Notícias

Novos smartphones empolgam cada vez menos, indica pesquisa

Se você é daqueles que reclamam que a Apple não está mais inovando tanto nos novos iPhones, saiba que a impressão atinge também outras marcas. Segundo o instituto de pesquisa Gartner, os consumidores estão pouco empolgados com os lançamentos de 2016, fazendo as vendas caírem. E para 2017 a perspectiva não é de melhora.

É importante notar que o mercado continua crescendo, mas não com o mesmo ritmo dos últimos anos. O desaquecimento nas vendas, segundo uma pesquisa mundial, se deve ao baixo interesse dos usuários em relação aos novos lançamentos, não encontrando motivos fortes o suficiente para trocar os aparelhos que já possuem. E não estamos falando aqui apenas de iPhone e sim de smartphones em geral, lançados também por outras marcas. Em 2016, nenhum novo aparelho apresentou novidades significativas que despertassem a vontade dos usuários de trocar de celular, e a estimativa é que na primeira metade de 2017 não mude muita coisa.

A pesquisa ainda estima que o mercado só irá conseguir se recuperar com um possível lançamento de um novo iPhone remodelado, coisa esperada para o segundo semestre de 2017. Como sabemos, em 2016 a Apple resolveu manter basicamente o mesmo design externo do seu telefone (mudando apenas a câmera, o desenho das antenas e o conector de fone de ouvido), e todos aguardam grandes mudanças para o ano que vem.

Ou seja, mais uma vez, o mercado todo espera para ver o que a Apple irá apresentar, para depois resolver mudar também. Adivinha quem perde com isso?

via Gartner

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Eu sou daqueles que não acha necessário uma empresa lançar um smartphone “novo” todo ano, ou a cada 6 meses como a Sony fazia, ou ainda faz. Prefiro ter um device que tenha anos de atualizações, do que mudanças estéticas ou qualquer outra coisa ano após ano. A prova maior é que desisti do Android, e tô me esforçando pra comprar o iPhone 6s ou quem sabe o SE, mesmo não tendo as duas câmeras do 7 Plus. Resumindo, pra mim, não ligo com inovações, mas com suporte. 🙂

    • Jefferson Soares

      Mas as empresas ganham dinheiro justamente com aparelhos novos.

      • Nem todas as empresas. A Apple ainda ganha dinheiro com aparelhos antigos. Observe que o iPhone SE nem é tão tecnológico como o 7, e ainda assim existe uma procura grande por ele. E quem procura um aparelho assim, não tá procurando inovações, mas sim um bom smartphone, que de fato, é.

        • Jefferson Soares

          Você está vendo pelo lado do consumidor, pense pelo lado do fabricante.
          Não é interessante para um empresa como a Apple ver as concorrentes fabricar aparelhos superiores aos dela, pois isso diminui as vendas de seu produto.

          Eles investem muita grana para desenvolver hardwares e softwares mais avançados para serem ultrapassados?
          Além disso, eles precisam vender cada vez mais para satisfazer os investimentos dos acionistas, ou seja, eles TÊM que gerar lucro.

          Só espero que eles caprichem mais, senão serão engolidos por outro fabricante que inove mais e esteja disposto a investir mais em novas tecnologias, o que seria bom para nós consumidores pois haveria cada vez mais concorrência e exigência por mais avanços.

          • Entendi seu ponto de vista. Tá certo que a Apple não pode ficar na zona de conforto e que tenha ficado um pouco atrás das demais fabricantes em alguns quesitos, como certificação IP67 (que agora já tem), carregamento rápido da bateria, bateria mais robusta, só pra citar alguns. Mas temos que observar que a tecnologia tem avançado rápido demais, não só pra Apple, mas pra todas as fabricantes. A gente percebe que uma espera a outra lançar algo pra depois agir no mercado. Pesquisa e Desenvolvimento não surgem com inovações do dia pra noite. E pra mim, o problema dessa falta de inovações está na velocidade com que os smartphones evoluíram. Muita tecnologia de uma vez só. Posso estar errado no que tô dizendo, mas…

          • Gaius Baltar

            A perspectiva tem que ser mesmo a do consumidor, afinal é ele que paga. É a empresa que tem que satisfazer o consumidor e não o consumidor aceitar o que vem da empresa. A Apple só chegou onde está porque conseguiu antever o que o mercado queria. Agora claramente o mercado não quer mais isso e ela não mudou a perspectiva.

          • “… senão serão engolidos por outro fabricante que inove mais e esteja disposto a investir mais em novas tecnologias”

            Pois é, mas como o artigo aponta, ninguém está muito disposto a ser este inovador. Inovar e lançar novas tecnologias envolve riscos e apostas, que nem todos estão dispostos a fazer.
            Como já vem acontecendo há tempos, todos ficam esperando o que a Apple irá lançar, para aí lançar também.

            A inovação dos concorrentes, hoje em dia, se limita a oferecer coisas a mais, como mais memória, mais processadores, mais sei lá o que que o iPhone. Mas isso não significa que lançam aparelhos “superiores”, porque no fim não passa de números.
            Inovação (ou seja, coisas que realmente mudem a vida do usuário) ninguém está disposto a fazer. Pelo menos é isso que vemos na concorrência hoje.

            • Jefferson Soares

              Sou fã da Apple, mas torço para que a Google invista cada vez mais em smartphones, como está dando a entender com o Pixel.
              Isso seria benéfico à todos.

            • Duane

              Gostaria de saber qual foi a metodologia para apontar que as outras empresas esperam a Apple inovar.
              O uso do USB-C é um bom exemplo! A Apple não foi a primeira a usar. O desuso do fone também!

              Essa supervalorização da Apple é um problema!

        • hecnpo

          O SE de fato cumpre oq promete, tenho e recomendo fortemente.

        • Gustavo Guiscem Soares

          Acho válido mencionar a LG e Lenovo embarcando nos módulos. A proposta do Moto Z é muito interessante, só o conjunto da obra que não vale a pena ainda.

      • Gaius Baltar

        Paradigmas mudam. Se as pessoas não querem ou não podem comprar telefones todos os anos cabe às empresas encontrar formas de se rentabilizarem de outra forma, oferecendo software ou serviços com valor acrescentado que façam a diferença. A Apple não vende tantos iPhones como antes? Então talvez seja hora de introduzir serviços que façam desses aparelhos realmente únicos. Quais? Não sei, mas os brilhantes (e muito bem pagos) executivos da empresa estão aí para isso. Fazer mais do mesmo e ficar esperando o mercado melhorar foi o que acabou com a Nokia, com a Blackberry e com o Yahoo.

        • Ticiano

          Por isso o investimento da maçã em universidades!

  • Os novos smartphones trazem cada vez menos novidades tb. Eu vi o pessoal do reddit comentando que só sabem que tem um aparelho novo por causa do preto fosco do iPhone 7, pq em resto é a mesma coisa, até a câmera é mais psicologico do que novidade mesmo.

    Por mim o que falta é colocarem pra funcionar o que já existe. ApplePay nem sinal de vida em grande parte do mundo, os serviços de localização, a realidade aumentada, a interação com o comercio, tudo isso depende de investimento em software, não hardware. E está estagnado de um tempo para cá, a inovação está partindo de startaups, não das fabricantes. Enfim, à exceção do 1 Gb de Ram que está engasgando hoje, não vejo nenhum outro motivo para trocar o meu iPhone 6 Plus.

    • hecnpo

      Talvez eu troque meu SE em 2018.

    • Gaius Baltar

      Exatamente. O hardware está num ponto de estabilidade e pode demorar muito tempo para que uma tecnologia disruptiva venha acelerar novamente sua evolução. A altura é de focar em software e serviços. E nisso a Apple está muito devagar. O único produto dela realmente superior à concorrência é o FaceTime (mas o Duo está aí e é excelente). De resto, iMessage, Apple Music, iCloud Drive, Mail, Mapas, etc. estão bem abaixo do oferecido pelos concorrentes.

    • Gerson Vargas

      Desde que a Apple parou de inovar, as concorrentes misteriosamente pararam de ter “novidades” nos seus lançamentos.
      Na verdade a concorrência está ansiosa por uma inovação da Apple tanto quanto nós.

