DestaqueDicas

15 dicas que todo iniciante de iPhone deve conhecer

Se você é novo no mundo do iPhone, leia estes truques básicos

Você acabou de comprar ou ganhar um iPhone e está usando-o pela primeira vez? Seja muito bem-vindo! Temos certeza que você está adorando seu novo brinquedinho, descobrindo as milhares de coisas de que ele é capaz. 🙂

Para ajudar você neste começo, destacamos 15 coisas básicas que você deve conhecer no seu novo aparelho, para tirar melhor proveito dele desde o primeiro dia.


1. Foto da tela (print screen)

Vez ou outra você pode pedir ajuda a um conhecido sobre algo que apareceu no seu iPhone, e então o ideal é mandar para ele uma foto da tela (no computador chamamos de print screen) para explicar melhor o seu problema. Por isso mesmo, uma das primeiras coisas a aprender é como fazer isso. É algo básico, mas que não é tão óbvio para quem está iniciando.

Tirar foto da tela é muito fácil. Você precisa apertar ao mesmo tempo o botão frontal do aparelho e o botão lateral de repouso. Você vai ver um flash e ouvir um som de fotografia, indicando que conseguiu. A imagem fica guardada na sua biblioteca de fotos.


2. Salvar uma imagem da internet

Se você estiver visualizando um site e quiser baixar alguma imagem dele, basta tocar nela por 2 segundos até aparecer o menu para Salvar a Imagem. Ela então será guardada na biblioteca de fotos do aparelho.

Caso seu aparelho for compatível com o 3D Touch, é possível que a imagem abra antes de aparecer o menu. Neste caso, basta tocar nela novamente por 2 segundos que o menu aparece.


3. Caps Lock

No iPhone (e iPad) há uma maneira de manter as maiúsculas ativas no teclado (no computador chamamos isso de Caps Lock). Para isso, basta tocar duas vezes na tecla Shift (a que tem uma seta para cima).


4. Acentos

Para acentuar uma letra no iOS, basta tocar nela e segurar por 1 segundo, até aparecer as opções. Isso funciona também com números e outros símbolos.


5. Atalho do ponto final

Quando você estiver digitando um texto ou uma mensagem para alguém, pode colocar um ponto final tocando duas vezes rápidas na barra de espaço.


6. Undo (desfazer)

No iOS não funciona o chamado Control-Z dos computadores, mas há outra maneira de desfazer o que você acaba de digitar. No iPhone, basta dar uma sacudida no aparelho para que a opção de desfazer apareça.

No iPad (diferente do iPhone), há um botão “Desfazer” no próprio teclado.


7. Tocar no topo da tela

Quando você desliza a tela para baixo em um site, uma mensagem ou uma lista qualquer, pode voltar rapidamente para o topo simplesmente tocando no relógio no alto da tela.


8. Calculadora científica

A calculadora nativa do iPhone esconde um modo científico. Para ativá-lo, basta abri-la e colocar a tela do aparelho na horizontal.


9. Apagar caracteres da calculadora

Ainda falando de calculadora, para apagar dígitos de um número que você acabou de digitar basta arrastar o dedo sobre ele, da direita para a esquerda.


10. Ativar o backup do aparelho

Hoje em dia nossos celulares possuem informações muito importantes, além de arquivos, fotos e dados. Por isso, você não pode arriscar perder tudo se seu aparelho estragar de repente ou for roubado. Para prevenir isso, ative o quanto antes o backup automático pelo iCloud. Ele salvará todos os seus dados diariamente, para que você não os perca.

Você pode também fazer backup no computador, veja neste link como proceder.


11. iPhone travado

Pode acontecer do aparelho, eventualmente, travar completamente. Neste caso, não se desespere, pois tem uma maneira de dar um reset no iPhone.

Se seu aparelho for o iPhone 6s ou anterior, basta segurar os botões frontal e de repouso, ao mesmo tempo, durante 10 segundos, até aparecer o logotipo da maçã na tela.

Se for um iPhone 7 ou posterior, o procedimento é similar, mas você precisará apertar os botões de repouso e o de baixar volume até aparecer a maçã. Leia mais sobre isso neste outro link.


12. Atalho de site na tela de aplicativos

Você pode adicionar na tela de aplicativos alguns atalhos para os sites que mais visita. Para isso, basta abrir o site no Safari, tocar no símbolo de compartilhamento e selecionar “Tela de Início”. Com isso, um novo ícone é criado na tela do iPhone e cada vez que você tocar nele, irá abrir diretamente o site que você salvou.


13. Adicionar favoritos nos contatos

Há pessoas que você se comunica com mais frequência, como integrantes de sua família ou contatos do trabalho. Por isso, o ideal é que você crie atalhos para acessá-los rapidamente quando precisar ligar ou enviar alguma mensagem. Neste outro artigo nós ensinamos como adicionar favoritos nos contatos.


14. Baixar o Manual do Usuário

A Apple criou uma versão digital do Manual do Usuário do iOS, com tudo o que ele é capaz de fazer. Para baixá-lo, basta seguir este link.


15. Baixar nosso livro de dicas

Para quem acha o manual do iPhone com informações demais, nós criamos um eBook mais resumido com 100 dicas para iPhone e iPad. Ele é de graça e pode ser baixado diretamente na loja de livros da Apple, a iBook Store, neste link. Baixe-o e aproveite!


Essas são apenas algumas pequenas dicas iniciais para quem está começando. Há um universo de coisas novas que você ainda tem que aprender, e o Blog do iPhone está aqui para lhe ajudar nisso. Confira nossa página de dicas e a de tutoriais para aprender ainda mais, e siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube para estar sempre por dentro das novidades. 😉

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados