Aplicativos

Adobe Photoshop Lightroom é atualizado e agora permite fazer fotos em RAW no iPhone

A Adobe lançou nesta terça-feira (13) a nova versão do Photoshop Lightroom que permite gerar fotos em formato DNG. Conhecido como negativo digital, esse padrão é o mesmo utilizado pela Apple para gerar arquivos do tipo RAW no iOS 10. Com a novidade, iPhone e Lightroom passam a criar arquivos de imagem RAW com o mesmo padrão, permitindo ao usuário maior flexibilidade para edições sem se preocupar com incompatibilidade em diferentes dispositivos e softwares.

Com a atualização, fotógrafos profissionais e amadores que usam o celular da Apple como apoio ao seu trabalho, ganham mais liberdade para gerenciar sua produção de fotos. Simplificando o assunto, o DNG, criado pela Adobe em 2004, é uma extensão que padroniza diferentes arquivos RAW criados por câmeras fotográficas. Na prática, as fotos do Lightroom estarão abertas para edições complexas, como ajustes de exposição e balanço de branco. Tudo isso sem comprometer a qualidade original da imagem, pois esse formato não comprime o arquivo, gerando as cenas exatamente como foram captadas pela câmera. Isso não acontece em formatos JPG e PNG, por exemplo, em que a imagem é comprimida para gerar arquivos mais compactos.

Infelizmente, não será possível fazer fotos em DNG com o Lightroom em iPhones antigos. Para usar o recurso, será necessário ter, obrigatoriamente, o iOS 10 instalado em um aparelho que faça fotos com 12 megapixels. Falando claramente, apenas os modelos SE, 6s, 6s Plus e novos iPhone 7 darão o suporte necessário. Além disso, o aplicativo foi otimizado para o novo modelo para explorar todo potencial de cores oferecido pelo novo processador de imagem desenvolvido pela Apple.

Como mostramos aqui, apenas membros do serviço na nuvem da Adobe, o Creative Cloud, poderão abrir fotos em todos os dispositivos utilizando o Lightroom. No entanto, para fazer fotos em DNG não há essa exigência. Para isso, bastar ter um aparelho que se adeque as especificações do aplicativo e o iOS 10 instalado.

O Adobe Photoshop Lightroom está disponível gratuitamente para iPhone.

via 9to5mac

Botão Voltar ao topo