Notícias

Versão GM do iOS 11 vaza e revela nomes, emojis animados e várias novidades dos novos iPhones

A Apple está realmente falhando em proteger suas informações antes de serem oficialmente anunciadas. A versão GM do iOS 11 (aquela que serve como referência para a versão pública final) foi vazada na rede social Reddit e alguns já conseguiram descobrir diversas coisas novas que virão por aí.

Aviso: Este artigo contém muitos spoilers do que será apresentado na próxima terça, o que pode fazer com que o evento perca um pouco da graça. 

O vazamento

A versão GM (Golden Master) é aquela liberada antes do lançamento para desenvolvedores e parceiros comerciais (como operadoras). Na teoria ela deve ser exatamente o que será a versão final, e como já existem novos iPhones sendo fabricados neste momento, eles saem da fábrica já com essa versão.

Por tradição, a Apple libera esta versão logo após seu evento, então ninguém a esperava antes de terça-feira. Porém, aparentemente as operadoras já começaram a recebê-la, e algum funcionário resolveu divulgar o link para o arquivo. Isso foi o suficiente para alguns baixarem e já descobrir novas coisas.

Antes de tudo, é importante dizer que a Apple já reagiu e tratou de deixar de assinar a versão GM, o que significa que mesmo quem conseguir o link para ela, a partir de agora não conseguirá mais instalá-la no seu iPhone até a data do evento.

Os desenvolvedores Guilherme Rambo e Steve Stroughton-Smith já vasculharam os códigos e descobriram diversas novidades que deverão ser apresentadas na terça, tirando assim a surpresa do evento.


Novos nomes

Os códigos do iOS 11 confirmam os novos nomes dos aparelhos que serão lançados este ano. Esqueça a denominação “7s”, pois ela não existirá. Os novos nomes serão:

  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus

Pois é, pela primeira vez a Apple irá pular a denominação “S” e chamar a evolução do iPhone 7 de “iPhone 8”. O design externo deverá ser quase o mesmo, com a diferença que a traseira será em vidro e não em alumínio como é hoje. Esta informação não está nos códigos do sistema, mas é o que os rumores vêm afirmando há um certo tempo.

Já a edição especial do iPhone receberá a denominação de X, que significa o número 10 em algarismos romanos. Então, provavelmente se dirá “iPhone dez” e não “iPhone xis“. Se avaliarmos, faz mesmo muito mais sentido. Se lançasse um 7s e um 8, daria a impressão que o 7s já nasceria defasado.

O engraçado é que na semana passada nós tínhamos feito uma brincadeira em relação ao nome em nossa conta do Twitter:


Face ID

Os códigos parecem confirmar o nome comercial da função de reconhecimento facial do novo dispositivo. O Face ID permitirá que o aparelho seja desbloqueado apenas olhando para ele. Uma animação mostra o momento do registro da face.

O brasileiro Guilherme Rambo conseguiu descobrir como será a interface gráfica deste processo:


A referência ao Touch ID desaparece nos Ajustes, e o menu se chamará Face ID & Senha.

 


Novo design

Novas imagens reafirmam o design do novo iPhone, com um pedaço superior invadindo a tela do aparelho.

Supõe-se que este design será reservado apenas para o tal “iPhone X”. O iPhone 8 e 8 Plus devem seguir a mesma linha dos atuais 7 e 7 Plus, sem reconhecimento facial e diversas outras novidades que virão na edição especial.


Animojis

A Apple irá lançar uma novidade chamada “Animoji“, que provavelmente será exclusiva do novo iPhone com tela OLED. Os arquivos do iOS 11 GM mostram Emojis animados, relacionados ao reconhecimento facial. Eles usarão a expressão do rosto do usuário para criar mensagens animadas no iMessage.


Novos wallpapers

Aparentemente o novo iPhone Edição Especial virá nos novas imagens de fundo, aproveitando a tela OLED (em que o preto é realmente preto) e fazendo referência aos 10 anos do iPhone. Em alguns, uma faixa colorida com as cores do antigo logo da Apple. Também se vê o clássico fundo com a Terra presente no primeiro iPhone.


Novo Apple Watch LTE

Na versão GM também é possível ver a imagem de um novo Apple Watch com conexão 4G, o que muitos esperam ver a Apple lançar na terça.

É possível notar as bolinhas centrais que indicam a força do sinal da operadora, assim como um botão de telefone no canto. Este modelo poderia ser completamente independente de um iPhone, podendo se conectar à internet mesmo quando o celular ficar em casa.

Os códigos também fazem referência a duas novas cores: Blush Gold e Ceramic Gray. Lembrando que os de cerâmica são os mais caros, substituindo os antigos que eram de ouro.


 

O evento da Apple acontece nesta terça, dia 12, a partir das 14h (pelo horário de Brasília). E você acompanha toda a cobertura aqui no Blog do iPhone. ;)

Fonte
@_inside@stroughtonsmith9to5mac
Botão Voltar ao topo