Curiosidades

iOS 11 irá gerenciar melhor o espaço interno do seu iPhone

O novo iOS 11 (previsto para ser lançado para todos em setembro) pode até não ter enchido os olhos de muitos por não trazer revoluções visíveis aos olhos de todos, mas internamente ele recebeu mudanças significativas que melhorarão o dia a dia do usuário, mesmo ele não percebendo.

Uma delas é sua preocupação com o gerenciamento de espaço no aparelho, algo tão valorizado hoje em dia principalmente para quem não tem orçamento para investir nos modelos de maior capacidade. Mesmos os mais novos aparelhos oferecendo o mínimo de 32GB, há muita gente que ainda usa dispositivos mais antigos com 16GB de capacidade. Por isso, essa preocupação da Apple irá melhorar e muito a vida desses usuários.

Na apresentação da WWDC, a Apple chegou a comentar sobre o aplicativo Câmera e seu novo formato de compactação de imagens e vídeos que farão os arquivos ocuparem 50% menos de espaço interno. Mas aparentemente esta preocupação com espaço vai muito mais além no novo sistema.

Ajudando a gerenciar o armazenamento

No iOS 11, a parte dos Ajustes que monitora o gerenciamento do aparelho recebeu uma vitaminada. Um pequeno gráfico horizontal (similar àquele do iCloud) mostra o que você tem instalado no seu dispositivo, com cores simbolizando as diferentes categorias.

Inclusive é mostrado quanto o sistema sozinho ocupa, para você saber quanto realmente resta disponível para você.

Esta parte dos Ajustes também analisa seu dispositivo e faz recomendações que podem lhe ajudar a diminuir ainda mais o espaço interno ocupado, se livrando de fotos presentes na lixeira e até mesmo apagando aplicativos que você não tem mais o hábito de abrir.

Descarregar aplicativos não usados

Uma nova funcionalidade bem interessante introduzida pela Apple é a de Descarregar App (a tradução para o português pode mudar até a versão final). E explicaremos aqui como ela funciona.

Talvez você seja daqueles que possui diversos aplicativos instalados no seu iPhone ou iPad, muitos que quase não usa. Porém, não quer apagá-los porque pode por ventura precisar, ou então não quer perder os dados deles. Quando você apaga um aplicativo, os dados dele também são apagados.

Mas a nova função permite você apagar o aplicativo do aparelho, sem apagar os dados dele. Com isso, se você instalá-lo de novo pela App Store, ele funcionará de onde parou.

Isso permitirá que você consiga, em alguns casos, economizar um grande espaço interno, principalmente em grandes jogos. Nos Ajustes, você vê o tamanho tanto do aplicativo quanto de seus dados, para você decidir quando vale ou não a pena descarregar ou apagar.

Na tela de aplicativos o ícone do app descarregado continua lá, indicando que seus dados estão ainda registrados no aparelho. Ao ser reinstalado, tudo volta ao que era.

Descarregar apps automaticamente

Para facilitar ainda mais a nossa vida, uma nova função permite que os aplicativos que não estejam mais sendo usados há um certo tempo sejam descarregados automaticamente, sem que o usuário precise se preocupar com isso.

O sistema passa a registrar qual foi a última vez que você abriu cada app. Esta informação é disponibilizada nos Ajustes, na parte de armazenamento.

Neste primeiro beta, ainda não está claro com quanto tempo de inatividade o sistema decide descarregar o aplicativo. Mas conforme formos testando, contaremos aqui para vocês.


Esta é mais uma nova funcionalidade que virá no iOS 11. É bom saber que a Apple está preocupada em otimizar o máximo o espaço interno de nossos dispositivos, pois armazenamento é um problema atual no mundo mobile. Fique ligado aqui no Blog, para conhecer ainda mais detalhes do futuro sistema.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pedro Freitas

    Oooorraa, ótimo isso aí hein!!!

  • Philip Borges

    Muito bom

  • Lu Lu

    E a respeito da bateria ? Alguma função ou melhora nesse quesito?

    • jrsuzano

      Beta 1 sempre eh um lixo o consumo de bateria, acaba muito rápido, metade do tempo do iOS final.

    • Fabio Junior

      Não existe melhora de bateria pra Apple, você ja deveria saber disso.. é carregar todo dia mesmo

  • paulogrego

    Quem aí já tem o Beta, avaliou a qualidade das imagens com este novo formato?

    O ideal seria ligar numa apple tv e testar duas imagens iguais, uma no antigo e outra no novo. Se não tiver diferença perceptível, perfeito, senão vai ficar o pé atrás…

    Confio na apple, mas a diferença no tamanho do arquivo é tão grande que leva a suspeitas.. rss

    Lembrando claro que eles dizem que a compressão é “ATÉ” 50% maior, não falaram que todas serão 50% menores, mas mesmo assim vale a pena conferir como vai ficar!

