AplicativosDicas

Veja como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

O aplicativo WhatsApp agora oferece uma maior camada de segurança ao usuário, permitindo ativar a verificação em duas etapas toda vez que você for instalar o aplicativo em um celular novo (ou simplesmente reinstalar o sistema do zero). Com isso, ele pedirá uma senha além do número de telefone, para ter certeza que você é você mesmo.

Confira abaixo o passo-a-passo de como ativar no seu aparelho.

Detalhes importantes a saber

Antes de você ativar a função, é importante você saber de algumas coisas. A verificação em duas etapas se chama assim porque ela faz o usuário fornecer duas informações verdadeiras para comprovar a sua identidade. Uma delas é o número de telefone (como sempre foi) e outra é uma senha de 6 dígitos, criada pelo próprio usuário.

Se alguém tentar instalar o aplicativo em outro dispositivo, usando o seu número, precisará, além do SMS de ativação, também a senha criada por você. Com isso, aumenta a garantia que ninguém lerá suas mensagens sem você saber.

Obviamente, é muito importante você não esquecer esta senha. Porém, se esquecer, o WhatsApp permite que você desligue a verificação se você tiver cadastrado um email de segurança. Por isso, é muito importante você cadastrar o email, pois se não o fizer e esquecer a senha, não poderá mais acessar a sua conta em uma nova instalação.

Como ativar a função

Passo 1: Abra o aplicativo do WhatsApp no seu iPhone.

Passo 2: Vá na aba Ajustes e toque em Conta.

Passo 3: Escolha a opção Verificação em Duas Etapas.

Passo 4: Toque em Ativar.

Passo 5: Crie um código de 6 dígitos. Lembre-se que você não pode esquecê-lo, mas ao mesmo tempo não pode ser óbvio demais, como a data do seu aniversário ou tudo um número só (111111 por exemplo). Senão será inútil ativar a verificação.

Passo 6: Informe seu endereço de email. É importante não ser um email temporário, ou do seu trabalho, pois você pode precisar dele daqui meses ou anos e aí se você já mudou de emprego, não terá mais acesso a ele.

É bem provável que depois que você configure tudo, não vá precisar disso nos próximos meses ou até trocar de aparelho. Por isso, é muito fácil esquecer a senha que colocou ou perder o email cadastrado. Então a sugestão é ativar a função somente se você tem certeza que não irá esquecer a senha, ou tem um endereço de email seguro que poderá ser acessado nos próximos anos.

Depois de habilitado, você pode desligar a Verificação quando quiser, no mesmo menu Conta » Verificação em Duas Etapas » Desativar. Pode também trocar o email ou a senha sempre que desejar.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Qualquer forma extra de segurança em aplicativos importantes é valida.
    Ativado!

  • Anderson Lopes

    Fútil, preferia desbloqueio por Touch ID.

    • Adriano Alberto De Oliveira

      Concordo Anderson

    • Fabiano

      aí voce vende ou perde seu celular e por infelicidade você no momento não tem um iphone com touch id, tem um iphone mais antigo. aí quero ver falar que é fútil…

      • Anderson Lopes

        Acho que vossa pessoa não entendeu o que eu quiz dizer, mas vamos ter paciência né!

  • Alisson Felipe

    Possuo um iPhone 4s com a ultima versão do iOS disponível para o aparelho. Não vejo essa função nos ajustes do meu Whatsapp. Será que esta função está atrelada a versão do iOS?

    • Infelizmente para dispositivos que não são 64bits (antes do 5s), as atualizações pararam em uma determinada versão e não serão mais atualizadas, ficando disponível apenas a antiga. Isso serve para todos os aplicativos, não apenas o WhatsApp.

      • Cássio Lacerda

        Nesse caso, a questão AINDA não seria essa dos 32/64 bits. A Apple deve sim abandonar o desenvolvimento em 32 bits no futuro iOS 11. Já o iPhone 4s deixou de receber atualizações no iOS 9. Mas os iPhones 5 e 5C, de 32 bits, estão atualizados com a última versão do iOS, recebendo sim todos os aplicativos compatíveis com o iOS 10.

  • Igor Villa Nova

    Queria mesmo também é que o WhatsApp fosse igual ao telegram, tivesse senha p entrar no aplicativo ou o touch id!

  • William Godois

    Engraçado que ativei o 2 pass e volta e meia ele me pede o código de acesso. Ainda não parei para entender o padrão de quando o código é solicitado, pois não troquei o aplicativo ou fiz atualização.

