Acessórios

Entenda como funcionam os suportes veiculares magnéticos

Para quem tem carro e usa o iPhone como navegador GPS, torna-se mais que necessário alguma maneira de prender o aparelho no painel. O mais comum são os suportes veiculares do tipo garra, em que o dispositivo é preso entre duas hastes. São bem práticos, a não ser que você precise usar apenas uma das mãos para colocá-lo ou tirá-lo, pois torna-se uma missão quase impossível. Nesse caso, muitos optam por um suporte magnético, que permite fixar o aparelho apenas com uma mão.

Quem não conhece suportes magnéticos geralmente tem dúvidas do tipo: Será que o ímã estraga o iPhone? Não cai fácil quando o carro balança? Pois neste artigo iremos acabar com diversos mitos relacionados a suportes magnéticos para iPhone.

A principal vantagem de suportes magnéticos é exatamente a praticidade de colocar e tirar o aparelho. Basta encostar o iPhone na base e pronto, ele está fixado. Você pode girar a tela na vertical ou horizontal e ele fica firme no seu painel. A força do ímã é suficiente para suportar o iPhone, mesmo o de tamanho Plus.

Segurança

Por ser magnético, muitos temem que os ímãs influenciem em algo do aparelho, como a bateria, a câmera, o sinal de telefone e até a bússola. Porém, em nossos testes nada disso foi influenciado pela base magnética.

Muito do medo vem de antigamente, quando os HD internos dos dispositivos eram influenciados pelo magnetismo. Porém, como hoje em dia os smartphones usam SSD como meio de armazenagem de dados, nada é afetado pelo campo magnético. Por isso, não há com o que se preocupar.

Como funciona?

O ímã não gruda diretamente no iPhone, porque o material dele (alumínio) não é atraído. Por isso, você precisa usar uma pequena chapa metálica para fixar o aparelho. Esta chapa já vem junto com os suportes que você compra ou então em capas protetoras especiais.

Ele pode ser usado de duas formas: ou você gruda a placa metálica diretamente no seu smartphone ou então na parte interna de uma capa, caso queira deixar o dispositivo intacto. Isto é suficiente para garantir uma ótima fixação que não deixará seu iPhone cair enquanto você dirige.

Quanto às capas, qualquer uma serve, mas há as que possuem uma saliência especial interna para este tipo de placa ou então as que já trazem a placa incorporada, como esta outra aqui.

Há dois tipos de suportes veiculares: os fixos (que são grudados por adesivo no painel) ou então os que se encaixam na saída do ar condicionado. Antes de escolher o seu, veja qual se adapta melhor ao modelo do seu carro.

Vale a pena?

Em nossos testes com diversos tipos de suportes, nossa preferência ficou para os que possuem sistema magnético. A facilidade de colocar e tirar sem dúvida fazem a grande diferença na usabilidade. A editoria do blog está usando já há 12 meses e não houve absolutamente nenhuma influência nos aparelhos utilizados. Como não gostamos de alterar o design do iPhone, preferimos por colocar a chapa na parte interna da capa.

Suportes magnéticos são a sugestão do Blog do iPhone para você que precisa usar o iPhone no carro e quer o máximo de comodidade sem influenciar ou atrapalhar você enquanto dirige.

Você pode ver alguns exemplos de suportes neste link.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leonardo VimpriO

    Eu uso um da Floveme e é muito pratico, faço até trilha. é uma mão na roda, problema maior é nos “gatos” que a gente faz as vezes, com o giro do carro pra direita ou esquerda ele tomba pro lado mas tbm não cai.

  • Leandro Nascimento

    Não entendi o iPhone 6 na capa do 7 kkk

    • Gabriel

      Simples! Rebeldia xD

    • Michel

      A pessoa que escreveu este artigo deve estar pensando “E daí?!”.

  • Leandro Nascimento

    Não entendi o iPhone 6 na capa do 7 kkk

  • J. Cohen

    Depois de ANOS procurando pelo suporte ideal, achei um destes magnéticos que funciona perfeitamente. Chama-se NATO (segundo eles foi o primeiro). A base fica colada no painel e o iPhone não gira pq o imã tem uma borracha que impede que ele escorregue. Nota 10. Rápido de colocar e tirar, não interfere na capa e a chapinha metálica fica atrás dela, não mudando a estética. O Nato suporta até o peso de um iPad.

    • Felipe

      Sabe informar onde vende?

  • Eduardo Vieira

    eu tinha visto no blog uma recomendação para não usar, usava no iphone 4, porem tive um problema com ele e parei de usar, atualmente uso o da samsung que é muito bom, porem não é magnetico…

    nas ruas de são paulo, acho dificil ficar em pé…rs

  • Funciona assim: tem um imã, o metal gruda nele. fim
    uai haha

    • sheldonDS3

      Alumínio é metal… e não “gruda” no imã…. então não é simples como você explicou…

  • Alexandre Marini Ísola

    Caso vá colocar a placa dentro de uma case entre o telefone e a case, há sempre o desconforto de imaginar que o metal irá de alguma forma marcar o celular. Então é possível por uma flanela fina, como de limpar óculos por ex, entre a placa de metal e o aparelho. Funciona com perfeição.

  • Mateus Souza

    Importante destacar as cases tipo wallet. Possuo uma OtterBox há dois anos e nunca tive problemas com meus cartões. Recentemente comecei a usar o suporte magnético e um dos cartões teve o chip corrompido duas semanas depois. Não consigo afirmar que foi devido ao suporte magnético, mas tenho suspeitas e cabe sinalizar o risco. Se mais algum cartão corromper, deixarei de usar o suporte.

    • É mais fácil trocar de capa, porque o magnético é bem superior aos tipo garra… troquei 2x as garras por cair, ou desmontar com o tempo de uso… a magnética já uso a 2 meses e não tive nenhum problema..

  • Flavio

    Gostei muito de usar esse suporte magnético para veículos.
    Diferentemente do que esta escrito no artigo, tive que colocar dois suportes magnéticos para iPhone 7 Plus, pois com 1 só, ele estava caindo quando passava em buracos (comuns em SP) e fazia movimentos bruscos com o veiculo.

    Um problema que tenho com eles, não sei se é o caso de vcs, quando uso para ligar para alguém com viva voz do próprio iPhone, a pessoa do outro lado da linha não escuta o que estou falando (O mesmo ocorre com msg de voz do WhatsApp)
    Isso acontece com vcs? Acabo tendo que tirar do suporte para falar com alguém.

    • sheldonDS3

      este problema que você tem, é quando usa bluetooth do carro?

      • Flavio

        Oi Sheldon!
        Cara, quando uso o viva voz do proprio celular.
        Eu escuto bem o que a pessoa fala, mas ela não consegue ouvir o que eu falo, como se o magnetismo causasse algum tipo de interferência.

        • Gustavo Rezende

          Olá @Yudi72:disqus, já usou o viva voz do celular com outro tipo de suporte? Se não faça o teste se possível, pois se funcionar bem é certo que é por conta do magnetismo.

          • Flavio

            E ai Gustavo…
            Testei sim e deixo aqui as impressões

            Qdo se usa o autofalante do proprio iPhone, existe algum tipo de interferencia na transmissao do audio, fato que não ocorre quando transfere o audio para o bluetooth do proprio carro (mesmo com iPhone no suporte magnetico)! Não sei exatamente o porquê disso.

            Em outros tipos de suporte que nao usam magnetismo não percebi qualquer tipo de alteracao.

            • Gustavo Rezende

              Rapaz, então eu culparia o suporte sim. Rs
              Comecei a usar o meu aqui e coincidência ou não meu GPS ficou zoado na mesma hora que coloquei no suporte pela 1ª vez, enquanto não reiniciei o celular não voltou a funcionar, aí depois ficou normal, mas hj já amanheceu com o mesmo problema novamente e permanece assim mesmo após reiniciar e também fora do carro.

