Notícias

O botão frontal do iPhone 7 só funciona em contato com a pele

Uma das grandes novidades do novo iPhone 7 é que a Apple eliminou o botão frontal físico e no lugar fez com que uma parte da tela seja sensível à pressão do dedo, usando a mesma tecnologia criada no 3D Touch.

A consequência lógica disso é que o botão só funciona com a energia estática do corpo, como toda a tela capacitiva. Isto significa que você não poderá usar o botão com a unha, objetos externos ou quando vestir luvas normais. Assim como acontece com a tela do iPhone, sem o contato do dedo, ele não funciona.

Apesar de não ser um botão de verdade, a Apple fez com que o usuário não perceba isso. Quando o dedo aperta a região dentro do círculo, um dispositivo interno chamado Taptic Engine faz uma vibração especial, que dá a sensação ao dedo de um botão apertado. Com o tempo, você esquecerá que aquilo não é um botão real.

Taptic Engine

Ou seja, o “botão” do iPhone 7 não parecerá um botão quando o aparelho estiver desligado, ou quando você não usar o dedo ou uma caneta capacitiva.

Claro que já tem gente reclamando, dizendo que é um “absurdo” um botão não funcionar quando se estiver usando luvas. Mas o fato é que há tempos há quem clame pela retirada do botão físico do iPhone, coisa que agora a Apple finalmente fez. É mais uma daquelas evoluções que mudam o modo como estamos acostumados e que pode, por isso, nos causar um desconforto inicial, mas que são necessárias para que tenhamos no futuro, as inovações que tantos pedem todos os anos. Porque afinal, não há como inovar nada se mantivermos as coisas como elas sempre foram.

Botão Voltar ao topo