  • Diego

    Ou seja, o Whatsapp nunca mais funcionará pra alguém com número “novo” e que já havia sido de alguém antes (e que se livrou do número sem desabilitar a função). Ideia boa, mas que vai gerar muita dor de cabeça. Mais uma revolução meia boca deles, assim como o Whatsapp Web.

    • Rafa Morley

      Puxa, não tinha visto por este lado. Realmente preocupante

    • Não é bem assim, se passados 30 dias sem confirmação, a verificação será desativada. Ou seja vai poder cadastrar outro número que já foi usado normalmente

      • Diego

        Isaquiel, obrigado pela informação.

  • Levi Pinheiro

    ativação feita! Valeu galera!

  • juhnior

    Fui ativar e agora fica pedindo essa senha nova o tempo todo! Que saco isso. Tinha lido que não seria dessa forma e não precisaria digitar tanto…

    • Italo Zanetti Junior

      tbm estou com esse problema

  • Petroli Eduardo

    Ainda fico com receio de ativar isso. Espero que logo seja possível usar Touch ID como muitos disseram ;).

  • Ronaldo Santiago

    eu esqueci qual foi o e mail cadastrado e agora como faço ?

  • michael

    eu nao ativei a ativacao por duas etapas, mas troquei o meu celular por um 4s e baixei o whatsapp e ele esta pedindo a senha de ativacao, nao tenho essa senha e nem email cadastrado, ja faz 7 dias e nao consigo acessar minha conta, o que eu faco?

    • michael

      uso essa conta para trabalho e meu numero de celular é pós e de trabalho portanto nao posso simplesmente trocar de numero.

      alguem pode me ajudar ´por favor

  • Emerson Rossetti Soares

    Ativei a Verificação em duas etapas e agora frequentemente quando abro o Whatsapp pede para aceitar novamente os termos e digitar novamente meu nome no status, como se eu estivesse me registrando pela primeira vez. Desativei a verificação em duas etapas para ver se resolve.
    Alguém mais experimentou esse problema?

    • Leonardo Rossatti

      Sim, estou com exatamente o mesmo problema. Detalhe que as configurações voltam para a padrão, por ex.: Eu sempre retiro notificação de grupo, além da opção de salvar mídias. E sempre que aceito novamente os termos e digito a senha volta tudo pro padrão, um saco.

      • Emerson Rossetti Soares

        Exatamente. Parece que consegui resolver redefinindo todos os ajustes no menu Geral do iPhone. Somente depois que fiz a redefinição o Whatsapp parou de apresentar o problema. Pelo menos até agora.

  • Erielson Da Silva

    Boa noite a todos, gostaria de perdi ajuda a vcs porque eu ative o código de verificacao do whatsapp em duas etapas eu agora já não lembro os digito Também não consigo receber pelo email já não sei o que fazer se alguém souber me informem por favor. (Obrigado)

    • Luciana Ferreira

      Estou com o mesmo problema!!

  • Carla Kitesurfando

    Ale, td massa! Ei como faço para ativar sem ter acesso ao sms do BRASIL pois estou nos estados unidos

  • Luciana Ferreira

    Eu comprei um iphone 4s do meu primo. Fiz toda a tranferencia pelo Itunes E DEU QUASE TUDO CERTO.
    Quando entrei no whatsapp me pede o numero de telefone e depois aparece a seguinte mensagem:
    “Essa conta está protegida pela verificação em duas etapas. Insira o PIN que você criou ao configurar a verificação em suas etapas. SEU PIN É DIFERENTE DO CÓDIGO DE VERIFICAÇÃO DO SMS.
    Eu não cadastrei nenhum PIN! 🙁

    Como faço agora? Posso perder meu Whats? É verdade que daqui a 7 dias eu consiga conectar sem o PIN?

  • Bruna Lima

    Eu esqueci o PIN verificação de etapas ? Não sei qual e-mail está Cadastrado i agora alguém pode me ajudar Porfavor ?

  • Matheus Roger

    Não chega nada no meu email? E agora?

  • Matheus Roger

    E o meu código de verificao está correto. Pois troquei de aparelho umas 3 vezes este mês por defeitos… e agora que comprei este iPhone diz que o PIN é inválido. Aí tentei no aparelho antigo houve a mesma coisa . Meu pin esta correto. Aí pra agilizar cliquei em “esqueci o pin” e disseram que ia mandar pro email. Mas até agora nada!
    Me ajudem esse WhatsApp e a minha ferramenta de trabalho
    Não tenho condições de trocar de número e nem de esperar 7 dias!!!!
    Agradeço a ajuda desde já!