Aplicativos

Adobe Photoshop Lightroom ganha suporte para RAW no iPhone e iPad

A Adobe lançou nesta quarta-feira (13) uma atualização do Abobe Photoshop Lightroom para iOS que promete agradar fotógrafos amadores e profissionais. Entre as novidades, está o suporte para atalhos em teclados físicos, novas ferramentas de edição e a possibilidade de edição de imagens em formato RAW.

A partir de agora, os usuários do Lightroom no iPhone e no iPad têm a sua disposição recursos próximos aos encontrados na versão desktop do software. Ajustes importantes como controle de exposição, brilho e claridade estão presentes. Tais alterações fornecem maior autonomia para o usuário editar suas fotos – um pedido antigo de fotógrafos que usam o aplicativo.

Lightroom

A ferramenta passa ter um grande diferencial: o suporte a arquivos RAW. O novo recurso é ideal para editar imagens feitas em câmeras DSLR das principais fabricantes. Esse formato fornece maiores possibilidades de edição, como a alteração do balanço de branco, mantendo sempre a qualidade original da imagem. No entanto, esse recurso está disponível apenas para usuários do Creative Cloud, um serviço de armazenamento na nuvem da Adobe.

Outra novidade está na possibilidade de incluir direitos autorais nas imagens. Dessa maneira, antes de exportar fotos, o usuário pode acrescentar seu nome, endereço e contato. Atalhos para funções de teclados físicos conectados ao dispositivo também foram acrescentados na nova versão.

O Adobe Photoshop Lightroom está disponível gratuitamente para iPhone e para iPad.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Pedro Henrique

    Existe algum app que faz com que o iPhone fotografe em RAW?

    • Mari Igor

      Existe! Eu uso o ProCam3, ele fotografa em TIFF que seria o mesmo que RAW.

      • André Silva

        Mari, na verdade TIFF não é igual a RAW não, é um arquivo processado que só não passa por uma compressão como o JPG mas que já perdeu muita informação se comparado ao RAW.