      • Rafakel

        Vou trocar eu 5s ano que vem, gostei muito das “inovações” do 7 plus

        • Lucas Ramos

          Estou no mesmo barco. Vou sair do 5s ano que vem. Quando ele provavelmente não receber o iOS 11.

      • Oi? Aparelho a prova d’agua, tela Oled que dizem vir no proximo iPhone, o módulo VR que estão prometendo no S8, o pagamento integrado de boleto no Samsung Pay que virá… acho que vc precisa dar uma olhada no que está acontecendo com a concorrencia. É aquele papo: a concorrencia tem muita coisa boa, mas a maioria dos Apples fanboys só conhecem qdo ela copia eles.

    • Leonardo F. M.

      Eu concordo plenamente. Acho um absurdo você ter de pagar por um produto e não poder usar todas as tecnologias embarcadas! Seria como pagar por um produto defeituoso. Só isso seria motivo para que o iPhone fosse mais barato em países que não se pode usar tudo que o produto oferece.
      Cito outro exemplo mais básico ainda: o Mapas. Eu ainda estou esperando ver ele funcionar no mínimo igual ao Google Maps, e olha que já faz anos!!!!

  • Sergio Morais

    Eu troquei meu 5s pelo 6s Plus porque pra mim foi uma troca válida, precisava de um telefone com tela maior, câmera melhor e achei o Plus ideal pra mim. Mas não pretendo trocar de telefone tão cedo. Não tem nada de interessante no IPhone 7 que justifique o investimento, e nem sei se o seu sucessor terá.

    • Gabriel

      Fiz exatamente a mesma coisa, e se fosse pra trocar por um novo, teria de ter muito mais coisa, porém, já no 7 tem menos… então…

  • Jefferson Soares

    Este ano a Apple decepcionou.
    Talvez eles estejam guardando algo realmente inovador para o aniversário de 10 anos do iPhone.

    • Decepcionou? Mas assim, você tinha alguma expectativa? Eu não me desapontei porque já sabia que não ia ter nada empogante. Entretanto, tenho previsões bem esperançosas sobre o iPhone 8.

  • André

    Tenho um iPhone 6 PLUS e, sinceramente, não estou empolgado em trocar justamente pela falta de mudança significativa no design. Não vale o preço e a humilhação de peregrinar nas Apple Stores aqui de Los Angeles. Jet Black e Black são feios se comparados ao Space Gray na minha modesta opinião.

    • Luiz Felipe

      Também acho o Space Gray muito mais bonito que o Black Matte… Já o Jet Black eu acho muito lindo por sinal, o problema é que risca com facilidade 🙁

      • Wilan

        Já acho o Space Gray bem feio.

      • hecnpo

        Pior do que riscar acho o fato de ser um ímã de digitais.

        • Kéd

          Migrei do 6 para o 7 plus, realmente o JetBlack se enche de digitais, mas para quem pretende usar case, isso não é problema, na minha opinião, o aparelho com sua cor é muito elegante e bonito, não gostava muito da cor Space Gray dos anteriores. Para além disso, em relação 6 se nota e a diferença de hardware, pois o ganho em performance é grande realmente, sobretudo o touchid, em relação ao 6s, talvez não se note assim tanta diferença de desempenho.

          • hecnpo

            A diferença de performance eu acredito em vc, pois eu mesmo notei quando migrei do 6 para o SE. Já sobre usar case, só se usar uma transparente, né… pq senão tanto faz se é um matte ou jet back.

            • Kéd

              O mate é tão bonito quanto, para mim, os dois mereciam ser usados sem capas. Transparente ou não, ai vai do gosto de cada um, a capa para mim, é sobretudo para proteger das quedas, em corridas e bicicletas, para outras ocasiões. Muitos falam: é uma pena ter o Jet e usar capa… Eu digo, é uma pena ter que usar capa em qualquer um.

            • hecnpo

              Acho uma pena até no 5s Space Grey, que acho belíssimo. Já os iPhones 6/6s acho os mais feios desde o primeiro iPhone.

            • Kéd

              Tem razão, o 5 junto com o 4 pra mim foram os mais bonitos!

            • Arlindo Neto

              Realmente é uma pena usar capa em qualquer um, eu, a pelo menos 2 anos, parei de usar capa no iPhone.

    • hecnpo

      Space Grey do 5s/SE é o mais bonito.

    • Jonatas Brisotti

      “humilhação de peregrinar nas Apple Stores aqui de Los Angeles” #FirstWorldProblems

  • Tinho Tenório

    Realmente. sempre troquei meu aparelho a cada dois anos desde 2008, qdo tive o meu primeiro iphone. mas confesso que estou muito bem servido com o meu iphone 6 e pela primeira vez não tive o minimo interesse para trocar pelo 7 por não ter nenhuma mudança significante. Vou aguardar o iphone de comemoração de 10 anos, esse sim deve vir com mudanças significativas.

    • Arlindo Neto

      Também troco de 2 em 2 anos, mas esse ano não vou trocar, só que a culpa não é pela falta de interesse e sim pela falta de grana, essa crise acabou com meu comercio.

  • Filipe

    OFF

    Não existe uma história que o Game Center deixaria de existir no iOS 10? https://uploads.disquscdn.com/images/237b86667baa4d81713b9b81c9089b91ee21761110d607dbe7acc64db137ae70.png

    • Luís Costa

      Na verdade, o Game Center ainda existe no iOS 10, o que deixou de aparecer foi o ícone dele na Tela de Início.

      Agora, acredito que a única maneira de acessar o Game Center seja a partir do “Ajustes”.

      • KB

        Bem que parecia que faltava um ícone na tela… agora já sei qual é (aquela famosa sensação de que tinha algo diferente)… rsrsrs?????

    • Sinceramente, alguém utiliza o Game Center? Não é zueira.

  • Bárbara Godoi

    Pior que é verdade, né. Nós vivemos um boom de tecnologia muito grande nos anos 2000 e agora parece que está tudo no marasmo, mais do mesmo. Infelizmente é complicado hoje em dia, as pessoas acabaram ficando “acostumadas” e não se surpreendem mais tão facilmente. Acho que vai ser difícil trazer uma tecnologia inovadora o bastante para o mercado de celulares nos próximos anos.

    • Luiz Felipe

      E sem contar com os vazamentos antes do lançamento oficial, isso acaba com a empolgação da keynote D: Mas concordo que o que falta mesmo é inovação, e acho que a Apple deve ter guardado muita coisa pra esse iPhone do ano que vem, tudo o que o povo reclama que não tem no iPhone e que no Android já existe faz tempo, acho que ela vai colocar no iPhone de 2017 (pelo menos eu espero rs).

  • Felipe

    Engraçado, nao há interesse e eu não consigo encontrar iphone 7 plus nas apple store de Orlando, imagine se houvesse.

  • Leandro Soares

    Comprei o 7 por alguns motivos:
    – Tinha o 6, se tivesse o 6s, bem provável q não trocaria.
    – Amigo q mora em Londres, em a visita ao Brasil m trouxe, paguei R$2970,00 no de 128 GB.
    – Vendi Meu 6 de 64 por R$2000,00.
    Resumindo, acho q fiz um bom negócio…

    • Gabriel

      Cada um com seu cada qual, ao meu ver foi um péssimo negócio, mas se pra vc será útil e foi viável, seja feliz =)

  • Andrieux Querido

    Eu fiquei super empolgado com o iPhone 7 Plus. Não vejo a hora de chegar Dezembro para o meu chegar dos EUA. Camera nova, botão Home, melhor screen, formato RAW, Water Resistent. Pô adorei tudo.

    • hecnpo

      Botão home que que tem?

      • Andrieux Querido

        Novo Botão Home que nao eh móvel e nao estraga

        • Jefferson Soares

          Desde o iPhone 4s que o botão Home não estraga.

          • Andrieux Querido

            Vc esta equivocado, de uma pesquisada no Google

            • Alvino Prado

              Desde o 4S não. Mas desde o 5S sim.