  • Luis Cesar

    São essas mudanças que fazem as pessoas, ano a ano, reclamarem da falta de novidades e continuarem trocando por um iPhone mais novo. hahaha

    • Paulo Ricardo

      A galera é muito apressada, reclama sem nem ao menos ter visto quais foram as novidades do novo iOS. Acho que reclamar já virou hábito. Sem contar que as pessoas se preocupam mais com a estética do que com funções, pois o iOS 11 veio repleto de novos recursos, alguns eram até desejos antigos de usuários e mesmo assim a galera tava reclamando só porque não mudou muito em termos visuais. Rsrsrs

      • Arley Martins

        Concordo contigo. O povo quer que o design seja refeito toda vez que trocar a versão, com um monte de desenho colorido e cheio de detalhes frescuroides. Eu sou do lado que se não ta satisfeito vasa e não enche o saco. Vamos usar o blog pra compartilhar informações e comentar o que pode ser melhorado, pq fica alterando a estética em toda versão é inviável.

  • Pedro Trevisan

    Seria bom se tivesse uma opção de limpar o cache dos apps, já que alguns apps são sem noção e começam a acumular uma quantidade absurda de “dados” (estou olhando pro Facebook)

    • Pedro

      Vais à app store e carregas 10 vezes seguidas em qq botão ao fundo da app. Cache liberado no iphone ou ipad. Resulta!

      • paulogrego

        Pode explicar melhor isso? (em pt-br se possível rss)

        • Pedro

          Não percebeste o quê??
          qq = qualquer

          • paulogrego

            “ao fundo da app”

            o que é isso?

            • Pedro

              Ok, desculpa. Só Português de Portugal e não entendeste.
              Nos ícones que diz ” pesquisar” “compras” etc carregas 10 vezes seguidas, num deles. Ao fim das 10x a página faz um reset. Experimenta.

            • Pedro

              O cache foi limpo.

            • Henrique A.

              Haha, também custei a entender. Mas consegui aqui. Valeu.
              Traduzindo: Na app store, clique 10x seguidas em qualquer dos ícones inferiores (destaques, categorias, top charts, buscar, etc.). Após o 10º clique, o sistema limpa o cache.
              De fato o sistema faz um processamento após o 10º clique. Ainda não confirmei se limpa realmente o cache.

        • Marllon

          Pelo que eu entendi, você fica apertando repetidamente os botões “Buscar” ou “Atualizações”, que depois de um tempo apertando, o app recarrega a página. Agora se isso limpa o cache dos aplicativos, aí já não sei.

          • paulogrego

            É, isso mesmo, a página dá refresh, mas não limpou cache pn… kkk.. com era de se esperar…

            Acho que ele entendeu mal a questão

            • Pedro

              Peço desculpa, este truque só limpa o cache da app store. Percebi mal a questão.

        • Wagner OIliveira

          Ahhaah plis!!

      • Tiago Freitas

        quer limpar cache dos apps? se voce tiver com pouco espaço.. pouco mesmo, escolha um filme grande na Itunes Store, tipo Batman x Superman (versão definitiva) que tem mais de 7gb e clica em comprar… o sistema vai dar que não tem espaço disponível, faça isso umas 3x e verá que ele irá liberar bastante espaço… as vezes passando até de 3Gb

        • Pedro

          Mas esse truque só serve para aumentar a memória interna do iphone ou ipad…

          • Tiago Freitas

            sim, mas do que mais vc quer aumentar a memoria? se estamos falando de ios 11

        • Felipe Sousa

          Ainda funciona no ios 10?

  • Rafael Queiroz de Oliveira

    quando é que a apple vai permitir apagar os dados dos apps? como por exemplo o Facebook, que ocupa um espaço absurdo em dados, daí para liberar o espaço tem que excluir o app e reinstalá-lo novamente, ou existe algum modo de liberar esse espaço

  • Passei a vida me ferrando com memória, agora que tenho 256GB a Apple faz isso hahahahahah

    • Gustavo Rezende

      kkkkkkkk🤣

  • Gislei Bit

    LEGAL MUITO MAIS INTELIGENTE ..

  • Gislei Bit

    LEGAL MUITO MAIS INTELIGENTE ..

  • Taciano

    Excelente notícia!

  • David

    Fora a câmera que está um pouco lenta no i5s, às vezes o efeito da multitarefa trava (coisa rápida), a seta de sair da conversa do whatsapp ficou muito próxima a imagem de perfil da pessoa e a central de controle não funcionar a função Bluetooth (nem uso mesmo), o restante funcionando perfeitamente bem!! Como todo beta, alguns bugs chatos! Inclusive essa nova forma de mostrar o armazenamento ficou bem melhor, eu particularmente achei!!

  • Fernando costa

    Galera, alguns apps de musica sem ser o spotify e o próprio da apple, quando ta tocando, na central de controle e ate mesmo na tela boqueada nao tem como pausar ou pular de musica, mais alguém ta com esse problema?

    • Luciano Assunção

      Não. O único problema (que na verdade é uma limitação) que vejo é no spotify, que não é possível arrastar a barra de reproducao.