    • Serginho Arnoud

      Tenho um 7 Plus e nunca caiu e nem tive problema algum com o microfone. Comprei o suporte na iHelpU aqui em Porto Alegre.

  • Vitor Bittencourt

    Estou usando uma da marca Cellution , coloquei uma chapa mais fina que eu tinha em casa , porém maior , de forma a não deixar um calombo por baixo da case que eu uso, e ela é realmente muito pratica.

  • Daniel Escaroupa Panobianco

    Eles são bons… O único porém é que visualmente ele ficará com uma bola Magnética atrás do Iphone não tão bonita.

  • gnc03

    Mano q coincidência acabou de chegar o meu hoje, muito bom esse tipo de suporte! Recomendo

    • Lucas Barbosa

      Se chegou hoje, como sabe que é muito bom para recomendar?

  • Arthur Borges

    Pq não colar na parte exterior de qualquer capa? Mais pratico

  • Pedro

    Vale a pena, comprei o suporte com imã e uma capa pra acoplar o imã (não queria prender atrás do iphone) na loja do blog e não me arrependo nem um pouco. Fica bem. Não vai e é fácil de botar e tirar. Uma invenção simples mas com grande utilidade.

  • Hugo Soares

    Tenho um suporte tipo ventosa que ate agora não me deixou na mão!

  • Douglas

    Único problema é pra quem usa capa com bateria extra. Não é o meu caso, mas o da minha esposa.

    • BS

      Não poderia colar a chapinha na capa, atrás da bateria reserva?

      • Douglas

        Até poderia… mas não ficaria muito agradável aos olhos

    • BS

      Não poderia colar a chapinha na capa, atrás da bateria reserva?

  • sheldonDS3

    Uso da marca Rock… muito bom recomendo!

  • Alex iPilot

    E se colocar o iPhone no bolso junto aos cartões com tarja magnética??? Não vai estragar os cartões??? E como não causa interferência na bússola???

    • BS

      O imã fica preso no suporte no carro! No iPhone é só uma chapinha metálica mesmo! Agora não causar interferência na bússola (quando colocado no suporte) pra mim é um mistério também!!!!

      • Alex iPilot

        Entendi… Mas a chapinha metálica acabará magnetizada também…

  • Alexandre Wesley

    Faltou colocar uns links pra compra desse tipo de produto hein

  • Alexandre Wesley

    Faltou colocar uns links pra compra desse tipo de produto hein

  • Alex iPilot

    “Não, obrigado!”

    Cadê o Janja???

  • Pedro Edson

    Lembrando que os iPhones possuem agulhas giroscópicas (e não magnéticas como as bússolas), sendo muito mais precisas e não sofrem ação do magnetismo 🙂

    • Alex iPilot

      Pensava que os giroscópios fossem os acelerômetros e a bússola fossem bobinas sensíveis ao campo magnético…

      • Gustavo Rezende

        Eu tb achava q a bússola no iPhone tb fosse feita com bobinas como vc disse.
        Já o giroscópio e acelerômetro são componentes diferentes e até onde sei o giroscópio só serve para indicar qual é a posição de um objeto no espaço usando a força da gravidade enquanto o acelerômetro é usado para medir a aceleração própria.

        • Alex iPilot

          Giroscópios são acelerômetros que detectam movimento giratório (em 3 eixos)… http://www.rchelisite.com/how_do_gyros_work.php

          • Gustavo Rezende

            Verdade, acelerômetros pode ser usados para fazer um tipo de giroscópio, pois detectam o deslocamento e assim dizem da mesma forma qual é a posição q o objeto tem de ficar. Mas só pra esclarecer, temos o giroscópio mecânico tradicional q não é feito de acelerômetros.

  • Rasico

    Sabe quando eu vou piorar o design meu iPhone 7 preto colando um círculo de metal SÓ pra usá-lo no carro? NÉVAH!

