Acessórios

Entenda como funcionam os suportes veiculares magnéticos

Para quem tem carro e usa o iPhone como navegador GPS, torna-se mais que necessário alguma maneira de prender o aparelho no painel. O mais comum são os suportes veiculares do tipo garra, em que o dispositivo é preso entre duas hastes. São bem práticos, a não ser que você precise usar apenas uma das mãos para colocá-lo ou tirá-lo, pois torna-se uma missão quase impossível. Nesse caso, muitos optam por um suporte magnético, que permite fixar o aparelho apenas com uma mão.

Quem não conhece suportes magnéticos geralmente tem dúvidas do tipo: Será que o ímã estraga o iPhone? Não cai fácil quando o carro balança? Pois neste artigo iremos acabar com diversos mitos relacionados a suportes magnéticos para iPhone.

A principal vantagem de suportes magnéticos é exatamente a praticidade de colocar e tirar o aparelho. Basta encostar o iPhone na base e pronto, ele está fixado. Você pode girar a tela na vertical ou horizontal e ele fica firme no seu painel. A força do ímã é suficiente para suportar o iPhone, mesmo o de tamanho Plus.

Segurança

Por ser magnético, muitos temem que os ímãs influenciem em algo do aparelho, como a bateria, a câmera, o sinal de telefone e até a bússola. Porém, em nossos testes nada disso foi influenciado pela base magnética.

Muito do medo vem de antigamente, quando os HD internos dos dispositivos eram influenciados pelo magnetismo. Porém, como hoje em dia os smartphones usam SSD como meio de armazenagem de dados, nada é afetado pelo campo magnético. Por isso, não há com o que se preocupar.

Como funciona?

O ímã não gruda diretamente no iPhone, porque o material dele (alumínio) não é atraído. Por isso, você precisa usar uma pequena chapa metálica para fixar o aparelho. Esta chapa já vem junto com os suportes que você compra ou então em capas protetoras especiais.

Ele pode ser usado de duas formas: ou você gruda a placa metálica diretamente no seu smartphone ou então na parte interna de uma capa, caso queira deixar o dispositivo intacto. Isto é suficiente para garantir uma ótima fixação que não deixará seu iPhone cair enquanto você dirige.

Quanto às capas, qualquer uma serve, mas há as que possuem uma saliência especial interna para este tipo de placa ou então as que já trazem a placa incorporada, como esta outra aqui.

Há dois tipos de suportes veiculares: os fixos (que são grudados por adesivo no painel) ou então os que se encaixam na saída do ar condicionado. Antes de escolher o seu, veja qual se adapta melhor ao modelo do seu carro.

Vale a pena?

Em nossos testes com diversos tipos de suportes, nossa preferência ficou para os que possuem sistema magnético. A facilidade de colocar e tirar sem dúvida fazem a grande diferença na usabilidade. A editoria do blog está usando já há 12 meses e não houve absolutamente nenhuma influência nos aparelhos utilizados. Como não gostamos de alterar o design do iPhone, preferimos por colocar a chapa na parte interna da capa.

Suportes magnéticos são a sugestão do Blog do iPhone para você que precisa usar o iPhone no carro e quer o máximo de comodidade sem influenciar ou atrapalhar você enquanto dirige.

Você pode ver alguns exemplos de suportes neste link.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo