Notícias

Novo processador Apple A11 poderá ser o mais poderoso da indústria dos celulares

Em um dos maiores vazamentos da história da Apple, ainda é possível encontrar informações nos códigos do iOS 11 antes mesmo do grande evento oficial. E pelo que se descobriu, o novo processador A11 que virá nos novos iPhones promete ser o mais poderoso já visto em um smartphone.

Os códigos da versão GM do sistema (leia mais sobre isso aqui) apontam para um processador com 6 núcleos. Aí você pergunta: “Seis núcleos só? Já tem concorrente com oito!“. Pois é, mas quantidade nem sempre significa qualidade. O grande diferencial que a Apple pretende apresentar é que estes núcleos poderão funcionar de forma independente.

A explicação é bem técnica, e tentaremos aqui torná-la acessível a todos. Por comparação, vamos seguir o exemplo do A10 Fusion do iPhone 7. Ele possui 4 núcleos, sendo 2 de alta performance e 2 de alta eficiência. Esses 4 núcleos não funcionam ao mesmo tempo e agem de acordo com a tarefa que precisam fazer. Se é algo que necessita de bastante processamento, são usados os dois de alta performance (e que consomem mais energia). Se for alguma tarefa mais simples, são ativados os 2 de maior eficiência, que trabalham economizando mais bateria.

No caso do A10, quando 2 estão funcionando, os outros 2 ficam em repouso, pois somente um tipo pode estar ativo por vez. É por isso que em testes de benchmarks são registrados apenas 2 núcleos.

No caso do A11, a coisa muda de figura. Serão 6 núcleos, 2 de alta performance (Mistral) e 4 de alta eficiência (Monsoon), que poderão funcionar ao mesmo tempo. Isto significa que aplicativos poderão processar atividades paralelas, aumentando e muito a performance.

E a boa notícia é que o novo A11 não é esperado apenas para o modelo mais caro iPhone X, mas também para o iPhone 8 e 8 Plus.

Considerando que o iPhone 7 Plus do ano passado já é mais rápido e performático que os concorrentes lançados em 2017 (veja o vídeo aqui), os modelos deste ano deverão deixar a concorrência na poeira.

Saberemos de tudo hoje, na grande apresentação da Apple, a partir das 14h (pelo horário de Brasília). O Blog do iPhone fará a cobertura completa e trará todas as novidades conforme forem acontecendo. Acompanhe com a gente em live.blogdoiphone.com.

Via
@stroughtonsmith
Botão Voltar ao topo