    • Nossa, testei um iPhone 7 (Matte) hoje cedo (10/10). Cara, achei muito estranho esse novo botão home responsivo. A sensação é que metade do iPhone vibra ao clicá-lo. Não que seja ruim, não é uma crítica negativa, mas uma primeira percepção como usuário.

      • Andrieux Querido

        Estou curioso p ver como eh.

  • Fabio Correa

    Acredito sinceramente que o grande lançamento da Apple será o iPhone de 2017, dos 10 anotado lançamento do iPhone.
    Ficou claro que tanto o Apple Watch quanto o iPhone 7 só foram lançados para que a Apple mantivesse a tradição.
    A Apple guardou o melhor para 2017.

    • hecnpo

      Concordo. Esse último foi um 6ss.

    • Pablo Rangel

      Rs. Renovando a esperança desde 2012 mais ou menos 🙂 vai vir algo realmente bom!

  • Lu Lu

    Espero um renascimento do IOS ! Já chega desse design e funções de 2007! Há 3 anos estamos com o mesmo design. Já não olho para meu telefone com admiração como antes.

    • Gabriel

      iOS 6.0 veio com mais “wooow” né xD, inclusive sinto saudade daquele desing metálico que tinha xD

  • Celso Pimentel

    A novidade que a grande maioria espera dos diversos seguimentos de marca e uma carga de bateria cada vez mais durável, o resto é perfumaria.
    Aumentar a carga da bateria 1 ou 2 horas cada lançamento, não é nenhuma novidade.

    • hecnpo

      A tecnologia ainda patina nesse quesito, lamentável.

  • hecnpo

    Médio.

  • Rob Simões 

    Troco todo ano e continuarei trocando enquanto o iPhone anterior pagar pelo menos dois terços do novo. Ano passado vendi meu 6 Plus por 3.000 e comprei o 6s Plus, que este ano venderei para comprar o 7 Plus.

    Mas o que eu queria mesmo era uma tela grande, sonho difícil da Apple realizar.

    • hecnpo

      Maior que do Plus?

      • Carlos Magno Duarte

        Maior que a do plus já tem! Chama iPad!!

      • Rob Simões 

        Não acho a tela do Plus grande, acho normal apenas, e fico espantado em como tem gente que prefere aquela tela minúscula de 4,7 polegadas ou a microscópica de 4 polegadas. Queria um iPhone com tela de 6 polegadas no mínimo.

  • Jorge Viani

    Quem perde com isso? A julgar pelos numeros de venda de smartphones todo ano, acho que ninguem

  • Aurelio Jr

    Estou com meu iPhone 5 desde 2012 e só pretendo trocar em ano que vem pelo 6s, considerando que no site da Apple ele tá valendo 2.999. Durante todo esse tempo, o 5 me serviu e ainda me serve muito bem, em relação ao tipo de usuário que sou. E só não troquei esse ano meu idevice porque recebeu atualização do ios 10.

  • André Luiz Reis

    Se a Apple tivesse lançado um celular com a tela ink igual do Yota phone. Todo mundo aqui ia ficar maluco e ia querer trocar de celular na hora. Mas como não é da Apple, ninguém liga para a inovação.

    • ditom

      Não gosto da tela dupla do yotaphone. Mas um telefone com tela única e funcional e-ink seria um “must have”.

  • Rodrigo Barreto

    Inovação será um iPhone que a bateria suporte uns 4 dias de uso normal. Sonho? Não! Basta parar com essa neutra de deixar o telefone com a espessura de uma moeda.

  • Kéd

    Então cara, fez um grande negócio, levando em conta os preços praticados no Brasil e a vantagem que teve de que alguém trouxesse para você sem que tivesse que pagar mais impostos por isso.

  • A tecnologia é fortalecida pelos saltos, e não pelos passos.
    Todos nós esperamos isso a cada ano: Evolução em grande escala, não pequenas melhorias.