  • Richard

    faltou apenas a boa e velha opção de limpeza de cache dos aplicativos … aí ia ficar lindo …

  • Gustavo Rezende

    Funções muito bem-vindas, melhor gerenciamento de arquivos com esse descarregamento de apps não usados vai ajudar demais principalmente quem instala muitos apps como no meu caso. Pra completar o pacote só fica devendo mesmo a opção de limpeza de cache dos aplicativos q todos estão cobrando.

    Mas to ansioso mesmo para ver é a gravação de tela nativa, quero só ver o q a Apple preparou, pq certeza q vai ter um monte de restrições caso tentem gravar imagens da tela quando estiver com conteúdo com direitos autorais como um vídeo do Netflix por exemplo.

    • Thiago Andrade

      Raaaaaaaaaapazzzzzzz.
      Não fala isso senão tu vai dar idéia pra eles.

      E sim, está gravando a tela no netflix.
      Mas não está capitando audios nem do micro nem dos apps

      • Gustavo Rezende

        Ideia de restrição pra Apple? Acho q não precisa, deve ser uma prerrogativa pra trabalhar lá dar ideias de como restringir as coisas para os usuários. Rs

        Mas q bacana, resta agora saber se é um bug ou restrição mesmo.
        Já estou feliz só pelo fato da gravação poder ser acionada diretamente da central de controle. 🙂
        https://uploads.disquscdn.com/images/790205ca01beb9b7c552da98820f19df4efdfa3ccf727ebf5a827e9e4b6dd087.png

        • Thiago Andrade

          Retificando.
          Áudio OK.
          Portanto grava a tela e o áudio.

          • Gustavo Rezende

            😱 Aí sim! 👍🏼

  • Andrey

    Alguém sabe dizer se a biblioteca do FOTOS vai ocupar menos espaço com esse novo método de compactação? Ou só a partir da novas fotos que forem salvas?

    • Igor Volanski

      Só as novas e se vc deixar a config em otimizar fotos.

  • Varella

    Não sou desenvolvedor, e não estou aguentando pra esperar liberarem a versão Beta Public… Alguém daria dica de como instalar um perfil de desenvolvedor para baixar o iOs 11 e o macOS High Sierra?

  • jrsuzano

    Alguém está com problema de consumo de dados eu estou usando normal, e em 1 dia deu 1.5Gb do meu 4G.

    • jrsuzano

      O 4G está sendo sugado de uma forma que nunca aconteceu, + de 1.5Gb em 1 dia de uso normal, algo que eu gastava em uns 4 dias + ou –

      • paulogrego

        Uai, só olhar na configuração de dados de celular qual processo/app que usou mais…

        • jrsuzano

          Estranho que não teve nada com consumo elevado de dados, foi a primeira coisa que fiquei reparando, vou zerar de novo e acompanhar, façam a mesma coisa, fiquem de olho no consumo, eu achei mto estranho pq estou acostumado com quanto gasto

          • Tiago Freitas

            veja se não ativou a assistência wifi

            • jrsuzano

              Então, não estava não, eu verifiquei e essa madrugada ele gastou quase 900Mb de dados, sendo que fica conectado no Wifi. estou acompanhando

    • Vitor Fernandes

      em Feedback, vá em Ferramentas e veja se “Usar Dados Celulares para Envios” está ativo

  • Stéphanie Keys

    Não gostei do 11, prefiro o 10. Tem algum jeito de não ficar recebendo aquelas notificações chatas pra atualizar o IOS? Quero ficar com o IOS 10 por um bom tempo e não ser incomodada sobre atualizar pro 11

    PS: ainda não tenho o iPhone,mas já quero saber sobre isso

    • Anderson Lopes

      Vc é normal?

  • Paulo Ricardo

    A cada dia que se passa eu me apaixono mais por esse iOS 11.

  • Wagner OIliveira

    Achei interessante!

  • Vitor Fernandes

    Galera como eu reporto bugs no iOS 11 pelo Feedback? To tentando lá, mas so me aparece enviar feedback para o iOS 9 Beta e 10 Beta

  • ditom

    Pena a Apple não ter feito isso quando havia um monte de iPhone com miseráveis 8GB…

  • John Wick

    Deveriam colocar uma Limpeza de Cache nativa.

  • Gustavo

    e esse print de um ipad de 64, que de fato tem 64? nunca vi! hahahaha meus produtos sempre vem com pelo menos 10% a menos do que anunciado.

  • João Lima

    Será que essa vez vão revolucionar adicionando o botão de atalho para a rede móvel?

  • Paulo Lyrio Cruz

    Isso porque o sistema BETA coleta dados de 10 em 10 segundos ou no máximo de 20 em 20 segundos para saber do comportamento do sistema e os envia para a apple. Isso força o processador que nitidamente gasta muito mais bateria.

  • Ricardo Diemer

    Acho que essa é a maior e melhor evolução do iOS. O gerenciamento do espaço sempre foi um problema para mim, tendo sempre que desinstalar apps ou apagar músicas de tempos em tempos para liberar espaço.

  • Igor Barazzetti

    Isso está me ferrando, ele limpa automaticamente o cache de alguns aplicativos mesmo tendo espaço disponível no celular. Isso faz com que eu tenha que baixar todo o conteúdo do app denovo, sempre que vou usar.