    • Gustavo

      Concordo. Não uso capa justamente por isso. Arranhou com o uso? Azar. Vendo com desconto depois… Nem película eu uso, pois percebi uma perda da sensibilidade ao puxar a barra de controles inferior.

  • E a parte que gruda no painel? Sai fácil se precisar? A do ar condicionado bloqueia a saída de ar e acredito que o de painel seja melhor, mas fico na dúvida se vai estragar o carro ou não. Alguém conta aí pra gente pf. 😉

  • E a parte que gruda no painel? Sai fácil se precisar? A do ar condicionado bloqueia a saída de ar e acredito que o de painel seja melhor, mas fico na dúvida se vai estragar o carro ou não. Alguém conta aí pra gente pf. 😉

  • Duane

    Certeza que não atrapalha na bússola?
    Qualquer ímã fraco influencia na bússola é isso pode atrapalhar aplicativos como o Tom-tom

    • Gustavo Rezende

      Olá @disqus_NLFcJKJ7ex:disqus!
      Se atrapalha a bússola dos modelos atuais de iPhone eu não sei, me lembro q no iPhone 4 campos magnéticos (até os mais fracos como dos fones de ouvido do próprio celular) podiam interferir sim e aí vc tinha q ficar movendo o iPhone na forma de um 8 deitado (∞ sinal do infinito) para calibrar a bússola, hj a calibração é feita com um movimento mais sutil, mas não sei dizer se o funcionamento é o mesmo, mas imagino q vc pergunta isso pelo uso do GPS (já que nunca ouvi falar de ninguém q use bússola no carro, rs), então se for, não tem problema nenhum, já q o sistema funciona de outra forma para te posicionar no globo e fazer funcionar os mapas do Tom-tom, Waze, localização para apps como WhatsApp, etc. Ali são utilizados os sistemas de localização global por satélites GPS (americano) e GLONASS (russo), dependendo do seu celular. E ainda temos o A-GPS q utiliza além dos satélites a rede celular e até wi-fi para melhorar a velocidade de localização e a precisão.

  • Duane

    Certeza que não atrapalha na bússola?
    Qualquer ímã fraco influencia na bússola é isso pode atrapalhar aplicativos como o Tom-tom

  • Gustavo Rezende

    Comprei um da Rock e chegou ontem, eu ia testar hoje, mas não tive tempo ainda, tentei colocar ele rapidamente no meu carro (Golf), mas parece que a garra que prende na saída de ar é mais grossa e não coube na primeira tentativa, vou testar amanhã com calma para ver se cabe em outra saída, do contrário, não servirá no meu carro e venderei esse suporte para comprar outro.

    • Gustavo Rezende

      Consegui colocar o suporte na saída de ar, tive q forçar um pouco, mas o plástico da aleta é maleável e consegui encaixar sem quebrar nada e agora peguei o jeito, dá pra por e tirar de qualquer uma das quatro saídas sem muita dificuldade, é só fazer com jeito.

      Como escrevi em outro comentário acima, comecei a usar o meu aqui e coincidência ou não, meu GPS ficou zoado na mesma hora que coloquei no suporte pela 1ª vez, enquanto não reiniciei o celular não voltou a funcionar, aí depois ficou normal no sábado e domingo, mas hj (segunda) já amanheceu com o mesmo problema novamente e permaneceu assim mesmo após reiniciar e também fora do carro. Depois de algumas horas, reiniciei novamente aí sim usei na hora do almoço e voltou ao normal novamente.

      Alguém passou por isso? Não acho q sejam os ímans, pois se não afetaria mais pessoas q usam esses suportes também, e o iPhone 6s da minha prima estava com o mesmo problema mês passado, apontando a localização dela em outro lugar e só resolveu após reiniciar.

  • Arthur Eldo Silva Lima

    Eu tenho uma dúvida que pode até ser meio boba.. Mas o magnetismo não afeta a bateria?

  • Rosemary Gamballi

    Olá , alguém que colou o ima no IPhone conseguiu descolar ? Como ?

    • Liz

      também quero saber, você conseguiu?