério (apertar ou encostar), o que custa a apple liberar função parecida para a central de controle? Gregos e troianos ficariam feliz.

  • Mateus Póvoa

    Eu peço pra siri desligar, ele desliga de fato. Tanto p Bluetooth quanto wi-if.

  • Rafael Baptista

    Poderiam usar o 3D touch dando assim a opção quem quiser desligar totalmente, eles já fazem isso com a lanterna não há dificuldade em fazer com o WiFi e Bluetooth

  • KB

    Quem não quiser adentrar os ajustes para desligar algo, se não estiver usando dados para transferência ou ligação, pode colocar em Modo Avião e seletivamente habilitar o que não quer desabilitar. 🙂

    • Todos os apps dão alerta irritante ao usá-los em modo avião.

      Não o usuário não deve se adequar à porcaria do telefone e sim o inverso.

      Sempre gostei muito da Apple, mas admito que ela se tornou uma Microsoft dos anos 90…

  • Julio Cesar S. Figueiredo

    Instalei o beta do 11.2 aqui num 5s e sinceramente esta show de bola, apps abrindo mais rápido sem travar. Testando o consumo da bateria agora.

    • Douglas Guilherme Silva

      Depois, se puder, volta aqui para falar da bateria por favor. Instalei a versão 11 no meu Iphone 6 e ficou uma porcaria a bateria, consegui voltar para a ultima versão do IOS 10 e estou aguardando novos reviews para ver se melhorou esse quesito.

      • Hokury

        Versão 11. o que ? a versão 11.0 é mesmo muito ruim. você tem que atualizar para a 11.1.2

        • Douglas Guilherme Silva

          Me desculpe, esta na versão 10.3.3, informei errado.

      • Julio Cesar S. Figueiredo

        A versão beta 11.2, melhorou muito o meu 5s, agora não engasga mais, esta mais rápido e a bateria durando mais também, sinceramente este foi o melhor beta que já instalei, nenhum bug em 24 horas de uso.