    A indústria mobile está há anos oferecendo nada mais do que “melhorias”. Algumas são melhorias interessantes, outras, ao meu ver, são pura perfumaria.
    Logo este caminho é natural, esperado e cíclico. É impossível dar tantos saltos tecnológicos em tão pouco tempo dentro do mesmo setor. Mas considerando que o último salto foi há quase 10 anos, não diria que é otimismo crer que o próximo grande salto está à porta.

    Virá pela Apple? Espero que não.
    Não gosto de pensar que dependemos de uma única empresa para ter ar fresco. Torço pela Microsoft , pela Google, e por outras gigantes. Porém torço com muito mais força por uma empresa que ainda não conhecemos, e por pessoas que ainda não fazem sucesso… porque neste exato momento estão em suas garagens, pensando no que ninguém pensou ainda, e projetando de forma simples e prática o que todos nós amaremos amanhã!
    Que venha este dia!!

  • Fabianno Cabral

    Bom, falando em iPhone! Eu não culpo só esse fator “inovação” para as vendas não irem muito bem. Eu sempre usei Android por que gostava de personalizar o telefone e pela tela grande. Quando a Apple lançou o 6 ela me despertou o desejo de ter um, e como o sistema da apple é ótimo o telefone acaba durando anos sem ter a necessidade de trocar de ano em ano como no android. Eu vou com o meu iPhone 6 até onde der kkkkk.

  • Ticiano

    Creio que isso também se deve à diminuição do consumismo desenfreado. Trocar o celular todo ano é sinônimo disso!

  • Bruno

    Acredito que isso se deva ao fato de que os smartphones hoje são produtos “amadurecidos”. Não há mais drásticas inovações como havia no passado pelo simples fato de que não há mais o que inovar muito dentro do formato do que hoje conhecemos como smartphone (seja de qual marca for).

  • Wagner Harney

    Esse modelo do iphone 7 acredito que seja mais sensível a quedas. O meu já quebrou a tela com dois dias de uso 🙁

    • Vinícius Guerra

      Hoje em dia tem que ter película de vidro, a Husky é boa e também uma capinha TPU, ajuda a proteger.

  • Gustavo Guiscem Soares

    O único que me chamou a atenção esse ano foi o Note 7. Pena que tá explodindo por aí

  • Parei com essa loucura de atualizar smartphones anualmente. Farei o upgrade do meu iPhone 6 64 para um 6S Plus 128, em janeiro, usando meu bônus na Vivo e ficarei um bom tempo com o gadget.

  • NIL

    A inovação tecnológica passa necessariamente pela criação da mente humana atrelada a pesquisa científica . A descoberta no material denominado “grafeno ” será futuramente a inovação tecnológica que mudará a estrutura material dos aparelhos smartphone . Enquanto isso , teremos que nos contentar com avanços na área de software/hardware para compensar a real falta de inovação .

  • Arlindo Neto

    Acredito que foi um ótimo negócio, o bateria do iPhone 6 provavelmente já estava cansada, só para trocar a bateria custa 400,00 reais. Pagar 970,00 para ter o dobro de memória, uma bateria nova, câmera e processador novos, foi um ótimo negócio, até pq ano que vem ele só ia achar 1200 no iPhone 6 dele

  • Fabito Silva

    acho que já esta na hora de um upgrade legal no iphone 7 s ou iphone 8 mudar novamente pois sempre ficar no mais do mesmo enjoa e vai fazer cada vez mais os consumidores evitar de trocar de celular todo ano…

  • Manoel

    Lembram dos celulares, em medados do anos 90 um startac custava uns 3.000 (acho q existia poucas marcas) ali em 2006/2007, beirava 800 reais (varias marcas de celulares). Esta se repetindo com os Smartphones…

  • Estan Duarte

    Excelente negócio, o 6 com certeza já ficará cansadinho… O iOS apresenta muitos lags ultimamente.

  • Vinícius Guerra

    O preço do iPhone é caro, ainda mais no Brasil, embora seja um excelente produto, é muito mais vantajoso comprar um bom Android intermediário, pois não nega fogo frente aos modelos da Apple!

    Isso acontece no mundo todo, só quem é fiel a marca e pode pagar, troca constantemente de telefone, o qual, acho, as pessoas deveriam comprar por necessidade, e não por impulso!