Aplicativos

Adobe Photoshop Lightroom é atualizado e agora permite fazer fotos em RAW no iPhone

A Adobe lançou nesta terça-feira (13) a nova versão do Photoshop Lightroom que permite gerar fotos em formato DNG. Conhecido como negativo digital, esse padrão é o mesmo utilizado pela Apple para gerar arquivos do tipo RAW no iOS 10. Com a novidade, iPhone e Lightroom passam a criar arquivos de imagem RAW com o mesmo padrão, permitindo ao usuário maior flexibilidade para edições sem se preocupar com incompatibilidade em diferentes dispositivos e softwares.

Com a atualização, fotógrafos profissionais e amadores que usam o celular da Apple como apoio ao seu trabalho, ganham mais liberdade para gerenciar sua produção de fotos. Simplificando o assunto, o DNG, criado pela Adobe em 2004, é uma extensão que padroniza diferentes arquivos RAW criados por câmeras fotográficas. Na prática, as fotos do Lightroom estarão abertas para edições complexas, como ajustes de exposição e balanço de branco. Tudo isso sem comprometer a qualidade original da imagem, pois esse formato não comprime o arquivo, gerando as cenas exatamente como foram captadas pela câmera. Isso não acontece em formatos JPG e PNG, por exemplo, em que a imagem é comprimida para gerar arquivos mais compactos.

Infelizmente, não será possível fazer fotos em DNG com o Lightroom em iPhones antigos. Para usar o recurso, será necessário ter, obrigatoriamente, o iOS 10 instalado em um aparelho que faça fotos com 12 megapixels. Falando claramente, apenas os modelos SE, 6s, 6s Plus e novos iPhone 7 darão o suporte necessário. Além disso, o aplicativo foi otimizado para o novo modelo para explorar todo potencial de cores oferecido pelo novo processador de imagem desenvolvido pela Apple.

Como mostramos aqui, apenas membros do serviço na nuvem da Adobe, o Creative Cloud, poderão abrir fotos em todos os dispositivos utilizando o Lightroom. No entanto, para fazer fotos em DNG não há essa exigência. Para isso, bastar ter um aparelho que se adeque as especificações do aplicativo e o iOS 10 instalado.

O Adobe Photoshop Lightroom está disponível gratuitamente para iPhone.

via 9to5mac

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Anderson Ribeiro

    Opa. Maravilha!! Baixando agora no meu 6S Plus. 🙂

  • Dureza é que subiram o preço das assinaturas (eu sei que as funções mais básicas são gratis). Esses dias estava pensando no que economizar para gastar menos e comecei a pensar nos serviços digitais que uso:

    Iba 19,90 + netflix 22,90 + adobe 42 + spotify 14,99 + dominio 3,50 + psn dividindo tudo da uns 8,25/mes = 112 reais/mês. Pode parecer pouco mas por ano 1344 reais, fora os apps do iPhone, jogos, e até a TV a cabo + internet q consome uns 300 reais também.

    Se cortar tudo isso da facilmente para fazer uma viagem internacional por ano.

    • Nem fala. A adobe aqui tava R$ 219 e eu nao posso, de forma alguma, ficar sem esses softwares. Mas felizmente fizeram uma promoção recente e ficou 65 por 1 ano, pra toda a suite.

      Eu vou angariando desconto onde posso (NET, Celular, etc). Mas tem coisas que nao tem acordo (PSN, NetFlix…etc). 🙁

      Meu cálculo anual tb é puxado.

      • Guilherme Salles

        Por isso sempre fui contra as mudanças de serviços pra essa política 100% conectada a internet. Com softwares offline, a gente não precisava ficar pagando mensalidade, etc.

        • O problema é q agora vc paga várias vezes a mesma coisa: um Photoshop nas promoções era 99 dólares. Hje vc paga isso na anuidade, ano q vem paga de novo.

  • Pedro

    Alguém mais percebeu uma certa diferença na hora de colocar o iPhone 6S em modo silencioso que a vibração está diferente? Tipo dividida em 3, ou isso é só comigo?

    • Pedro

      Creio eu que seja pelo iOS 10

      • Junior Taylor Allderdice

        sim o meu 6S também está com a vibração diferente quando bloquear a tela e quando colocar no silencioso

        • Pedro

          Bom saber disso. Pensei que tivesse dado algum erro. Alívio kkk valeu Junior

  • Rob Simões 

    Creio então que o iPad Pro de 9,7 polegadas que também faz fotos em 12 megapixels e possui câmera idêntica à do 6s também possa desfrutar deste recurso, correto?