Curiosidades

iOS 11 irá gerenciar melhor o espaço interno do seu iPhone

O novo iOS 11 (previsto para ser lançado para todos em setembro) pode até não ter enchido os olhos de muitos por não trazer revoluções visíveis aos olhos de todos, mas internamente ele recebeu mudanças significativas que melhorarão o dia a dia do usuário, mesmo ele não percebendo.

Uma delas é sua preocupação com o gerenciamento de espaço no aparelho, algo tão valorizado hoje em dia principalmente para quem não tem orçamento para investir nos modelos de maior capacidade. Mesmos os mais novos aparelhos oferecendo o mínimo de 32GB, há muita gente que ainda usa dispositivos mais antigos com 16GB de capacidade. Por isso, essa preocupação da Apple irá melhorar e muito a vida desses usuários.

Na apresentação da WWDC, a Apple chegou a comentar sobre o aplicativo Câmera e seu novo formato de compactação de imagens e vídeos que farão os arquivos ocuparem 50% menos de espaço interno. Mas aparentemente esta preocupação com espaço vai muito mais além no novo sistema.

Ajudando a gerenciar o armazenamento

No iOS 11, a parte dos Ajustes que monitora o gerenciamento do aparelho recebeu uma vitaminada. Um pequeno gráfico horizontal (similar àquele do iCloud) mostra o que você tem instalado no seu dispositivo, com cores simbolizando as diferentes categorias.

Inclusive é mostrado quanto o sistema sozinho ocupa, para você saber quanto realmente resta disponível para você.

Esta parte dos Ajustes também analisa seu dispositivo e faz recomendações que podem lhe ajudar a diminuir ainda mais o espaço interno ocupado, se livrando de fotos presentes na lixeira e até mesmo apagando aplicativos que você não tem mais o hábito de abrir.

Descarregar aplicativos não usados

Uma nova funcionalidade bem interessante introduzida pela Apple é a de Descarregar App (a tradução para o português pode mudar até a versão final). E explicaremos aqui como ela funciona.

Talvez você seja daqueles que possui diversos aplicativos instalados no seu iPhone ou iPad, muitos que quase não usa. Porém, não quer apagá-los porque pode por ventura precisar, ou então não quer perder os dados deles. Quando você apaga um aplicativo, os dados dele também são apagados.

Mas a nova função permite você apagar o aplicativo do aparelho, sem apagar os dados dele. Com isso, se você instalá-lo de novo pela App Store, ele funcionará de onde parou.

Isso permitirá que você consiga, em alguns casos, economizar um grande espaço interno, principalmente em grandes jogos. Nos Ajustes, você vê o tamanho tanto do aplicativo quanto de seus dados, para você decidir quando vale ou não a pena descarregar ou apagar.

Na tela de aplicativos o ícone do app descarregado continua lá, indicando que seus dados estão ainda registrados no aparelho. Ao ser reinstalado, tudo volta ao que era.

Descarregar apps automaticamente

Para facilitar ainda mais a nossa vida, uma nova função permite que os aplicativos que não estejam mais sendo usados há um certo tempo sejam descarregados automaticamente, sem que o usuário precise se preocupar com isso.

O sistema passa a registrar qual foi a última vez que você abriu cada app. Esta informação é disponibilizada nos Ajustes, na parte de armazenamento.

Neste primeiro beta, ainda não está claro com quanto tempo de inatividade o sistema decide descarregar o aplicativo. Mas conforme formos testando, contaremos aqui para vocês.


Esta é mais uma nova funcionalidade que virá no iOS 11. É bom saber que a Apple está preocupada em otimizar o máximo o espaço interno de nossos dispositivos, pois armazenamento é um problema atual no mundo mobile. Fique ligado aqui no Blog, para conhecer ainda mais detalhes do futuro sistema.

Botão Voltar ao topo